Carnaval 2015

Bloco Nem Sangue Nem Areia resgata o espírito do Carnaval de rua na Vila Industrial

8 de fevereiro de 2015

Resgatando o espírito do Carnaval de rua, com muita alegria, descontração e clima familiar, o bloco Nem Sangue Nem Areia fez a festa no bairro Vila Industrial, em Campinas, na tarde ensolarada deste domingo (8).

A folia deste ano, que a cada edição atrai maior número de foliões, trouxe uma novidade. Uma banda de marchinhas embalou o público na concentração do bloco, na Rua Francisco Teodoro. 

Na sequência, com o enredo “O Boi tem História, o Boi tem Memória”, uma homenagem ao animal que é o símbolo do bloco, o desfile seguiu pelas ruas do bairro ao som do samba “Abram alas que o boi vai passar”, dos autores Alex Mortão, Cirão e Gustavo Spinelli, eleito em um concurso realizado no Tonico’s Boteco no dia 22 de janeiro. A Bateria Alcalina foi novamente responsável por ‘puxar’ o bloco, que ainda trouxe uma mini comissão de frente com participação de crianças. O boneco gigante que representa o músico e produtor cultural Helder Bittencourt, um dos responsáveis pelo retorno do bloco ao Carnaval da cidade e que morreu em dezembro de 2013, sendo homenageado em 2014, também voltou à festa este ano.

O desfile ainda teve a presença do Rei Momo, Rainha e princesas do Carnaval de Campinas.

Este foi o sétimo ano consecutivo que o Nem Sangue nem Areia saiu pelas ruas da Vila Industrial, após o retorno ao Carnaval de Campinas.

História

Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviram com cenário para uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval campineiro, o bloco Nem Sangue nem Areia, uma referência ao filme “Sangue e Areia”, que estreou em 1941, protagonizado pelo galã Tyrone Power. A inspiração veio tanto pela influência da produção hollywoodiana, quanto pelo fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos pelas ruas do bairro fosse uma cena comum.

Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do Carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas.

Confira a galeria de fotos do bloco Nem Sangue Nem Areia 2015

Crédito – Pedro Soares Neto

Veja ainda:

Blocos levam Carnaval espontâneo para as ruas de Campinas 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74