Sesc Campinas traz programação gratuita de Carnaval para adultos e crianças

Bloquinhos, shows, histórias, oficinas e vivências estão entre as atrações do local, de 09 a 13/02

O Sesc Campinas traz uma variada programação de Carnaval para adultos e crianças durante o fim de semana prolongado, e de graça!

Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, os festejos de Momo na unidade trazem vivências em danças populares, shows musicais, customização e criação de adereços, criação de instrumentos de sucata e histórias do Carnaval. 

Entre os destaques, haverá um show com Robertinho do Recife, um dos mais destacados guitarristas do Brasil que completa 40 anos de carreira, na noite de sexta de Carnaval (9), às 20h30.

No domingo (11), ocorrem as oficinas de adereços e lúdica, e um show com Roberto Seresteiro em "As Marchinhas Voltaram", às 15h30 no Galpão Multiuso do Sesc Campinas.

Na terça (13) tem o Bloquim Sarauzim, com Rodrigo Ciríaco, promovendo um pequeno sarau dedicado e preparado para os pequenos, além do Bloco Banda Ou Coisa Parecida, trazendo ao público forró, samba, frevo e afoxé em clima de bloco de rua. 

Confira a programação completa do Carnaval no Sesc Campinas:

09/02

15h30 - Bloco de Carnaval: Jacaré de Sombrinha
Remetendo aos bloquinhos de rua, o bloco une a alegria e o clima quente do carnaval. Um desfile das mais exaltadas e conhecidas marchinhas, sambas, frevos e afoxés de múltiplas de carnavalizações.
Área de Convivência. Grátis.

14h00 às 15h00 - Baú de Histórias: Um Carnaval de Histórias - Com Paulo Pixu e Lili Flor
Carnaval é tempo de alegria, festa, dança e brincadeira. Um carnaval de histórias traz contos populares brasileiros cuja narrativa no leva para este lugar da alegria e da festa. Um espaço para contar, cantar e dançar.
Área de Convivência. Grátis.

20h30 - Robertinho do Recife
Um dos mais destacados guitarristas do Brasil, Robertinho completa 40 anos de carreira e apresenta sucessos como Baby Doll de Nylon, Seja o Meu Céu, Gemedeira, O Elefante, Encantador de Serpentes, Mordida de Amor, Metal Mania e Frevo Mulher entre outras. Galpão Multiuso. Grátis.

10/02

11h00 às 12h30 - Oficina de Máscaras
Nessa oficina serão apresentadas diversas possibilidades e técnicas de confeccionar máscaras utilizando materiais reaproveitáveis além de penas, pedrarias e muito brilho. Um mergulho no universo do carnaval. Área de Convivência. Grátis.

11h00 às 13h00 - Vivência em danças populares para crianças
Com Carolina Moya. Pela diversidade de danças que existem em nosso país, propomos um passeio por algumas manifestações populares, como: batuque de umbigada, frevo e cavalo- marinho. Sala Corpo e Arte. Grátis. A partir de 7 anos. Inscrições na Ilha de atendimento no dia da atividade.

11h00 às 14h00 - Máscaras de Diablada
Mediação do LEVA - Laboratório Experimental de Vivências Artísticas. Voltada para pais e filhos, a oficina propõe a construção de máscaras de papel inspiradas pela Diablada de Oruro, tradição carnavalesca da Bolívia que é inspirada em Supay, deus andino dos minerais e símbolo boliviano de liberdade. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

13h00 às 14h30 - Oficina Lúdica
Com as educadoras do Curumim e Papo Geral. Customize sua própria fantasia com tecido TNT. Salas de Atividades 5. Grátis. Para crianças a partir de 7 anos. Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

14h00 às 15h00 - Baú de Histórias: Um Carnaval de Histórias
Com Paulo Pixu e Lili Flor. Carnaval é tempo de alegria, festa, dança e brincadeira. Um carnaval de histórias traz contos populares brasileiros cuja narrativa no leva para este lugar da alegria e da festa. Um espaço para contar, cantar e dançar.
Área de Convivência. Grátis.

