Gestão e Coaching

Não faça hoje aquilo que você acha que pode fazer amanhã

"Logo cedo sentei em frente ao computador para escrever o relatório que tenho de entregar ao diretor amanhã. Entro no e-mail para abrir um anexo que me ajudará na elaboração do relatório. 

No entanto, me deparo com 87 novas mensagens, sendo a maioria SPAM. Enquanto me concentro para não excluir mensagem errada, resolvo ler um e-mail promocional da biografia de Steve Jobs (que está na minha lista de leituras para 2017).

Aproveito o assunto para abrir um site de pesquisa com os melhores preços encontrados para comprar o livro. Consegui promoção melhor!!!

Me levanto para pegar a carteira e passar os dados do cartão de crédito na loja virtual. Compra efetivada!!!

Entro no WhatsApp para avisar meu amigo que também estava interessado no livro e ... hahahahahah…que vídeo engraçado no grupo da família… hahahhahahh… muito hilário!!! Preciso enviar para meus amigos e outros grupos que certamente acharão o máximo também.

Enquanto encaminho, entra uma notificação de que recebi mensagem particular no facebook. É rapidinho, apenas enquanto carrega os vídeos que encaminhei no WhatsApp.

É de um primo indicando um link do youtube com minha música preferida. Claro que aproveito para dar uma checada na playlist da banda.

Quando percebo, está na hora de tomar um café para animar. Me levanto para esticar um pouco. Encontro com um colega de escritório e ele aproveita para tirar dúvidas sobre o orçamento do projeto que temos em comum. Preciso revisar a planilha e salvar num pendrive. Assim que entrego a ele, volto à minha sala.  

Sento novamente em frente ao computador e tento me lembrar por qual motivo liguei logo pela manhã.

Ah… o relatório. Se passaram 2h e ainda não consegui iniciar.

E já com certa pressão de prazo me questiono:

     - Por que não comecei a preparar o relatório antes? 

     - Será que vai dar tempo?

Preciso fechar a sala do escritório, desligar todos os aparelhos, remarcar duas reuniões importantes que tinha com clientes à tarde e torcer para não surgir nenhum imprevisto até o final do dia. Ah…o passeio à noite com os filhos já cancelei, afinal o relatório é questão de sobrevivência!!!"

 

Já se deparou com situações semelhantes?

Esse é o dilema de todo PROCRASTINADOR: “Deixar para depois”.

 

Nesse próximo mês trarei algumas dicas sobre o assunto e te convido a acompanhar. Afinal, a procrastinação nos afeta em várias áreas, atrapalhando nosso rendimento, nossa competitividade, nossa saúde, tempo de lazer, tempo com a família, etc.

Como primeira e rápida reflexão, é importante entender o principal motivo pelo qual procrastinamos: existe uma simples troca entre algo “desagradável” por algo “prazeroso”. Como um gatilho mental, uma atividade prazerosa é capaz de nos convencer a deixar algo importante/estratégico como segundo plano, mesmo que esse prazer seja momentâneo.

Um simples jogo de Candy Crush ou uma passadinha no facebook será capaz de nos trazer uma distração prazerosa, afinal é só mais um nível, só mais um vídeo, etc.  

 

Perguntas para reflexão: 

     - Quais são as atividades importantes/estratégicas (relacionadas aos seus objetivos e sonhos) que você tem deixado de lado em função de distrações?

     - quais são as perdas ao longo do seu dia/semana/mês por não fazer aquilo que deveria ser feito?

     - Quais são os gatilhos mentais e/ou justificativas que você têm utilizado para priorizar atividades que não te levarão até seus objetivos? 

Comentar

Administração da Vida: é uma questão de tempo!

Em artigo recente mencionei que temos uma variedade de elementos em nossa vida pessoal e profissional, exigindo energia e tempo, e com isso somos consumidos demais, passando muitas vezes a viver em função da agenda de outros.

E algumas perguntas que te faço é: você tem aproveitado seu tempo de forma eficiente? Existem elementos em sua vida que estão consumindo maior tempo e energia do que deveriam? Quais? O que você deve fazer para equilibrar esses elementos e ter uma agenda prazerosa, positiva e produtiva?

Comentar

Quem Define a sua Agenda?

Muitas vezes nosso ambiente de trabalho é caraterizado pela pressão constante de produzir mais com menos recursos. E nesse cenário vivemos o desafio de dar conta do recado, ampliando tarefas cotidianas e até mesmo funções que antes eram exercidas por outros.

Se já não fosse o bastante, nesse mundo hiperconectado com excesso de informações, vivemos sob a expectativa do imediatismo nas respostas e soluções, além da interrupção constante de nossas rotinas.

Comentar

Assuma o Controle da sua Vida

Que a vida nos desafia a todo instante não tenho dúvida alguma. Que o meu comportamento natural nas dificuldades é olhar para fora de mim e tentar entender todo o contexto, também é uma verdade.

Mais ainda, se está difícil encarar alguns desafios, sem entrar no aspecto espiritual, do ponto de vista prático tenho aprendido que ninguém vai me entender e ajudar na profundidade que preciso. Ninguém vai me salvar.

 

Comentar

Você sabe usar o GPS?

Imagine você dirigindo um carro em outro país, de língua estranha, procurando um restaurante que te indicaram, sem contar com o GPS ou qualquer outro mapa desse país.

Quanto tempo acha que levaria para encontrar esse restaurante, sem esses recursos ou placas de sinalização do local? Provavelmente anos ou a vida inteira. E se conseguisse encontrar, possivelmente seria através de muita sorte.
 

 

Comentar

Você tem a Chave Correta?

Você tem passado dificuldades em algum tipo de relacionamento? Talvez conjugal, com os os pais ou então com os filhos? Possivelmente não compreende algumas atitudes de seu chefe ou funcionário?
Nos EUA, algumas pesquisas demonstram que 80% dos fracassos profissionais, inclusive falhas ou acidentes durante a jornada de trabalho, não ocorrem por problemas técnicos ou erros de processo, mas estão relacionados a conflitos pessoais e problemas de comunicação.

Comentar

Você é maior que o seu medo?

Quais sonhos você quer realizar em sua vida? Onde você gostaria de estar pessoal ou profissionalmente e não consegue avançar para lá?

Possivelmente você se encontra em um lugar “confortável” nesse momento. E ele faz com que você sinta aconchego e segurança, não lhe permitindo crescer. Se o seu objetivo é atingir um novo patamar de vida, tem que sair da zona de conforto e praticar ações desconfortáveis. 

Comentar

Fazer as Duas Coisas

Você sonha com uma carreira de sucesso ou ter mais tempo com a família? Prefere rodar o mundo em busca de novas experiências ou ter filhos? Ainda, ser rico ou feliz?

Muitas vezes acreditamos que tais situações são excludentes. E decidimos por uma ou outra.

Temos tempo e disposição para viajar e conhecer lugares fantásticos por todo o planeta, porém somos capazes de ficar dias ou meses sem visitar nossos pais e irmãos, dando amor e afeto para aqueles que nos dedicaram tempo precioso por nós.

Comentar

Preparar, Fogo, Apontar

Certa vez tive uma ideia fantástica para um projeto que, na minha opinião, iria trazer excelentes benefícios para a empresa que eu trabalhava. Eu pesquisei sobre o assunto, rascunhei, revi a proposta e, duas semanas depois, o meu chefe, exatamente o meu chefe, apresentou algo muito semelhante para a equipe.

Comentar