Projeto “Arte Palavra Alimento” leva video mapping e projeções para o Parque D. Pedro Shopping

Entre os dias 03 e 13/08, VJs criam cinema imersivo no espaço 'Alameda', com performances ao vivo, para abordar a importância dos alimentos

Projeto "Arte Palavra Alimento" projeções video mapping Campinas Parque D. Pedro ShoppingCampinas recebe entre os dias 3 e 13 de agosto o projeto “Arte Palavra Alimento”, que promete aguçar os sentidos dos visitantes com estímulos visuais de última geração. Renomados VJs especialistas em produções audiovisuais com projeções de vídeo 360°, VJ Spetto, VJ Zaz e VJ Ortega, farão apresentações ao vivo em três domos para contar de maneira inédita a evolução da relação entre os seres humanos e a obtenção e produção de alimentos. As projeções serão realizadas na Alameda Parque D. Pedro, no Parque D. Pedro Shopping. A visitação é gratuita.

Para conferir as projeções, os visitantes percorrem um caminho formado por três grandes domos geodésicos (cúpulas de até 8,5 metros de diâmetro especialmente concebidas para projeções de vídeos a 360°). “A escolha pela realização das performances em domos é para promover a imersão do visitante no assunto. Em uma tela fulldome, o espectador está literalmente dentro da projeção. Então tudo muda; o jeito de pensar o roteiro, a ação e a técnica de produção. O timing também é outro, pois uma informação que cruza o domo deve respeitar o tempo de observação, não dá para fazer tudo tão rápido, pois não há tempo hábil para acompanhar a informação trafegando no espaço. Temos que respeitar o espaço. É uma evolução na comunicação, nesse caso, utilizada como forma de ensino. Respeitamos a forma para expressar melhor o conteúdo”, explica VJ Spetto.

O objetivo do projeto é fazer com que o público se sinta parte da história, demonstrando como a necessidade de alimento contribuiu para a mudança no modo de vida dos grupos humanos e, atualmente, movimenta diversas cadeias produtivas da economia até chegar às mesas. O conteúdo das projeções destaca a presença dos principais alimentos consumidos pelo homem desde cinco mil anos A.C. até os dias atuais, além de abordar questões importantes como segurança alimentar e desperdício. 

As projeções estão divididas: Domo 1 (6 metros) - “Palavra, som da vida”; Domo 2 (8 metros) - projeção fulldome intitulada “O alimento e o tempo”; Domo 3 (8 metros) - “Nós e o amanhã”.

Léo Scopin, produtor cultural da produtora Incentivar, explica que “as escolhas para o projeto partiram do desejo de proporcionar programação cultural gratuita e entretenimento, mas com uma mensagem para reflexão crítica e educativa, atuando na formação do público para as artes visuais, por meio de novas mídias. A primeira edição foi realizada em novembro de 2016 em São Paulo, agora estamos trazendo a experiência para Campinas”, afirma.

O projeto tem patrocínio da empresa Syngenta, com realização da produtora cultural Incentivar, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Parque D. Pedro Shopping é um dos apoiadores do projeto.

Serviço:

Projeto “Arte Palavra Alimento” - Uma viagem no tempo em fulldome
Local: Parque D. Pedro Shopping – Alameda. Avenida Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra - Campinas
Data: 3 a 13 de agosto
Horários: segunda a sexta-feira, das 14h às 20h; sábados, das 10h às 22h; domingos, das 12h às 20h
Entrada: gratuita
Classificação etária: livre

comentário(s)