Virada Cultural 2012 em Campinas traz Pitty, Léo Jaime e Mariana Aidar

Shows vão ocorrer na Praça Arautos da Paz, dias 19 e 20 de maio

Atualizada às 18h15

Léo Jaime
, Mariana Aidar e Pitty são as principais atrações musicais da Virada Cultural Paulista 2012, em Campinas, programada este ano para os dias 19 e 20 de maio. A Praça Arautos da Paz, no Taquaral, será o local de realização dos eventos na cidade.

A programação do sábado (19) terá shows de Léo Jaime (anos 80), Mariana Aidar (MPB), Reggae Spirit (reggae), DJ Shetara (música eletrônica) e Autoramas (rock). No domingo (20), a abertura terá a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, e o dia segue com apresentações do grupo Cara Crachá (cultura popular), Dexter e Max B.O. (rap), Legião Urbana Cover, e termina com a cantora Pitty (rock). Os horários ainda serão confirmados e todas as atrações têm entrada gratuita.

Várias cidades da região também vão receber o evento, como Indaiatuba, Jundiaí, Mogi Guaçu, Americana, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste. Também estão na lista Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

A agenda da Virada foi divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura de Campinas na manhã desta sexta (23), que informou ainda que a programação foi anunciada pelo Governo do Estado. Já a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Cultura informou, por meio de uma nota enviada no começo da noite, que "não confirma qualquer atração da Virada Cultural Paulista divulgada até este momento. A programação nas 25 cidades participantes ainda está em fase de definição e será divulgada na próxima semana", ressalta o comunicado. 

Promovido pelo Governo do Estado em parcerias com as prefeituras, o evento terá centenas de apresentações de teatro, dança, música, culturas populares, intervenções urbanas, cinema, literatura, circo, ópera e artes visuais.

Histórico

Paula LimaDepois de ficar dois anos fora do evento, em 2011 Campinas chegou a participar da Virada, mas como a inscrição foi feita fora do prazo, foi necessária uma negociação da administração municipal com a secretaria estadual da Cultura para a realização na cidade. Algumas atrações, como os shows de Paula Lima (veja fotos) e Raimundos (fotos), foram promovidos pelo Governo do Estado, na arena do Centro de Convivência, e também foi organizada uma programação própria, com apresentações de grupos locais. Raimundos

Inspirada na Virada Cultural da capital, a Virada Cultural Paulista teve sua primeira edição em 2007. Naquele ano foram 200 atrações em 10 cidades e o público chegou a 200 mil pessoas. Em 2008 foram 476 atrações, atingindo um público de mais de 738 mil pessoas. Em 2009, a Virada contou com 560 atrações e levou 1 milhão de pessoas para as ruas. Em 2010 chegou a 1,5 milhão. E em 2011, mais de 1000 atrações contaram com um público de 1,7 milhão de pessoas.

Fonte: Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Campinas 

comentário(s)