Unicamp na Agenda

Os hábitos e os costumes do povo Bantu

É da madeira de Cabinda (Pausinystalia macroceras, mais conhecida por Yohimbe) entalhada onde cria-se diversas peças de arte. “Lágrimas e o Retrato de um Povo” é composta por quadros e fotografias representando as tribos angolanas.

As obras confeccionadas em madeira, tecidos, cordas, verniz, cola, tinta, sementes e graxa demonstram hábitos e costumes do povo Bantu e convidam o visitante a pensar sobre as angústias do povo angolano, induzindo-o a refletir sobre sua cultura.

De acordo com o escultor Victor Calulo, “as peças arte africanas sempre serviram para decorar paredes de palácios reais, celeiros, etc. Hoje elas servem para chamar atenção sobre a inserção social dos Africanos.  Seus significados vão desde formas essencialmente geométricas até a reprodução de mitos de casamento, cenas de caça, guerra e cura tradicional”, explica.

Em suas obras ele associa uma técnica singular reverenciando a renúncia ao silêncio traduzindo uma espécie de ‘grito de liberdade’. “Enquanto entalho minhas criações em madeira, outros artistas preferem trabalhar com marfim, ouro, vidro, pedra, gesso, argila e até bronze”. 

O EXPOSITOR - Victor Calulo nasceu em Luanda-Angola. É escultor desde os 16 anos. Foi aprendiz de sapateiro; futebolista profissional; fundista profissional, ajudante de construção civil e chegou a ser consultor do Banco Mundial pelo Ministério da Saúde de Angola. Em 2007 mudou-se para o Brasil com objetivo de continuar os seus estudos. Em 2009 concluiu a sua graduação em Tecnologia em Gestão e Marketing pelo Instituto Bandeirante de Ciência e Tecnologia. No mesmo ano iniciou pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas, pela mesma instituição, tendo produzido suas primeiras obras no Brasil, em 2008. Em 2015 ingressou como aluno especial pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp e atuou como aluno especial pelo Instituto de Economia, da mesma universidade. Em 2016 foi convidado pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) para participar do Programa Aluno-Artista. Seu acervo é composto por 50 obras. 

SERVIÇO

Exposição: “Lágrimas e o Retrato de um Povo” – Victor Calulo
Data: 2 a 14/6/2017
Horário: 8h30 às 22h (sendo no dia 14/06 até às 13h)
Local: Galeria da Casa do Lago - Av. Érico Veríssimo 2011, Campus da Unicamp
Texto: Hélio Costa Júnior

 

Comentar

Percepções dos cidadãos sobre os rumos da democracia brasileira

A Unicamp realiza no dia 23 de maio, à partir das 9 horas, no Centro de Convenções, mais uma edição do Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania. O Fórum tratará do tema "Das ruas às urnas? Percepções dos cidadãos sobre os rumos da democracia brasileira: de junho de 2013 aos dias atuas".

Comentar

Conheça e participe dos próximos eventos culturais da Unicamp

No xadrez: ciclo de cinema sobre prisões – Mostra terá início em 2 de maio e ocorrerá todas as terças e quintas-feiras do mês,  sempre às 17 horas, na Sala Multiuso do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A proposta é exibir documentários e ficções, curtas e longas-metragens, que tenham a prisão como um de seus temas. Após as exibições estão previstos debates. A mostra é aberta ao público em geral. Para saber mais clique aqui

Comentar

Fórum na Unicamp aborda capitalismo e meio ambiente

O Fórum Pensamento Estratégico (Penses) da Unicamp realiza, dia 27 de março, o Fórum "Capitalismo e Meio Ambiente, Crescimento Zero e Desenvolvimento Sustentável", tratando um problema na pauta de diversos países. O evento reunirá especialistas em economia e ciências ambientais para discutir o crescimento econômico e seu impacto no planeta e no bem-estar da população. O Fórum acontece no Centro de Convenções, das 8h30 às 17h30.

Comentar

Canarinhos da Terra com inscrições abertas para crianças e jovens

Canarinhos

O Projeto Canarinhos da Terra recebe inscrições de crianças e jovens, de 6 a 21 anos, para aulas de teoria musical, técnica vocal, repertório, preparação corporal e preparação cênica até 28 de fevereiro. Os ensaios são realizados às quartas-feiras e aos sábados, na Casa do Lago.

Comentar

Orquestra Comunitária da Unicamp seleciona músicos

Orquestra Comunitária da Unicamp

Orquestra Comunitária da Unicamp (OCU), projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), está recrutando músicos, de qualquer faixa etária, que toquem instrumentos de corda, sopro e percussão, nos níveis intermediário e avançado.

Comentar

Vestibular Unicamp: provas de habilidades específicas começam dia 23

Na reta final do vestibular 2017, os estudantes que concorrem aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança da Unicamp, aprovados na segunda fase, ainda tem um desafio: as Provas de Habilidades Específicas. Elas serão realizadas entre 23 e 26 de janeiro, em Campinas. 

Comentar

Páginas