Bem-estar
O que é Psicologia? O que ela pode fazer por mim?
Publicado em 5 de Maio de 2015

Alice Frungillo Lima

A psicologia é uma ciência relativamente nova, perto de outras como a matemática ou a física, por isso ela pode não ser muito bem compreendida por alguns. Apesar do “pouco tempo”, há inúmeras vertentes e abordagens capazes de promover o bem-estar do indivíduo, através de técnicas e procedimentos.

A ciência psicológica está inserida em diversos âmbitos, como empresas – recursos humanos, recrutamento e seleções de pessoal, motivação de equipe -, em escolas – solucionando problemas de interação social e de aprendizagem -, hospitais, na área jurídica, no esporte, na clínica, e muito outros lugares. Basicamente, onde há comportamento humano, há psicologia!

Talvez a atuação mais conhecida do psicólogo seja na clínica, frequentemente retratada em seriados e filmes. Mas vale lembrar que ela aparece recorrentemente de maneira estereotipada. O grande objetivo da terapia é promover o bem-estar e capacitar o sujeito para lidar de forma adequada e eficaz com as situações da vida.

Mas eu não preciso de psicoterapia…preciso?!

É comum imaginar que o processo terapêutico é indicado somente para dificuldades mais explícitas, como a depressão, síndrome do pânico ou alguma fobia. Tais transtornos são, sim, objeto de trabalho de um psicólogo. Através de procedimentos e análises, o psicoterapeuta pode ajudar o cliente a superar tais conflitos. Contudo, são também alvos de terapia as dificuldades mais implícitas. Um bom terapeuta trabalhará com você inúmeras questões, seja aquela situação na qual você não sabe o que fazer, aquela pessoa que você não sabe como lidar, aquele término de relacionamento, aquela dieta que você não consegue seguir…

Espera-se que, com psicoterapia, o indivíduo consiga atravessar adversidades da melhor forma possível. O autoconhecimento e uma boa discriminação das contingências ajudam na superação de obstáculos e no desenvolvimento de habilidades necessárias para uma melhor interação entre as pessoas. Essencial saber também que o psicólogo não dará uma receita de bolo para solução de determinado problema, pois cada indivíduo é único. Ele o ajudará buscar alternativas para seus comportamentos. Uma das metas de um processo terapêutico é a autonomia do sujeito, para que ele consiga, cada vez mais, lidar com seus próprios conflitos. 

Portanto, psicoterapia é para todos!

Alice Frungillo Lima é psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos, terapeuta comportamental pelo Instituto de Contingências de Reforçamento, cursando especialização em Terapia por Contingência de Reforçamento. Tem experiência na área clínica com atendimento de crianças, adolescentes e adultos e acompanhamento terapêutico nas áreas de habilidades sociais, manejo de contingências e hábitos de estudo. Atende no espaço Inova Derm

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Bem-estar