Blog do Peco

Cardápio fácil para o Dia das Mães

Muitos filhos costumam cozinhar para suas mães e muitos maridos para suas esposas no seu dia comemorativo, que neste ano cai no dia 13 de maio p.f. Então que tal você fazer uma surpresa para ela ou para elas e fazer com que o almoço do Dia das Mães seja por sua conta? Não vá me fazer um macarrão ao sugo, hein?  pois está cheio de receitas gostosas por aí que vai agradar em cheio os nossas velhinhas. Eu hoje ensino três receitas básicas e fáceis e nem por isso menos gostosas, que vão fazer o maior sucesso neste dia de confraternização.

ENTRADA
 
ASPARGOS GRELHADOS

Ingredientes para 4 pessoas:
8 aspargos frescos
4 fatias de presunto Parma
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino branca
1 Pão italiano fatiado
 
Modo de Preparo:
Lave os aspargos e segure pelo talo e vá entortando até onde ele se quebrar. A parte que não quebrou, ou seja, flexível você pode dispensar pois é fibrosa e não serve para consumo. Descasque o talo que sobrou com um descascador de legumes e leve para grelhar na frigideira em azeite por um minuto de cada lado. Tempere com sal e pimenta, enrole uma fatia de presunto em cada duas unidades e sirva de entrada com pão italiano fatiado.
 
PRATO PRINCIPAL
 
PICANHA NA CERVEJA PRETA COM BATATAS CORADAS
 
Ingredientes:
1 picanha com pouca gordura
1 lata de molho de tomate
1 lata (medida) de água filtrada
1 lata de cerveja preta
1 cebola picada
1 tablete de caldo de carne
1/2 xícara (chã) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta
2 folhas de louro
2 dentes de alho espremidos
1/2 colher (sopa) de amido de milho
500g de batata descascada e cortada em 4
1 colher (sopa) de alecrim
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
 
Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, sele a picanha por todos os lados tomando o cuidado para não furá-la. Reserve. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho. Junte as folhas de louro. Enquanto isso, misture bem o molho de tomate, a água, o tablete de carne esfarelado, a cerveja preta e o amido de milho diluído em um pouco de água. Retorne a picanha à panela e junte o líquido. Corrija o sal e a pimenta, também a panela de pressão. Depois que começar a chiar, marque 20 minutos, desligue a panela e deixe sair a pressão sozinha. Enquanto prepara a carne na panela de pressão, pré-aqueça o forne na temperatura alta, regue as batatas com a manteiga derretida e polvilhe o alecrim. Leve-as ao forno para corá-las por uns 20 minutos. Sirva junto com a picanha e uma porção de arroz se desejar.
 
PARA SOBREMESA

FLAN ESPANHOL
(receita de Flan na panela de pressão)
 
Ingredientes para calda
- Água
- Açúcar

Ingredientes do flan
- 6 ovos 
- 1 lata de creme de leite 
- 1 lata de leite condensado 
- 1 medida da lata de leite 
 
Modo de fazer
A medida para essa receita é uma lata. Pode ser a mesma do leite condensado ou do creme de leite. O primeiro passo é fazer a calda. Numa panela, junte o açúcar e a água. Leve ao fogo por dois minutos, até virar caramelo (atenção à dica abaixo). Coloque o caramelo ainda fervendo em uma forma e distribua o caldo uniformemente nela toda, até esfriar. Não movimente mais. Reserve. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador por 3 ou 4 minutos. Não esqueça que a medida é a lata. Coloque a mistura na forma com o caramelo. Tampe bem com um papel alumínio (tem outra dica abaixo). Na panela de pressão, coloque 1 copo e meio de água e em seguida a forma com o flan. Fechar a panela e levar ao fogo até que a panela comece a chiar. Conte 12 minutos e desligue o fogo. Espere toda pressão sair para abrir a panela. Deixe esfriar na geladeira por 4 horas e depois é só desenformar.

Dicas do Peco:
- A calda de caramelo pode ser substituída por calda de frutas.
- Para fazer a calda, misture bem o açúcar na água antes de levar ao fogo, para evitar que cristalize. Não mexa na calda depois de levar ao fogo.
- Antes de começar a receita, certifique-se de que a forma encaixa na panela de pressão.
- Para evitar que o alumínio da panela de pressão fique escuro, coloque uma fatia de limão na água.
Tags: 
comentário(s)