Blog do Peco

Salada de verão: Refeição principal

Em dias de verão escaldante,  daqueles de tirar o apetite, que não dá vontade de comer nada. Que tal recorrer a uma bela salada como refeição principal. Leve e saudável, ela pode substituir uma das refeições principais do dia.

SALADA DE VERÃO

Ingredientes:
 
5 colheres (sopa) de sopa de trigo integral cozido em panela de pressão, escorrido e frio
5 castanhas-do-Brasil picadas grosseiramente
2 xícaras (chá) de alface americana
1 maçã verde em cubinhos
1 colher (chá) de hortelã finamente picada
½ colher (chá) de raspas de limão
1 colher (chá) do suco de limão
1 fio de azeite
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de coalhada seca

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes, monte a salada e coloque por cima a coalhada seca. Regue com azeite e sirva.
Comentar

Folia de Reis: Receita e Simpatia

Hoje meu avô Jarbas completaria 101 anos de idade. Apesar dele já estar descansando há tempos no paraíso, sinto muito sua falta. Este foi o homem que me ensinou grande parte dos meus princípios morais e muitas das minhas habilidades manuais e intelectuais. Dentre elas a de cozinhar.

Comentar

Panquecas & Crepes

Hummmm, adoro os crepes e as panquecas. Saiba que são diferentes: o crepe, de origem francesa, que tem como característica a massa fina e leve. Para se obter essa textura, a massa leva mais gordura e menos clara de ovo, visto que a mesma faz com que a massa fique mais seca. Já a panqueca, de origem americana (pancake), é bem mais grossa e pesada.
Comentar

Brachola ou Bracciola?

Tanto faz. Para quem não sabe foram os italianos que ensinaram o mundo a cozinhar, e, principalmente, a comer muuuuito bem. Nunca escondi minha paixão pela gastronomia da Itália, em especial a maneira como preparam os mais variados tipos de carne. É uma habilidade única, seja na carne fresca, na curada ou na embutida. Hoje ensino a preparar a brachola ou bracciola italiana, acompanhada de um purê de batata e mandioquinha com ervas finas.

BRACHOLAS COM PURÊ

Ingredientes para as bracholas (2 pessoas):

Comentar

Risoto Imperial - Bacalhau com morangos

Estamos em plena safra da frutinha do amor: os morangos. Também estamos muito perto do inverno, apesar que o frio já vem mostrando a sua cara e se existe um casamento perfeito para o inverno, risoto e vinho é ele. Um dos pratos que mais gosto de executar, e principalmente degustar, é justamente risoto. Aliás uma de minhas especialidades, segundo alguns amigos, é o risoto que denominei de "Risoto Imperial", feito com lascas de bacalhau do Porto e morangos maduros, e que enche a boca d'água dos mais variados gourmands.

Comentar

Cardápio fácil para o Dia das Mães

Muitos filhos costumam cozinhar para suas mães e muitos maridos para suas esposas no seu dia comemorativo, que neste ano cai no dia 13 de maio p.f. Então que tal você fazer uma surpresa para ela ou para elas e fazer com que o almoço do Dia das Mães seja por sua conta? Não vá me fazer um macarrão ao sugo, hein?  pois está cheio de receitas gostosas por aí que vai agradar em cheio os nossas velhinhas. Eu hoje ensino três receitas básicas e fáceis e nem por isso menos gostosas, que vão fazer o maior sucesso neste dia de confraternização.
Comentar

Kuduro

 
Apesar da riquíssima gastronomia angolana, da lusofonia, a única coisa que chega até nós vindo do além mar do Atlântico Sul, é esse lixo de ritmo cujo nome é uma ofensa em nosso país. Felizmente algumas das mais tradicionais receitas angolanas, foram trazidas por refugiados daquele país durante a guerra civil. E próprio já tive a honra de cozinhar para a governadora de Angola no ano de 2010.
Comentar

Paella à Don Peco

No último sábado fiz um clássico da cozinha espanhola: Paella à Marinera. Exclusivamente com frutos do mar, a turma dos amigos Marcos e Jaquelline, puderam degustar minha receita desta iguaria ibérica. Com uma paelleira de 60 centímetros, tinha Paella para 30 pessoas se esbaldarem.
Comentar

Feijoada para comemorar 104 anos do Mercadão de Campinas

Nó último dia 12, o velho Mercadão de Campinas, projetado por Ramos de Azevedo e eleito uma das sete maravilhas de Campinas, completou 104 anos de existência (inaugurado em 12 de abril de 1908).

Comentar

Aproveitando as sobras de bacalhau

 
Boa parte dos brasileiros não dispensam uma boa bacalhoada no feriado de Páscoa e por conta disso, seja por erro de cálculo ou excesso de zelo, acaba sobrando um monte da iguaria. Não se desespere, pois você pode reaproveitar a nobre carne no curso da semana e matar completamente sua vontade de comer o peixe salgado.
Comentar

Páginas