Barão Geraldo entra no ritmo do maracatu e coloca foliões para dançar mesmo com chuva

A chuva acabou interrompendo o desfile do bloco Berra Vaca pelas ruas do distrito nesta sexta (28), mesmo assim a folia ocorreu numa oficina

O carnaval em Barão Geraldo nesta sexta-feira (28/02) começou com o desfile abre-alas do Maracatucá seguido noite adentro pelo bloco Berra Vaca, que precisou improvisar um local à festa por causa da chuva. O destaque nas ruas ficou por conta do grupo Maracatucá, que colocou uma multidão de pessoas para dançar. De acordo com a Emdec, a estimativa de foliões no carnaval de Barão Geraldo nesta primeira noite foi de aproximadamente 5 mil pessoas.

Antes da chuva, o bloco de maracatu saiu do centro do distrito, na banca Central, e seguiu pela rua Santa Isabel, virando na rua José Martins até a Praça do Coco. O desfile durou cerca de duas horas e meia e intercalou entre períodos sem chuva e de chuva fraca, o que não espantou as pessoas que acompanhavam o bloco. 

Mas o clima chuvoso dispersou as pessoas que se espalharam pelo distrito de Barão Geraldo. Algumas se concentraram perto da banca Central, sem acompanhar o bloco, e outras preferiram ficar na região da Praça do Coco, à espera da chegada dos blocos. Apesar disso, muitas ainda circulavam pelas ruas e, quem passava pelo maracatu, acaba se entregando ao ritmo da dança. Até quem não sabia os passos da música, se jogava no batuque e arriscava dançar junto à bateria.

De acordo com Danilo Negreti, organizador do Maracatucá, a chuva não impediu a folia. Danilo disse que a bateria que se apresentou nesta sexta-feira não estava completa, com todos os batuqueiros profissionais do grupo, pois alguns estavam viajando, mas vão voltar a tempo de se apresentarem no último dia que sai o bloco, na terça-feira, dia 04 de março. O Maracatucá é um grupo rotativo e possui diversos estudantes em sua formação, muitos participaram das oficinas que foram realizadas no Casarão, no próprio distrito.

Logo após o término do desfile do Maracatucá, a maioria dos foliões acabou procurando abrigo para se esconder da chuva, que começou a cair torrencialmente e durou aproximadamente duas horas. O bloco Berra Vaca havia chegado na Rua Agostinho Pattaro, próxima à Praça do Coco, no momento em que a chuva piorou. E para se protegerem, tanto os foliões como o bloco foram para debaixo de uma oficina próxima. Apesar do aperto, o Berra Vaca continuou tocando a música e animando a festa ali mesmo.  

Quando o volume de água diminuiu, por volta das 4h30, a maioria das pessoas havia desistido e ido embora, mesmo assim um pequeno grupo de pessoas continuou dançando junto ao Berra Vaca, ainda na oficina, até o dia amanhecer.

Confira a programação em Barão Geraldo para os próximos dias:

01/03

Bloco Ferradura – 12h30 às 21h00|
Local: Av. Sta Isabel, 52 – Barão Geraldo

Bloco As Caixeirosa (sub blocos - alas: Lápislazúli / Brincantes brasileiros / ONG Novo Dia / Sinpro) – 15h às 19h
Local: Praça do Coco – Barão Geraldo

Grupo de Pífanos Flautins Matuá – 17h às 21h
Local: Praça São João até Praça do Coco – Barão Geraldo

02/03

União Altaneira - 17h às 2h 
Local: Moradia Unicamp – Av. Santa Isabel – Barão Geraldo

03/03

Bloco Beeiro – 14h às 0h
Local: Moradia da Unicamp. Av. Santa Isabel - Barão Geraldo

Cupinzeiro – 17h às 0h
Local: Praça do Coco, R. José Martins – Barão Geraldo

04/03

Berra Vaca – 23h às 06h
Local: R. Josepha A. M. Picelli até Praça do Coco – Barão Geraldo

Maracatucá - 16h à 1h
Local: Banca Central até Praça do Coco

 

comentário(s)