Descontração, marchinhas e muito calor marcaram o desfile do bloco Tomá na Banda pelas ruas do Cambuí e Centro de Campinas na tarde deste sábado (17) de Carnaval.
Com o tema deste ano “O Mundo vai Acabar… em Samba!”, uma brincadeira com as profecias apocalípticas para 2012, e muitas marchinhas, a banda puxou aproximadamente três mil foliões, de acordo com a Polícia Militar. A concentração começou no Centro de Convivência por volta das 14 horas e às 17 horas a banda seguiu embalando o público pelas ruas da cidade, com um percurso de aproximadamente 1h30 pelas ruas General Osório, Antônio Cesarino, Benjamim Constant, Francisco Glicério e Conceição. Veja a galeria de fotos e acompanhe a folia!
Há sete anos, a Tomá na Banda passou a contar com um conjunto próprio de músicos. Quinze deles desfilam pelas ruas com os foliões, a pé e sem carro de som, como manda a tradição. Outro conjunto faz dançar, no cruzamento das avenidas Júlio de Mesquita e General Osório, para quem não quer seguir o cortejo. Além do samba próprio, sempre uma sátira, a banda toca essencialmente marchinhas.
Histórico
O tradicional bloco surgiu em uma madrugada de 1985. Na mesa de um bar, no Cambuí, um grupo de amigos, inconformados com a solidão das ruas campineiras às vésperas de Carnaval decidiu que a cidade merecia alguma animação.
Os planos viraram projeto quando o extinto Bar Ilustrada promoveu uma feijoada para arrecadar fundos para a criação de uma banda de Carnaval. “O nome foi escolhido em alusão à maldosa fama de Campinas”, conta Camilo Chagas, presidente da banda. “Uma banda de duplo sentido”, brinca. Na estreia, os carnavalescos contrataram quatro músicos da banda da Polícia Militar para animar a festa, em frente ao Ilustrada.
No fim do espetáculo, já noite alta e as ruas vazias, dez boêmios decidiram que Carnaval não era só aquilo e saíram cantando e dançando pelas ruas do Centro. Quando voltaram ao bar, perceberam que uma pequena multidão, de mendigos e outros frequentadores da madrugada, havia engrossado o cortejo. Estava criada o bloco.