O “Berra-Vaca”, bloco tradicional do distrito de Barão Geraldo, deu início nesta sexta (17/02) ao último fim de semana dos blocos que embalam o carnaval de rua da cidade de Campinas. Bem ao estilo do distrito onde está localizado uma das principais universidades do país, a Unicamp, o bloco traz características próprias do lugar e irreverência. Reúne grupos artísticos, gente de teatro, da música, universitários e todo o tipo de pessoa que quiser chegar e participar dessa manifestação bem popular e com identidade local.
Despojado, uma bicicleta alegórica com cabeça de vaca puxa o bloco Berra Vaca, alusão ao grito de carnaval na terra onde o “Boi Falô”, lenda que faz parte do distrito. Segundo a lenda, na época da escravidão, em um dia de sexta-feira santa, o boi teria falado a um escravo que estava na lida: “hoje não é dia de trabalho”.
Nesta sexta, o grupo Maracatucá, grupo de maracatu de Campinas, abriu alas para o Berra Vaca passar. Em concentração, numa praça perto da moradia da Unicamp, o grupo deu início as atividades de carnaval do distrito. O som contagiante dos instrumentos de maracatu e da roda de mulheres que tocam agbê (ou xequerê, instrumento de origem africana feito com uma cabaça e coberto por uma teia de miçangas), veio abençoando o carnaval de rua de Barão Geraldo.
Todos os dias, a partir das 23h, o bloco sai pelas ruas do distrito arrastando centenas de foliões.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74