Carnaval 2016

Bloco Nem Sangue Nem Areia comanda a folia pelas ruas da Vila Industrial

31 de janeiro de 2016

Em um domingo de muito calor, o bloco Nem Sangue Nem Areia voltou a desfilar pelas ruas da Vila Industrial, em Campinas, comemorando 70 anos de fundação em 2016. 

E a festa começou cedo, antes das 15h, com a banda Pipoca Moderna animando os foliões, seguida do samba da melhor qualidade do grupo Casa Caiada. 

Pelo oitavo ano consecutivo, o bloco carnavalesco realizou seu desfile pelas ruas do tradicional bairro campineiro e a cada ano registra um crescimento de público

O enredo do bloco “70 Anos de Folia e História” fez uma homenagem aos 70 anos de fundação da formação original do Nem Sangue Nem Areia, bloco mais antigo de Campinas. O grupo original encerrou suas atividades em 1976 e voltou às ruas em 2009. O samba-enredo vencedor este ano é de autoria de Flávia Natércia, Leandro RP, Samuel Bussunda e Diogo Nazareth.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Nem Sangue contou com a participação especial da Bateria Alcalina. O boneco gigante que representa o músico e produtor cultural Helder Bittencourt, um dos responsáveis pelo retorno do bloco ao Carnaval da cidade e que morreu em dezembro de 2013, também retornou à festa este ano.

História

Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviram com cenário para uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval campineiro, o bloco Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme “Sangue e Areia”, que estreou em 1941, protagonizado pelo galã Tyrone Power. A inspiração veio tanto pela influência da produção hollywoodiana, quanto pelo fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos pelas ruas do bairro fosse uma cena comum.

Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do Carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas.

Veja galeria de fotos (créditos – Pedro Soares Neto e Sara Silva; drone – Carlos Bassan): 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74