“O Menino e O Mundo”, de Alê Abreu, vai representar o Brasil na categoria de Melhor Animação no Oscar 2016 e concorre com “Anomalisa”, de Duke Johnson e Charlie Kaufman, “Divertida Mente”, de Pete Docter e Ronaldo Del Carmen, além de “Shaun, o Carneiro” e “Quando Estou com Marnie”
A premiação ocorre no dia 28 de fevereiro.
Com orçamento de R$ 2 milhões, “O Menino e o Mundo” foi desenvolvido em quatro anos e acumula 45 prêmios em 23 países, entre os quais menção especial do júri no Ottawa International Animation Festival (Canadá), menção honrosa do júri, Première Brasil – Novos Rumos, no Festival do Rio 2013, Prêmio da Juventude – Melhor Filme Brasileiro – 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, primeiro lugar na categoria Animação – 35º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de La Habana, Cuba, e o Prêmio Cristal de Melhor Longa e o Prêmio do Público, no Festival de Annecy 2014.
Mais sobre o filme
Após estrear na direção de longas com o premiado “Garoto Cósmico”, Alê Abreu lançou, em janeiro de 2014, “O Menino e o Mundo”. Sofrendo com a falta do pai, um menino parte em sua busca. Na jornada descobre aos poucos a realidade que o circunda, um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres, revelando também aos espectadores o seu olhar ingênuo diante de questões existenciais, culturais e políticas em um mundo globalizado.
Buscando revelar o ponto de vista do menino, e na contramão da estética padronizada das atuais produções animadas, o filme encontra uma linguagem própria, partindo da simplicidade e criando um universo lúdico, colorido e em alguns momentos quase abstrato. Utilizando diversas técnicas artísticas como desenhos, pinturas e colagens, misturando materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinhas etc, o filme convida o espectador a embarcar no mundo de sonhos da criança e mergulhar em um universo onde tudo é possível.
A trilha sonora de “O Menino e o Mundo” conta com participação do percussionista Naná Vasconcelos, do grupo Barbatuques e GEM – Grupo Experimental de Música interpretando as composições de Gustavo Kurlat e Ruben Feffer. Emicida compôs o rap “Aos Olhos de uma Criança” especialmente para o filme. Os poucos diálogos da trama acontecem em uma língua “ao contrário” e as músicas também foram compostas assim.
Veja o trailer:
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74