Atualizado em 17 de fevereiro
O Carnaval 2012 em Joaquim Egídio começa neste sábado (18) com a expectativa de receber cerca de 5 mil foliões por dia, de acordo com os organizadores do evento. As estreitas ruas do charmoso distrito estarão enfeitadas e preparadas para receber os foliões para o Carnaval de rua que há 12 anos faz parte do calendário de Campinas e região.
Em 2011passaram pelo distrito cerca de 16 mil pessoas nos quatro dias de folia. Esta sexta-feira (17) será o último dia da oficina de bonecos e alegorias, e também haverá o último ensaio da bateria.
Durante um mês mais de 30 pessoas da comunidade do distrito passaram pelo Salão Social para confeccionar os bonecos gigantes, as alegorias e o carro alegórico que vai levar uma índia, símbolo do bloco Unidos da Tribo. “Este ano, parte da decoração será suspensa, com luminárias em formato de bonecos e tirinhas coloridas de papel brilhante para dar ainda mais colorido à rua central, onde se concentra a grande festa”, conta Liraucio Fávaro, um dos organizadores.
As quatro noites de Carnaval começam com a concentração na praça central de Joaquim Egídio e circulam pelas ruas do distrito com a bateria formada por moradores, os bonecos gigantes, a bateria e o carro alegórico. (
Veja programação completa dos blocos de rua de Campinas)
Segundo Fávaro, o tema escolhido para este ano foi de mudanças e união. A letra do samba de 2012 destaca a participação ativa da comunidade local, que desde o início incentivou e contribuiu em todos os quesitos: bateria, samba-enredo, decoração, adereços etc. Os compositores do samba são filhos e netos de quem deu início a essa festa. Liraucio já é da terceira geração.
Além do Unidos da Tribo, o Carnaval deste ano ganha o reforço do bloco da Galinhada que sai na tarde de domingo com cerca de 60 integrantes fantasiados de três tipos de galinhas: a caipira, a carijó e a galinha d´angola e será acompanhado pela banda Trem Doido, a mesma que nas quatro noites, quando a bateria parar, vai animar a festa com antigas marchinhas como “Abre Alas”, “Aurora”, “Bandeira Branca”, “Cabeleira do Zezé”, “Cachaça”, além dos tradicionais sambas-enredo.
Na terça-feira (21), último dia de Carnaval, os foliões vão poder se reunir no centro do distrito e se divertir a partir das 16 horas com o bloco
“Concentra Mas Não Sai”. Como próprio nome diz, o bloco fará um tipo de baile na praça com marchinhas e sambas-enredo.
Para Thomaz Alcantara Cavallaro, organizador do evento, a proposta desde o início foi envolver a população e fazer um Carnaval referência na região. “A cada ano apostamos na simplicidade e diversão, já que Joaquim Egídio é conhecido pela simpatia de seus habitantes e pelo charme de suas ruas que remetem à cidade de interior”, completa Thomaz. A festa que cresce a cada ano conta com a colaboração dos comerciantes locais.
Confira a programação
18/02 – Bloco Unidos da Tribo
Horário: 20 horas
Banda Trem Doido (marchinhas e sambas enredo) – após a apresentação do Bloco
19/02 –Bloco da Galinhada
Horário: 16 horas
Bloco Unidos da Tribo
Horário: 20 horas
Banda Trem Doido (marchinhas e sambas enredo) – após a apresentação do Bloco
20/02 – Bloco Unidos da Tribo
Horário: 20 horas
Banda Trem Doido (marchinhas e sambas enredo) – após a apresentação do Bloco
21/02 –Bloco Concentra Mas Não Sai
Horário: 16 horas
Bloco Unidos da Tribo
Horário: 20 horas
Banda Trem Doido (marchinhas e sambas enredo) – após a apresentação do Bloco
Serviço:
Carnaval de Joaquim Egídio
Local: Distrito de Joaquim Egídio – Praça Central
Datas: 18, 19, 20 e 21 de fevereiro
Horário: concentração a partir das 19 horas
Fonte: assessoria de imprensa