Blog do Peco

Feijoada para comemorar 104 anos do Mercadão de Campinas

Nó último dia 12, o velho Mercadão de Campinas, projetado por Ramos de Azevedo e eleito uma das sete maravilhas de Campinas, completou 104 anos de existência (inaugurado em 12 de abril de 1908).

Infelizmente deixa muito a desejar em comparação aos diversos mercados municipais espalhados pelos grandes centros brasileiros. Como qualquer outro patrimônio público de Campinas, encontra-se totalmente abandonado pelo poder executivo, até há pouco dias sem prefeito definitivo. Sobrevivendo graças a luta e a iniciativa dos comerciantes locais, como é o caso do meu amigo Tony da banca 68, conhecida como Feijoada Brasileira. E por falar em feijoada, posto a minha receita desta iguaria tão brasileira. Bom apetite, parabéns aos comerciantes do Mercadão Municipal de Campinas, em especial ao meu amigo Tony Perez responsável por fornecer os melhores ingredientes para uma bela feijoada.

Considerado o prato mais típico da culinária nacional, a feijoada deve ser preparada de véspera, posto que diversos pertences têm que ser dessalgados. É o caso da carne seca ou de sol, do lombo e da costela salgada e ainda, caso aprecie, os pés, a orelha e o rabo do porco. 
 
FEIJOADA COMPLETA

Ingredientes para 10 pessoas:
 
1/2 kg de carne seca (coxão)
1/2 kg de costela defumada
1/2 kg de lombo de porco salgado ou defumado
4 gomos de lingüiça fresca de porco previamente cozida em água
2 gomos de paio ou lingüiça calabresa defumada
2 gomos de lingüiça portuguesa
300g de bacon em manta
300g de pele de porco
1/2 kg de rabo ou pé de porco (opcional)
1/2 kg de músculo bovino (opcional)
1 kg de feijão preto
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
folhas de louro
4 laranjas pêra
100 ml de cachaça
1 lata pequena de extrato de tomate
2 colheres de sopa de catchup
1 colher de sopa de mostarda
1 pitada de noz moscada
Molho de pimenta a gosto
Pimenta dedo de moça (opcional)
Azeite, óleo e sal
 
Modo de Preparo:
 
Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gordura e nervuras, limpando os pêlos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante esse período. Cozinhe as carnes salgadas até ficarem macias, jogue a água fora e reserve. Frite as lingüiças, o paio o bacon, desprezando o excesso de gordura. Reserve. Coloque então feijão preto e as folhas de louro para cozinhar em panela de pressão (aproximadamente 20 minutos). Tire a pressão, transfira para uma panela grande. Corte uma laranja em 4 e coloque-a na panela com feijão. Esprema o caldo de mais duas e também junte ao feijão. Então coloque todas as carnes na panela e deixe o feijão acabar de cozinhar. Enquanto isso, em uma frigideira, doure o alho e cebola em azeite. Acrescente a cachaça. Depois, junte o extrato de tomate, a mostarda, o catchup, a pimenta e junte à feijoada. Retire 1/2 litro de feijão com caldo, bata no liquidificador e volte tudo para o caldeirão da feijoada. Retire então as laranjas e prove o feijão para testar a sua maciez e o sal. Corrija se necessário. Sirva com arroz branco, vinagrete, caldinho de feijão apimentado, farofa de mandioca flocada, laranja, couve manteiga picada bem fininha e puxada no alho e óleo e uma boa caipirinha de limão. Bom Apetite.
Tags: 
comentário(s)