Com duas horas de atraso, o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba de Campinas na noite de domingo de Carnaval (2), realizado pela primeira vez no sambódromo da Avenida dos Amarais, foi inaugurado pelo Bloco Ibaô Afoxé, que simbolicamente abriu os caminhos para o samba com uma homenagem a orixá Iansã, conhecida por Senhora dos Ventos. Na sequência, a escola Águia de Ouro, do Jardim Centenário, abriu o desfile com empolgação.
Mesmo com poucos recursos e apenas um carro alegórico, a comunidade levou à avenida a animação e interação com a plateia, que começou tímida por causa do vento frio, mas esquentou com a empolgação dos integrantes da escola. Destaque também para o samba-enredo “Sal das Índias”, contando a história do açúcar e da colonização. A escola foi fundada em 2012, e de acordo com o regulamento, a agremiação pleiteante precisa desfilar três anos sem recursos públicos.
Em seguida, a Unidos do Paranapanema coloriu a avenida de verde, dourado e azul, ao som do enredo “Alegria, Alegria” levando para o sambódromo a magia do circo. Ritmistas e coreografias bem executadas marcaram a passagem da escola, que teve até recuo da bateria.
A Estrela D’Alva levou para a passarela o tema do Amor, mesclando o azul e branco tradicional da escola, com a cor vermelha, representando o melhor e maior sentimento do mundo. O vermelho também tomou conta da vestimenta elegante do mestre-sala e da porta bandeira. A energia do amor conduziu o desfile da escola com passos ensaiados e muita simpatia.
O desfile da quarta escola, Acadêmicos dos Amarais, foi um dos momentos mais emocionantes. Além de desfilar em casa, eles não conseguiram a verba da prefeitura. Dois dias antes do Carnaval, a comunidade foi informada que estava impedida de receber os recursos, devido a falta de prestação de contas do ano passado. “Todo mundo lá decidiu desfilar na avenida, mesmo sem recursos. Pela camisa, pela bandeira, na raça e no sangue”, enfatizou o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi. A notícia correu logo e o comércio local doou material para o carro alegórico e tecidos, além do credor, que decidiu aliviar a dívida.
Foi com essa energia que a escola entrou no sambódromo, e ainda exaltou o tema da Educação em seu samba-enredo. A superação marcou o desfile da escola. Além de uma apresentação bem executada, os foliões invadiram a avenida com a alegria de vencer os obstáculos e resgatar algo perdido nas comunidades: a união. “Para mim, essa história é a mais bonita do Carnaval de Campinas. Foi emocionante”, disse o diretor de cultura, logo após o desfile da escola.
A penúltima escola a desfilar foi a Unidos do Shangai, que trouxe para avenida o guerreiro, nas fantasias e melodia. A senzala, a capoeria, o terreiro e outras tradições afro-brasileiras foram lembradas na passarela.
Por último, quem fechou o dia foi a esperada Ponte Preta – Amor Maior, que tomou conta do sambódromo com as cores preto e branco, e em seu samba enredo fez uma viagem ao redor do Brasil, pedindo caminho para a alvinegra passar… Tema bem sugestivo para o momento do time centenário de Campinas.
Balanço
A aprovação do evento de Carnaval na Avenida dos Amarais foi positiva até este domingo. Não foi registrada nenhuma ocorrência grave dentro do sambódromo, que conta com policiamento intenso da Guarda Muncipal e Polícia Militar. Só na sexta-feira, um homem foi preso por causa da lei Maria da Penha, pois agrediu a namorada na festa e foi encaminhado para o distrito policial. O problema maior tem ocorrido fora do recinto. Desde que o evento começou, na sexta-feira até a madrugada desta segunda (3), oito ônibus foram atacados por vândalos que voltavam da folia. No passado, seis veículos foram destruídos durante todo o período de carnaval.
O primeiro ataque aconteceu às 6 horas do dia 1º, na Avenida John Boyd Dunlop, após a ponte sobre a Rodovia Anhanguera, os vândalos arrancaram cinco quadros de janelas e um alçapão de emergência. Na madrugada do dia 2, mais cinco ônibus foram depredados. Os ataques voltaram a ocorrer nesta madrugada (3), às 5 da manhã, onde dois veículos que faziam a linha especial de Carnaval, foram atacados logo depois deixarem a Estação dos Amarais, na altura do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), na Avenida Brasil.
Segundo balanço da prefeitura, em três dias de Carnaval o sambódromo recebeu 59 mil pessoas e foram recolhidos 20 mil quilos de lixo, sendo 80% recicláveis. No sexta, o evento recebeu 12 mil pessoas, no sábado, os trios elétricos reuniram 21 mil pessoas e ontem, com o desfile das escolas, 26 mil pessoas passaram pelo local.
Segundo dia de desfiles
A segunda e última noite de desfiles será nesta segunda-feira (3) com mais cinco agremiações. Apresentam-se as escolas Princesa de Madureira, Rosa de Prata, Unidos de Vila Rica, Renascença e Leões da Vila Pe Anchieta. A abertura do desfile está prevista para às 20h, mas a festa está marcada para começar as 18h30 com a corte do Carnaval, seguido do Bloco Afoxé OMI ALADO.
Após os desfiles das escolas, a avenida é tomada por dois trios elétricos e bandas.
Escola vencedora será conhecida na quinta
Como ocorreu até 2011, o desfile deste ano é competitivo, ou seja, as escolas serão pontuadas e disputarão os primeiros lugares dos grupos Único e Pleiteantes.
Em 2012 os desfiles aconteceram de forma descentralizada e não contaram pontos. Em 2013, o desfile foi realizado na saída do túnel Joá Penteado, na Vila Industrial, e, em comum acordo com a Liga das Escolas de Samba de Campinas (Lesca), a pontuação também foi suspensa.
De acordo com o diretor de cultura, a escola Acadêmicos dos Amarais, mesmo impedida de receber a verba, ela não está impedida de concorrer e receber a classificação. Mas, caso seja a vencedora, só poderá retirar o prêmio, se resolver as pendências com a prefeitura.
A apuração vai ocorrer na quinta-feira (6) em local ainda não divulgado pela prefeitura.
Programação do 2º dia de desfiles – Carnaval 2014
Local: sambódromo – Avenida dos Amarais
03/03 – desfiles
18h30 – 18h55 – Rei Momo e Rainha do Carnaval
19h00 – 19h55 – Bloco Afoxé OMI ALADO
20h00 – 21h05 – GRACES Princesa de Madureira
21h10 – 22h15 – GERES Rosa de Prata
22h20 – 23h25 – GRES Unidos de Vila Rica
23h30 – 00h35 – GRES Renascença
00h40 – 01h30 – GRES Leões da Vila Pe Anchieta
01h30 – 04h00 – Trio Elétrico, Show Banda Axé Blond e Kebradeira
Programação do último dia de Carnaval
04/03
Das 20h00 às 20h30 – Rei Momo e Rainha
Das 20h30 às 04h00 – Trio Elétrico, Show Banda Axé Blond e Kebradeira
Veja galeria de fotos do primeiro dia dos desfiles em Campinas:
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74