Programação do Cine CPFL exibe dois filmes premiados nesta semana

“Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual” e “As Duas Irenes” terão sessões entre os dias 15 e 16/11, respectivamente, com entrada gratuita

Dois longas-metragem de estreia de seus diretores – e que mereceram destaque no Festival de Berlim e premiações no Festival de Gramado – estão na programação da mostra "Cinema e Reflexão", do Cine CPFL, em Campinas

A produção argentina “Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual”, com sessão no feriado de quarta-feira (15), dirigida por Gustavo Taretto, dá prosseguimento ao ciclo dedicado a obras que tematizam questões ligadas às cidades. Já o brasileiro “As Duas Irenes” (foto), que será exibido na quinta-feira (16), integra a chamada ‘sessão do realizador’, voltada a filmes inéditos ou recém-lançados e traz a Campinas o diretor Fábio Meira, a atriz Isabela Torres e a produtora Diana Almeida.

Mais sobre os filmes

“Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual” (“Medianeras – Buenos Aires en la Era del Amor Virtual”, uma coprodução Argentina/Espanha/Alemanha, de 2011) focaliza dois jovens, seres solitários que moram na cidade de Buenos Aires e têm dificuldades em se relacionar com o mundo. Por mais que sempre se cruzem nas ruas, nunca se viram. Na busca de alguém que os compreenda, eles afogam mágoas e alegrias. O filme foi vencedor do prêmio do público da mostra Panorama no Festival de Berlim e, na competição latina no Festival de Gramado, foi eleito como melhor filme e melhor direção, tendo conquistado ainda o prêmio do público. No elenco estão Javier Drolas, Pilar López de Ayala e Inés Efron. O diretor Gustavo Taretto realizou em 2014 seu segundo longa-metragem, “Las Insoladas”. 

"As Duas Irenes” (Brasil, 2017, 89 min, 14 anos) é uma obra protagonizada por uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior brasileiro. Ela descobre que o seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome que ela – Irene. Ela então começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto também é feito também de segredos e mentiras. A produção foi vencedora do prêmio de melhor filme de estreante e melhor fotografia na competição ibero-americana do Festival de Guadalajara, no México. Acumulou ainda os prêmios de melhor roteiro, melhor ator coadjuvante, melhor direção de arte e prêmio da crítica no Festival de Gramado. O elenco é liderado por Isabela Torres, Priscila Bittencourt e Marco Ricca.

O ciclo sobre cidades da mostra "Cinema e Reflexão" prossegue nas próximas semanas com títulos assinados por Bernardo Bertolucci (“Os Sonhadores”), Paolo Sorrentino (“A Grande Beleza”), Jia Zhangke (“As Montanhas se Separam”), Eliane Caffé (“Era o Hotel Cambridge”), Fernando Pérez (“Últimos Dias em Havana”), Anita Rocha da Silveira (“Mate- me Por Favor”) e João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo (“Elevado 3.5”).

A curadoria da mostra é assinada por Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho.

Serviço:

Cinema: mostra "Cinema e Reflexão" - "Medianeras" e "As Duas Irenes"
Local: Instituto CPFL. Rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera – Campinas. (19) 3756-8000
Data: 15 e 16 de novembro, respectivamente
Horário: 19h
Entrada: gratuita - com retirada de ingressos a partir das 18h

comentário(s)