Carnaval 2016

Bloco da Galinhada e Paredão fazem o Carnaval de rua de Sousas e Joaquim Egídio

2 de fevereiro de 2016

O Carnaval dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, será embalado por dois blocos este ano: o Paredão e a Galinhada, respectivamente.

O bloco do Paredão vai fazer a festa na bucólica praça Beira Rio, em Sousas, nos dias 6, 7 e 9 de fevereiro, sempre a partir das 14h. O tema deste ano é “Diga não ao Racismo”. Em 2015, o grupo reuniu cerca de 600 foliões e, segundo os organizadores, a expectativa é superar este número em 2016.

Cerca de 25 pessoas formam a bateria que anima os foliões. O Bloco do Paredão é composto por moradores do bairro Jardim Belmonte conhecido como Paredão, em Sousas. A proposta é resgatar a tradição dos blocos que o distrito possuía no passado. Com este intuito, um grupo de amigos motivou moradores do bairro onde moravam.  No Carnaval de 2014, o Paredão saiu pela 1ª vez com instrumentos emprestados. No ano seguinte, os integrantes e comunidade se articularam e compraram os instrumentos para a bateria. 

Bloco da Galinhada em Joaquim Egídio

Já o Bloco da Galinhada leva alegria para o distrito de Joaquim Egídio na tarde do sábado de Carnaval (6), a partir das 14h. A concentração será na Dom Agnelo Rossi (em frente a Igreja São Joaquim). Cerca de 60 integrantes desfilam fantasiados de três tipos de galinhas: a caipira, a carijó e a galinha d’angola, acompanhados do público que participa da festa.

O bloco foi criado em 2010 por um grupo de amigos moradores de Sousas e Joaquim Egídio com o objetivo de resgatar marchinhas de antigos Carnavais. A ideia de criar o bloco surgiu em um bar, quando dois grupos de amigos conversavam paralelamente sobre o preparo de uma galinhada para um aniversário e sobre a criação de um bloco de Carnaval no distrito. Da junção das conversas nasceu o nome e a proposta do grupo carnavalesco.

Já o Unidos da Tribo, que por 15 anos consecutivos fez a festa no distrito todos os dias de Carnaval, não sairá às ruas em 2016. Segundo o presidente do bloco, Liraucio Faváro, o motivo do cancelamento é uma reestruturação da diretoria do grupo. Ainda segundo ele, esta foi uma decisão exclusivamente para este ano, porém, o bloco pretende retornar às ruas do distrito em 2017.

O bloco Unidos da Tribo surgiu em 2001 por iniciativa de membros da comunidade de Joaquim Egídio, que sentiam falta dos tradicionais carnavais onde se tocava marchinhas e samba-enredo, com a presença de famílias em noites tranquilas e sem violência.

Serviço:

Carnaval de Sousas e Joaquim Egídio

Bloco do Paredão
Local: Praça Beira Rio – Sousas
Data: 6, 7 e 9 de fevereiro
Horário: a partir das 14h

Bloco da Galinhada
Local: Praça Dom Agnelo Rossi (em frente a Igreja São Joaquim) com fechamento da Rua José Inácio, entre Rua Alcides Jorge e Heitor Penteado – Joaquim Egídio
Data: 6 de fevereiro
Horário: a partir das 14h

Veja ainda:

Blocos carnavalescos fazem a festa dos foliões pelas ruas de Campinas 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74