“Joaquim” é inspirado na história de Tiradentes

Estreando na véspera do feriado de 21 de abril, filme narra história do soldado do Império que se transformou no líder da Inconfidência Mineira

filme joaquim estreia cinema campinasDrama nacional “Joaquim” traz a história de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), antes de desabrochar de sua consciência política, quando cruzava estradas lamacentas de Minas Gerais como alferes do Regimento de Cavalaria. A estreia ocorreu na véspera do feriado de 21 de abril, na quinta-feira, 20.

Veja a programação em Campinas.

Século XVIII. A colônia dos Brasis, parte do Império Português, enfrenta um declínio na produção de ouro. Uma minoria portuguesa governa de forma autoritária e corrupta uma sociedade composta, em sua maioria, por africanos escravizados, indígenas e mestiços. Joaquim é um militar de destaque na captura de contrabandistas de ouro. Ele espera que sua dedicação seja recompensada com uma patente de tenente para que possa comprar a liberdade de Preta, por quem é apaixonado. A promoção nunca chega, ele se desespera. Neste momento, Joaquim é designado para uma arriscada missão: encontrar novas minas de ouro no temido Sertão Proibido. Cumpri-la será a única forma de conseguir sua promoção e a liberdade de sua amada.

A direção é de Marcelo Gomes. No elenco, Julio Machado no papel principal, Isabél Zuaa, Nuno Lopes, Rômulo Braga, Welket Bungué e Karai Rya Pua.

“Joaquim” foi selecionado para disputar a principal categoria do Festival de Berlim.

Trailer:

comentário(s)