Blog do Peco

Folia de Reis: Receita e Simpatia

Hoje meu avô Jarbas completaria 101 anos de idade. Apesar dele já estar descansando há tempos no paraíso, sinto muito sua falta. Este foi o homem que me ensinou grande parte dos meus princípios morais e muitas das minhas habilidades manuais e intelectuais. Dentre elas a de cozinhar. Hoje é Dia de Reis e no período de 24 de dezembro, véspera de Natal a 6 de janeiro, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas. Hoje posto a Receita do Bolo de Reis e da Simpatia das Romãs.


 

BOLO DIA DE REIS


Ingredientes:

200g de manteiga
200g de açúcar
200g de amêndoas em pó
4 ovos
75g de farinha de trigo
2 discos de massa folheada de 3 cm de espessura
Fôrma de 22cm de diâmetro
2 ovos ligeiramente batidos para pincelar a massa

Modo de Preparo:

Bata em batedeira a manteiga com o açúcar e as amêndoas. Depois que a mistura clarear e crescer junte aos poucos os quatro ovos, um de cada vez, sem parar de bater. Incorpore por último a farinha e bata mais um minuto. Reserve na geladeira.

Montagem:

Coloque um disco de massa folheada na fôrma e espalhe por cima o creme. Coloque o segundo disco de massa folheada. Pincele com ovo batido. Asse em forno pré-aquecido a 200°C, durante aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva.


SIMPATIA DAS ROMÃS


1) No dia de Reis, coloque três caroços de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.

2) No Dia de Reis, dia 6 de janeiro, pegar uma romã e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro. Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro. As outras 3 você engole e as últimas três que sobraram você joga pra trás fazendo o pedido que desejar. É infalível. Você pode não ficar rico, mas na sua carteira vai ter sempre algum dinheiro.
comentário(s)