Bloco Urucungos desfila comemorando 30 anos

Cortejo será no domingo de Carnaval, 11/02, no bairro Vila Teixeira

Comemorando 30 anos, o bloco Urucungos, Puítas e Quijengues desfila no domingo de Carnaval (11) no bairro Vila Teixeira, em Campinas. O cortejo será das 16h às 20h e passará pelas ruas ao entorno da nova sede.

O grupo tem como missão principal resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira, como elas são manifestadas nas suas origens e apresentada ao público em forma de arte. Preserva um legado de expressões afro-brasileiras como o bumba-meu-boi de Pernambuco, samba de bumbo campineiro, maracatu de Recife, coco de Alagoas, jongo mineiro e jongo fluminense.

Como organização social de caráter cultural, o Urucungos foi fundado em 1988 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através de um curso de extensão, ministrada pela pesquisadora, folclorista e artista plástica Raquel Trindade que o batizou de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuíca) e Quingêngues (Tambor), instrumentos musicais africanos provenientes de Angola e muito difundido no Brasil.

Serviço:

Desfile do bloco Urucungos
Local: concentração na sede do grupo. R. Salvador Lombardi Neto, Vila Nova Teixeira - Campinas. O trajeto segue ainda pelas ruas Cesar Ladeira,  Alberto Dias da Silva, Praça Jardel Filho, Silvio Machado de Campos, Nelson Noronha Gustavo, Alberto Dias da Silva, e retorna a Salvador Lombardi Neto, 20
Data: 11 de fevereiro
Horário: 16h às 20h
Entrada: gratuita

Foto: Fabiana Ribeiro (divulgação)

Veja ainda:
Carnaval 2018 em Campinas: mais de 30 blocos vão agitar as ruas da cidade

comentário(s)