Nissan Kicks SL é um crossover que surpreende pela eficiência

Versão topo de linha SL traz equipamentos exclusivos frente à seus concorrentes diretos

Apresentado oficialmente em Julho de 2016, o crossover da Nissan chegou para agitar o segmento de crossovers/SUVs compactos no Brasil. E desde então, vem provando o seu valor, na condição de um veículo bem acertado, e completo de fábrica.

No caso da versão topo de linha (avaliada aqui), o diferencial é o pacote de equipamentos (alguns exclusivos no segmento), como também um design mais arrojado e moderno, quando comparado aos concorrentes diretos. Seus principais concorrentes "à sério" no Brasil são o Honda HR-V, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker. Também faz parte da concorrência o cansado Ford EcoSport, o Jeep Renegade e a Renault Captur.

Mesmo o Kicks sendo um carro global, o Brasil teve papel ativo no desenvolvimento do carro. A suspensão e a altura do solo (20 cm) foram ajustadas para enfrentar todas as situações comuns no Brasil. Assim, a mobilidade do Kicks é muito boa para um crossover, superando obstáculos urbanos com facilidade, como lombadas, valetas e guias. Mas o modelo não é indicado para uso fora de estrada.

O Nissan Kicks utiliza uma nova geração da plataforma V (a mesma do March e Versa), que traz avanços e benefícios para o modelo. A principal vantagem dessa plataforma é o baixo peso. E isso reflete diretamente na economia de combustível do Kicks. Por conta da característica típica de um crossover, o Kicks é tão gostoso de dirigir quanto um hatch-back, porém mais prático e espaço por conta da altura elevada.

Motor

O Nissan Kicks vem equipado com a segunda geração do motor 1.6 litro - 16 válvulas da Nissan. Derivado do motor do March, ele traz algumas alterações, entregando melhor performance.

Nessa configuração, o motor entrega 114 cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.  Como diferencial, ele conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável, e sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho de gasolina. Embora a potência não seja tão elevada, o baixo peso do Kicks (1.142 kg) colabora com o desempenho.

Câmbio CVT

O câmbio utilizado é a última versão da transmissão automática XTRONIC CVT. Porém essa versão é mais leve, e produz menos atritos na comparação com a geração anterior, utilizado em outros modelos da Nissan.

Detalhe interessante é que, mesmo sendo um câmbio continuamente variável, o sistema do Kicks sempre simula trocas de marcha, para dar uma sensação mais consistente de aceleração ao motorista. Essas são marchas virtuais, e isso é feito para evitar a aceleração continua, com o motor em alto giro, fazendo as pessoas pensarem que o sistema está “patinando”.

O mais econômico

O motor 1.6, o câmbio CVT, o baixo peso do carro, e sua boa aerodinâmica, fizeram com que o Kicks seja o modelo mais econômico do seu segmento. Ele recebe nota “A” no programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. As medições de consumo de combustível são: 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, e 11,4 km/l e 13,7 km/l com gasolina.

Em geral, o desempenho do Kicks é muito bom, especialmente no circuito urbano. O câmbio CVT e o motor 1.6 litro casam muito bem. A aceleração de 0 à 100km/h é feita em 12 segundos. Dificilmente alguém vai sentir falta de desempenho na cidade.

Já na estrada, o Kicks é apenas bom. Não dá para esperar retomadas poderosas, ou ultrapassagens impressionantes. Subir uma serra com o veículo carregado, exige certa paciência do motorista. Aqui, o Kicks só perde pra Chevrolet Tracker 1.4 turbo, o Hyundai Creta 2.0 litros e o Honda HR-V. Mas supera todos os demais concorrentes.

Interior

O interior do Kicks tem uma boa qualidade de acabamento e isolamento acústico. Nota-se uma melhoria quando comparado aos produtos March e Versa. Além dos bancos, existe acabamento em couro no painel e nas portas. Um dos destaques fica por conta de existirem três opções de cores para o acabamento de couro: Preto, Macchiato (marrom) e Sand (bege).

Com a maior altura em relação ao teto, motorista e passageiro da frente contam com ótimo conforto e boa postura. Já a distância de entre eixos de 2,61 m, garante ao Kicks um bom espaço para as pernas dos ocupantes do banco de trás. O Kicks fica entre os melhores da categoria, superando com folga o EcoSport e a Tracker. O porta-malas, com 432 litros também se mostra adequado à proposta do carro, sendo intermediário na categoria.

Equipamentos

O Kicks SL vem recheado de tecnologia, mesmo quando comparado a concorrência. Entre os equipamentos de destaque tem-se a exclusiva câmera de visão 360º e o Detector de Objetos em Movimento (Moving Object Detection). As quatro câmeras distribuídas uma frente, outra na traseira e duas embaixo dos espelhos retrovisores laterais, oferecem uma vista “aérea” de 360° do veículo. Essa que pode ser exibida na tela da central multimídia, e utilizada como assistente de estacionamento. Além disso, quando o sistema detecta um objeto em movimento, como um pedestre, o sistema emite um bipe sonoro para alertar o condutor sobre um perigo potencial.

O Nissan Kicks também conta de série com o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa (Hill Start Assist), que “segura” o carro no freio automaticamente (por cerca de 5 segundos) em subidas sem a necessidade de intervenção do motorista.

No quesito segurança, existe o Controle Dinâmico de Chassi (outro nome para programa eletrônico de estabilidade), que é composto pelo Controle Dinâmico em Curvas, Estabilizador Ativo de Carroceria e Controle Dinâmico de Freio Motor, que atuam nos freios, direção e tração. A versão topo de linha oferece ainda airbags frontais, laterais e de cortina.

O painel de instrumentos também é destaque, pois parte dele é uma tela digital. Multifuncional e colorida de 7 polegadas, permite visualizar diversas informações do veículo. Por meio dos comandos localizados no volante, o motorista pode navegar entre 12 telas disponíveis, inclusive para ver instruções do GPS.

A central multimídia apesar de ter GPS integrado, Bluetooth e USB, não oferece sistemas de integração com celulares como o Android Auto e Apple CarPlay.

O crossover da Nissan vem equipado com itens como sensor de estacionamento; controles eletrônicos de tração e estabilidade; abertura e fechamento das portas e vidros dianteiros e traseiros através de controle remoto da chave; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); airbags frontais, laterais e de cortina; retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção; sistema eletrônico de ignição (botão Push Start); banco traseiro bipartido 60/40 dobrável; acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis para os 5 ocupantes; ar-condicionado automático digital; entre outros.

Preço

O Kicks SL, versão topo de linha, é vendido com preço sugerido a partir de R$ 93,5 mil. O modelo conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem, assistência 24h gratuita por dois anos, e preços fechados para as revisões periódicas até 60 mil quilômetros. As seis primeiras revisões (a cada 10 mil km) custam, respectivamente: R$ 419, R$ 579, R$ 419, R$ 579, R$ 419, R$ 579.

Em Campinas, todas as versões do Kicks, podem ser encontradas na concessionária Nissan Dahruj. A concessionária também conta com a linha completa da Nissan (March, Versa, Sentra e a nova Frontier) para test-drive. Mais informações pelo site http://nissandahruj.com.br/

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