Roteiro do Café

Dupla de sócios de Campinas cria cafeteria itinerante

Um pit stop. Assim o barista Marcelo Miranda define o conceito inovador de sua cafeteria itinerante The Coffee, criada em 2012, mas batizada com este no início deste ano, com a chegada da sócia Hidyanara Candido.  A ideia é livremente inspirada nas coffee vans, cafeterias instaladas em vans, muito comuns na Austrália, onde ele viveu por cinco anos.
 
Com uma estrutura enxuta, a cafeteria móvel possui tendas, máquinas de café profissionais da marca La Spaziale (uma das melhores máquinas de espresso do mundo), e funcionários treinados à disposição. “Quando nos chamam para um evento, montamos a nossa estrutura em 15 minutos. É muito simples. Também temos a estrutura necessária para eventos simultâneos”, explica Marcelo, que já participou de festas juninas a convenções em todo o estado de São Paulo desde que abriu a empresa.
 
Com o aumento no consumo e apreciação de café de qualidade por parte dos brasileiros, cresceu também o interesse dos organizadores de grandes eventos em oferecer o produto aos frequentadores. Entre os eventos que a The Coffee participou estão Tattoo Week SP, festas juninas de tradicionais clubes da cidade como Tênis Clube e Hípica e encontros religiosos. A empresa acaba de fechar parceria com a Casa Cor, renomado evento de decoração que tem início em 18 de setembro em Campinas.
 
Hidyanara confessa que se surpreende toda vez que monta a estrutura, pois sempre há pessoas em busca de café a qualquer hora do dia. “A gente nota que o café faz parte da vida do brasileiro. Interessante também ver que as pessoas percebem quando o café tem uma qualidade superior e sempre experimentam novas bebidas do cardápio”, comenta.
 
A The Coffee oferece dez itens em seu cardápio: café espresso, maquiato, cappuccinos italiano e de chocolate, moka, long black, moka ice, cappuccino italiano ice, cappuccino ice e chocolate quente. Os preços do copo de 280 ml variam de R$ 3 a R$ 6.
 
O opção de não abrir uma cafeteria fixa foi tomada justamente pela oportunidade de inovar e também por notar que quase nenhum evento possui um local com café de boa qualidade. “O conceito The Coffee é levar um bom café até o cliente, como um pit stop de corrida. A ideia é que a pessoa deguste um café de qualidade sem perder o foco do que está fazendo”, explica Marcelo.
 
A cafeteria não se esquece do meio ambiente e utiliza copos descartáveis recicláveis. Os mexedores são de madeira de reflorestamento e todos os ingredientes utilizados para compor o café são da mais alta qualidade, assim como o grão, batizado de Senhor Café.
 
Senhor Café
Proveniente da região da Alta Mogiana, onde a família de Marcelo possui uma fazenda produtora de café integrante de uma cooperativa, o grão é café arábica, de corpo e acidez equilibrados, com excelente doçura natural e fragrância caramelizada.
 
O Senhor Café é produzido pela Cocapec, uma cooperativa de Franca fundada em 1985, e possui duas versões: a superior e a gourmet, utilizada pela The Coffee. É comercializado em grãos, para o preparo do café espresso e é considerado de qualidade excepcional pelos baristas do Brasil e do mundo.
Cerca de 85% da produção da Alta Mogiana é formada por grãos de alta qualidade em virtude do relevo, altitude e temperatura - condições propícias ao seu cultivo. A dedicação do cafeicultor e as práticas executadas no parque cafeeiro da região permitem que o café seja exportado para vários países.
A região é localizada num planalto, com altitude entre 800 a 1.200 metros, tem temperatura média anual de 19,5ºC, chuvas em torno de 1.700 mm/ano, distribuídas principalmente no verão, alternado com períodos secos no inverno.


Os sócios
Marcelo Miranda é barista. Morou cinco anos na Austrália, onde observou a existência de um serviço chamado coffee vans, pequenas vans transformadas em cafeterias que estacionam onde há grande movimentação de pessoas e comercializam bebidas com base no café. Ao chegar ao Brasil, decidiu adequar a ideia à cultura brasileira e criou a The Coffee.
 
Hidyanara é publicitária atuante em Campinas e viu em The Coffee uma oportunidade de negócio próspero. Tornou-se sócia no início de 2013, quando profissionalizou a marca e criou uma identidade e um conceito para a cafeteria itinerante.

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