Distúrbio alimentar: um mal que acomete muita gente

Psicóloga fala sobre os comportamentos de quem sofre deste tipo de transtorno

Distúrbios alimentares Por Nilze Rampazo

Hoje em dia é muito comum pessoas serem diagnosticadas com TA - Transtorno Alimentar Não Específico, mas na maioria dos casos percebo que, na verdade, o que elas tem é Bulimia, cujos sintomas mais característicos são compulsões seguidas de comportamentos compensatórios. Em um momento, comem compulsivamente e, em seguida, querem desfazer o erro com uma série de comportamentos compensatórios, como provocar vômitos após comer, fazer jejuns radicais, usar laxantes em excesso, fazer dietas extremamente restritivas ou passar horas do dia na academia fazendo exercícios físicos compulsivamente.

Transtornos alimentares podem durar anos e não afetam apenas pessoas jovens, ou muito obesas ou muito magras. Já tive cliente com mais de 60 anos me dizendo que sofreu com isso a vida inteira. O problema é que a pessoa começa a achar que viver assim é normal e torna-se quase impossível ela reconhecer que não possui o controle sobre seus pensamentos e que ela não está no controle de sua vida. 

Elas sentem-se extremamente mal quando comem qualquer coisa, um doce, ou um salgado, e tem excesso de sentimentos de culpa e arrependimento. Isso não precisa ser assim. Comer é um ato sagrado e necessário para manter a vida e a saúde do nosso corpo. Deve ser feito de maneira consciente e o sentimento que o acompanha tem que ser de gratidão. Portanto, se não está sendo assim, pare e reflita, reconheça que há algo errado.

Nossa meta é ser feliz agora! 

Caso você tenha se identificado ou notou ter algum desses sintomas, o primeiro passo é reconhecer que está com um problema e o segundo é buscar ajuda especializada.

A vida é movimento e tudo passa. Portanto, podemos estar assim hoje, mas nós não somos assim, nós estamos assim, e podemos mudar, estamos sempre em desenvolvimento e transformação. Trabalhamos para que seja sempre para melhor! 

Nilze Rampazo é psicóloga (CRP - 06.63031- 9) e atende na Clínica Inova - Corpo - Mente - Alma

comentário(s)