Blog do Vinho

O vinho do mar da Miolo já está chegando

Miolo submarinoJá em espírito natalino, a vinícola Miolo anuncia a retirada do primeiro lote do espumante brasileiro, o Miolo Cuvée Tradition Brut, envelhecido em cave submersa. É uma iniciativa inédita no Brasil, o que vem instigando a curiosidade dos amantes de vinho. A operação foi realizada em 12 de outubro, após 12 meses de imersão das garrafas nas águas do mar de Bretagne, Ilha de Quessant, região conhecida como Baie du Stiff, na França.

A edição limitada do vinho chega aos mercados brasileiro e europeu em tempo de brilhar nas mesas das festas que se aproximam. O enólogo e superintendente do grupo, Adriano Miolo, está bastante otimista: “Há grande expectativa em relação a essas garrafas. Estamos nos aproximando do final do ano, um momento expressivo para as vendas de espumantes e, sem dúvida, apreciadores e colecionadores vão querer ter em suas adegas e comemorações o primeiro produto brasileiro envelhecido em cave submersa”, comemora.

Mas, afinal, o que esperar de um espumante estagiado em adega submersa? Segundo Adriano, “a cave submarina cria condições ideais para o envelhecimento de vinhos: escuridão, umidade total, temperatura e pressão constante. A saber: a temperatura nas águas de Bretagne fica entre 11º C e 13º C, ideal amadurecimento dos vinhos. E o que mais? 

“Uma garrafa submersa apresenta 10 vezes mais compostos moleculares do que o envelhecido pelos métodos tradicionais. É o que se observou em testes laboratoriais e degustações técnicas”, conta Adriano Miolo. E ele acrescenta: “Esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade da bebida. Em provas às cegas, os resultados indicaram a eficiência do método: Miolo Cuvée Tradicion Brut apresenta sabor mais rico e floral, complexidade, frescor e apuradas notas de manteiga e castanha.”

Miolo CuvéeNovos lotes em 2018

Até aqui, o resultado da experiência está sendo promissor. Em 2018, chega ao mercado o segundo vinho do mar da vinícola, o Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé, em edição ainda mais limitada. Um pequeno lote desse espumante dorme no mar de Bretagne desde junho deste ano e deve permanecer ali durante 12 meses.

E um segundo lote do Miolo Cuvée Tradition Brut também foi submerso em junho e chega ao mercado no ano que vem. Os rótulos da linha Miolo Cuvée Tradition são elaborados no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo método champenoise (tradicional, com fermentação na própria garrafa), como fazem os franceses de Champagne.

Só para constar, a vinícola vai muito bem, obrigada. O Grupo Miolo possui projetos em quatro regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos - Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional - Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central - Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco - Vinícola Terranova (200 hectares).

 

Comentar

Uma viagem ecológica pelos vinhos italianos

Michael SchütteFoi muito proveitosa a degustação oferecida pela importadora Vind’Ame, ontem, na ABS-Campinas.

Comentar

Os vinhos do Pacífico em noite especial no Bellini

Marilu e felipeNa última sexta-feira tive o prazer de dividir a mesa com Maria Luz Marin (Marilu para os próximos), winemaker da vinícola chilena Casa Marin.

Comentar

Casa Verrone: aroma, cor e sabor de novidade

Casa verroneDupla poda, vinho da Mantiqueira, colheita de Inverno, ciclo invertido, vinho do Sudeste. Não importa o nome, o fato é que hoje é impossível deixar de falar dele. Aqui mesmo, neste blog, o assunto é frequente.

Comentar

Só se fala em Casa Perini Moscatel, um brasileiro no alto

Perini Moscatel espumanteO assunto que está bombando nesta semana na imprensa e em redes sociais é a glória do espumante Casa Perini Moscatel, posicionado como o 5º melhor vinho do mundo no ranking da Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (Wo

Comentar

O vinho brasileiro e a maior degustação do mundo

AvaliaçãoA maior degustação de vinhos de uma única safra do mundo chegou à sua 25ª edição. Cerca de mil pessoas de todo o Brasil e do exterior degustaram as 16 amostras mais representativas de vinhos brasileiros de 2017.

Comentar

Celebrando a Primavera nos jardins de Baco

Primavera1Primavera também é tempo de se jogar nos jardins de Baco.

Comentar

Peterlongo: champanhe como se faz em Champagne

PeterlongoHoje se fala muito da qualidade dos espumantes brasileiros. Com todo merecimento, diga-se, é o principal troféu da nossa enologia. E muitos tendem a acreditar que essa história é recente, contemporânea dos vinhos finos cujo lastro não alcança mais do que duas décadas. Não, senhor.

Comentar

O recado é: "Estude mais, deguste menos"

Garrafas Ferrari“Estude mais, deguste menos.” Esse é o recado de Tiago Locatelli aos que pretendem se iniciar na carreira de sommelier.

Comentar

Seleção Netflix: nove filmes para curtir com a taça na mão

DecantedSe você está de bobeira por aí, não pegou estrada e não programou algo especial para este feriadão, aqui vão dicas de nove bons filmes sobre vinho escondidos no Netflix.

Comentar

Páginas