As especialistas Andreia e Glaucia Pastore ministram evento sobre depressão

Com o tema “Desconstruindo a Depressão”, palestra será realizada em Campinas no dia 27/05. Inscrições já podem ser feitas pela internet

Andreia Pastore e Glaucia Maria Pastore A psicóloga clínica, com ampla experiência no atendimento de adolescentes e adultos, Andreia Pastore, e a bióloga, doutora em Ciência de Alimentos, Glaucia Maria Pastore, ministram a palestra “Desconstruindo a Depressão - Aspectos Psicológicos e Apoio Nutricional”, que será realizada em Campinas no dia 27 de maio, no Hotel Meliá, a partir das 8h30. O evento é destinado a profissionais da área e público em geral interessado no tema. As inscrições já podem ser feitas pela internet.

O encontro foi idealizado pelas especialistas com o objetivo de levar ao público a necessidade de enxergar a doença com outro olhar, desmistificando-a, esclarecendo questões pertinentes sobre o assunto e sugerindo diferentes formas de tratamento e acolhimento para as pessoas que dela sofrem e como a alimentação é um fator de extrema relevância diante do quadro depressivo.

As profissionais abordarão temas que vão desde um panorama geral da depressão, passando por suas causas, manejo clínico e aconselhamento, até os aspectos nutricionais que podem contribuir para uma melhora dos pacientes acometidos com a doença, tais como fontes de nutrientes, metabolismo humano, produção de neurotransmissores e alimentos funcionais.

Estima-se que 17 milhões de pessoas sofram com a depressão no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, até 2020, esta será a doença mais incapacitante do mundo. "Tomadas as devidas proporções acerca deste assunto, frisamos a importância do entendimento e conhecimento deste transtorno por parte das pessoas acometidas por ele e, não menos importante, por parte dos amigos e familiares dos que se encontram nesta situação", argumentam as especialistas.

Mais sobre as palestrantes e idealizadoras do evento

Glaucia Maria Pastore é doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp, onde atualmente é professora titular. Fez Pós-Doutorado na Ohio State University (USA). Publicou mais de 150 artigos em periódicos especializados e mais de 240 trabalhos em Anais de Eventos. Possui 22 capítulos de livros e dois publicados. Participou de mais de 30 eventos no exterior e mais de 150 no Brasil. Orientou 54 dissertações de mestrado e 46 teses de doutorado, além de ter orientado 51 trabalhos de iniciação científica na  áea de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atualmente coordena quatro projetos de pesquisa. Sua linha de pesquisa aborda estudo dos alimentos funcionais e seu impacto na saúde humana. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), membro eleita da International Academy of Food Science and Technology (IAFOST), presidente eleita da ALACCTA (Associação Latino Americana e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos - 2010 - 2012).

Já Andreia Pastore é psicóloga clínica com ampla experiência no atendimento de adolescentes e adultos. Realizou especialização profissional em “Saúde Mental e Intervenções Terapêuticas de casal, família, grupo, instituições: Teoria e Técnica”, pela Instituição CEFAS – Campinas. Aprimoramento em Psicopatologia Psicanalítica – Teoria e Prática pela Sociedade Psicanalítica de Campinas – SPCAMP; aprimoramento em Psicopatologia Psicanalítica Contemporânea – Inclusive a Psicossomática, por Estudos Avançados – São Paulo. Palestrante no Workshop “O profissional de Saúde Lidando com Perdas”, parte do XXIII Congresso Médico-Acadêmico - Unicamp (2014); foi palestrante na Liga de Tantatologia e Cuidados Paliativos - Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp (2014); palestrante na empresa Camargo Corrêa (2013), na Semana do Dia das Mães, e na Semana da Mulher com o tema:"Auto-Estima" (2012). Palestrante na SIPAT – Petrobrás (2011) Tema: Alcoolismo.

Serviço:

Palestra “Desconstruindo a Depressão - Aspectos psicológicos e apoio nutricional”
Local: Hotel Meliá. R. Severo Penteado, 140, Cambuí – Campinas
Data: 27 de maio
Horário: das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h
Inscrições: R$ 325 (até 30/04) – através do site registration.galoa.com.br/br
Mais informações: (19) 99873-0606 ou descontruindoadepressao@gmail.com

comentário(s)