15h30 - Orquestra Brasil Tropicaliente
As cantoras Nani Zac e Zulaiê Breviglieri apresentam ritmos brasileiros com sotaque latino. Com Mauricio Zacharias, teclados; Marquinhos Munhoz, guitarra; Junior Gubolin, baixo; Filipe Murbak, bateria; Vinicius Rocha, percussão; Diego Wilshensky, trompete e Mauro Zacharias, trombone.
Galpão Multiuso. Grátis.

11/02

10h00 às 13h00 - Criação de Parangolé
Com Sergio Segal, educador de tecnologias e artes. Pais e filhos são convidados a criar uma fantasia de carnaval inspirada nos parangolés do artista Hélio Oiticica. Criados no fim da década de 60, os parangolés são um tipo de capa de vestir que mostra cores e texturas através da dança e do movimento.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

10h30 às 12h30 - Maratona de Ritmos Carnavalescos
Com instrutores de atividades físicas e o Bloco Cultural União Altaneira (Bateria Alcalina). Oportunidade de se divertir nas aulas em grupo do Programa de exercícios do Sesc (GMF) com os ritmos carnavalescos, muito movimento e música. Galpão GMF. Grátis.

11h00 - Carnavalzinho
Com Luisa Toller e Mia. Duas cantoras multi instrumentistas animam a folia dos pequenos acompanhados dos pais numa viagem pelas marchinhas de carnaval. O Show é interativo e o público participa dançando e cantando ao som do violão, pandeiro, caxixi, teclado e caixa. Espaço Arena. Grátis.

11h00 às 12h30 - Oficina de Adereços
O carnaval é uma verdadeira "fábrica de brilho", é nesse ciclo festivo da nossa cultura que mais se confecciona adereços, fantasias e indumentárias. Nessa oficina vamos confeccionar adereços diversos como arranjos de cabeça, chapéus, entre outros. Área de Convivência. Grátis.

13h00 às 14h30 - Oficina Lúdica
Com as educadoras do Curumim e Papo Geral. Customize sua própria fantasia. Na atividade crie um adereço para a cabeça. Salas de Atividades 5. Grátis. Para crianças a partir de 07 anos. Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

14h00 às 15h00 - Baú de Histórias Um Carnaval De Histórias
Com Paulo Pixu e Lili Flor. Carnaval é tempo de alegria, festa, dança e brincadeira. Um carnaval de histórias traz contos populares brasileiros cuja narrativa no leva para este lugar da alegria e da festa. Um espaço para contar, cantar e dançar. Área de Convivência. Grátis.

15h30 - E as Marchinhas Voltaram! - Roberto Seresteiro
O cantor Roberto Seresteiro traz o baile E as marchinhas voltaram!, com um repertório especial de marchinhas carnavalescas, abrangendo composições de várias épocas. Galpão Multiuso. Grátis.

12/02

11h00 às 14h00 - Máscaras de Diablada
Mediação do LEVA - Laboratório Experimental de Vivências Artísticas. Voltada para pais e filhos, a oficina propõe a construção de máscaras de papel inspiradas pela Diablada de Oruro, tradição carnavalesca da Bolívia que é inspirada em Supay, deus andino dos minerais e símbolo boliviano de liberdade. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.

11h00 às 13h00 - Vivência em Danças Populares para Crianças
Com Carolina Moya. Pela diversidade de danças que existem em nosso país, propomos um passeio por algumas manifestações populares, como: batuque de umbigada, frevo e cavalo- marinho. Sala Corpo e Arte. Grátis. A partir de 7 anos. Inscrições na Ilha de atendimento no dia da atividade.

11h00 às 12h30 - Oficina de Confecção de Instrumentos Musicais Com Sucata
A música está presente em nossas vidas desde muito pequenos. E que tal brincar de construir seu próprio instrumento musical? Nessa oficina, a partir de sucatas, vamos confeccionar chocalhos, pandeiros, cuícas, tamborins, agogôs e brincar com nosso próprio bloco! Área de Convivência. Grátis.

