Cinema Literal
“Henfil” é eleito melhor filme do Cine PE
por João Nunes
Publicado em 6 de junho de 2018

A 22ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual chegou ao fim na noite desta terça-feira (5), no Cinema São Luiz, e consagrou o documentário “Henfil” como o melhor longa-metragem escolhido pelo júri oficial e pelo júri popular.

Dirigido por Angela Zoé (que levou o prêmio de diretora), a trama resgata a história de Henrique de Souza Filho (1944-1988), cartunista, jornalista e escritor mineiro mais conhecido como Henfil.

Mas o campeão de estatuetas (seis) foi o carioca “Os Príncipes”, de Luiz Rosemberg Filho, incluindo fotografia, edição de som e trilha sonora. Merecidíssimo. “Henfil” se tornou favorito porque é um bom filme sobre uma figura carismática e importante para a história da cultura no Brasil.

No entanto, cinematograficamente o filme de Rosemberg deixa todos os outros acéfalos. Os atores estão ótimos, a trilha é linda, a fotografia excepcional, a encenação convincente e a direção criativa e inventiva.

O falso documentário “Vidas Cinzas”, de Leonardo Martinelli, ganhou o prêmio de melhor curta nacional, enquanto que na Mostra Competitiva de Curtas Pernambucanos o vencedor foi “Uma Balada para Rocky Lane”, dirigido por Djalma Galindo. O documentário “Marias”, de Yasmin Dias, e as animações “Insone”, de Débora Pinto e Breno Guerreiro, e “Plantae”, de Guilherme Gehr, receberam menção honrosa.

Os longas premiados:

Filme

“Henfil”

Direção

Angela Zoé (“Henfil”)

Roteiro

Angela Zoé e Gabriela Javier (“Henfil”)

Fotografia

Alisson Prodlik (“Os Príncipes”)

Montagem

João Rodrigues e Indira Rodrigues (“Henfil”)

Edição de som

Marcito Vianna (“Os Príncipes”)

Trilha Sonora

Gustavo Jobim (“Os Príncipes”)

Direção de Arte

Letycia Rossi (“Dias Vazios”)

Ator Coadjuvante

Tonico Pereira (“Os Príncipes”)

Atriz Coadjuvante

Carla Ribas (“Dias Vazios”)

Ator

Igor Cotrim (“Os Príncipes”) e Arthur Ávila (“Dias Vazios”)

Atriz

Patrícia Niedermeier (“Os Príncipes”)

Fotos: Felipe Souto Maior (divulgação)

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cinema Literal