13h00 às 14h30 - Oficina Lúdica
Com as educadoras do Curumim e Papo Geral. Customize sua própria fantasia com tecido TNT. Salas de Atividades 5. Grátis. Para crianças a partir de 07 anos. Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

13h00 às 16h00 - Confecção de Fantasias e Adereços Carnavalescos
Com Claudio Cabrera e Aline Marques. Em uma oficina com cara de barracão carnavalesco, os participantes serão orientados à criação e realização de adereços carnavalescos, que combinados com roupas casuais formarão uma fantasia. Ao final da oficina, cada participante terá realizado seu kit para cair na folia.
Sala de Atividades 4. Grátis. Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

13h30 às 14h30 - Baú de Histórias Zig Zag
Com Lili Flor e Paulo Pixu. Para distrair a garotada, que tem sempre muita energia para gastar, o Sesc Campinas vai apresentar a intervenção Zig & Zag, que une música, humor e muita interação com a plateia. Área de Convivência. Grátis.

15h30 - Fervo da Vila
O bloco paulistano foi criado em 2014 com a intenção de inserir o frevo no roteiro do carnaval de rua da capital. No repertório, frevos tradicionais de Recife e Olinda, dentre eles Vassourinhas, Cabelo de Fogo, Mordido, Frevo Canção, Ó bela, Voltei Recife, entre outros. Galpão Multiuso. Grátis.

13/02

10h00 às 13h00 - Criação de Mini Estandarte
Com Célia Cassiano e Patrícia Campos, educadoras de tecnologias e artes. Voltada para pais e filhos, a atividade convida os participantes a confeccionarem um mini estandarte em tecido, decorado com fitas, lantejoulas e outros adereços, para ser utilizado em blocos de carnaval. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

11h00 às 13h00 - Vivência em Danças Populares para Crianças
Com Carolina Moya. Pela diversidade de danças que existem em nosso país, propomos um passeio por algumas manifestações populares, como: batuque de umbigada, frevo e cavalo-marinho. Sala Corpo e Arte. Grátis. A partir de 7 anos. Inscrições na Ilha de atendimento no dia da atividade.

11h00 às 12h30 - Oficina de Máscaras
Nessa oficina serão apresentadas diversas possibilidades e técnicas de confeccionar máscaras utilizando materiais reaproveitáveis além de penas, pedrarias e muito brilho. Um mergulho no universo do carnaval. Área de Convivência. Grátis.

13h00 às 14h30 - Oficina Lúdica
Com as educadoras do Curumim e Papo Geral. Customize sua própria fantasia. Na atividade crie um adereço para a cabeça. Salas de Atividades 5. Grátis. Para crianças a partir de 07 anos. Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

14h00 às 15h00 - Bloquim Sarauzim
Com Rodrigo Ciríaco e convidados. O sarau infantil é um palco aberto onde as crianças são convidadas para serem protagonistas da intervenção. Vale leitura, cantoria, dança de roda, brincadeira e claro: muita poesia. Pode vir com o papai, com a mamãe e os avós e os amiguinhos. Vem brincar com a gente. Área de Convivência. Grátis.

15h30 - Bloco Banda Ou Coisa Parecida
O grupo surgiu da união dos músicos Trevisan (O Teatro Mágico) e Emerson Calado (O Cordel do Fogo Encantado) e atores com a ideia de reunir para celebrar as possibilidades e a liberdade de ser. Frevo, afoxé, forró e sambas são a base para trazer o clima dos blocos de rua, de manifestações culturais e festas populares. Galpão Multiuso. Grátis.

Serviço:

Carnaval 2018
Local: Sesc. Rua Dom José I, 270/333, Bonfim - Campinas. (19) 3737-1500
Data: 9 a 13 de fevereiro
Entrada: gratuita 

Foto: Danilo Tudella (divulgação)

Veja ainda:
Carnaval 2018 em Campinas: mais de 30 blocos vão agitar as ruas da cidade

Carnaval 2018: roteiro traz dicas de matinês e atrações para crianças em Campinas!

comentário(s)