Confira as dicas do Campinas.com.br para curtir o fim de semana prolongado pelo feriado

Música ao vivo, teatro, dança, atrações para crianças e passeios estão entre as sugestões. Programe-se!

Atualizado em 9 de junho

O fim de semana prolongado pelo feriado de Corpus Christi chega com previsão de chuva e frio, mas para quem vai estar em Campinas e região por estes dias, o Campinas.com.br preparou um roteiro com dicas culturais e de lazer para tirar todo mundo de casa e animar o feriadão.

Além das festas juninas que se espalham pela cidade nesta época, há ainda outras opções, como algumas peças de teatro, inclusive para crianças, música ao vivo em bares, no Sesc e um concerto gratuito em Paulínia,  exposições de arte e até um passeio pela mostra de arquitetura, decoração e paisagismo, a Campinas Decor, que entra na reta final.

Confira as dicas e bom feriado!

Bares - Música ao vivo

Almanaque Café
Na programação de feriado do Almanaque Café, um pouco de tudo: samba, rock, MPB e música pra dançar. Confira a agenda completa.

Serviço:
Almanaque Café. Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo - Campinas. (19) 3249-0014

Delta Blues Bar
Entre os destaques da programação musical do Delta Blues Bar está a banda cover dos Rolling Stones, Let It Bleed, com um show especial em comemoração aos 50 anos do lendário grupo britânico, no sábado (9). Saiba mais.

Serviço:
Delta Blues Bar: Av. Andrade Neves, 2042, Castelo. (19) 3242-8166

Tonico's Boteco

O bar de samba no Centro de Campinas só não tem programação na noite do feriado (7), e no sábado traz rock a la Elvis em uma noite romântica embalada pela proximidade do Dia dos Namorados. Veja a agenda musical.

Serviço:
Tonico's Boteco: Rua Barão de Jaguara, 1.373, Centro. (19) 3236-1664 

Confira outras opções na editoria "Noite"

Mais música - Campinas e região

No Sesc Campinas, no domingo (10), tem show com Sambelétrico, quinteto que faz uma seleção do melhor da música brasileira, influenciado pelo samba, funk e jazz. Às 16h30, também com entrada gratuita.

Também no domingo (10) tem Feijoada Temperada com Samba e a presença ilustre de Leci Brandão e banda, no Clube da Vila Marieta, em Campinas. A festa traz outros grupos convidados locais. 

Em Paulínia haverá um concerto gratuito com os Solistas de Paulínia recebendo o pianista Sergio Melardi como convidado. Também é no domingo, às 18 horas. 

Festa portuguesa

As atrações da Semana Cultural Portuguesa em Campinas terminam neste fim de semana. Haverá festa no sábado e atos solenes no domingo. Veja a programação completa.  

Exposição

Outra boa opção cultural no feriadão é a exposição "Memória e Altar", que reúne as coleções de Arte Africana e Pré-Colombiana do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite, na CPFL Cultura, com entrada gratuita. 

Já No Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC), a exposição “Antropoantro – Em Todos os Lugares” foi aberta nesta quarta-feira (6), e segue até o final desse mês. Reunindo outras três exposições coletivas do grupo Antropoantro, a mostra é a coletânea dos trabalhos produzidos nos últimos 11 anos pelos sete artistas que compõem o coletivo, mais obras de alguns convidados.

O MACC foi dividido em três espaços que reúnem diferentes tempos e temas na exposição. O primeiro traz obras do “Museu do Vazio”, catálogo virtual criado para discussão e registro de obras na ocasião da 28ª Bienal da Arte de São Paulo. Nos outros dois locais, “Hileia – A Floresta”, uma mostra sobre a floresta Amazônica apresentada em outubro do ano passado em Madrid, ocupará os espaços.

O Museu está aberto de terça a sexta, das 9 às 17 horas. No sábado, das 9 às 16 horas, e aos domingos e feriados, das 9 às 13 horas. O MACC fica na Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro. Informações pelos telefones (19) 3236-4716 / (19) 2116-0346.

Teatro e dança

O Teatro do Sesi Campinas traz espetáculo de dança com a renomada Cia. Cisne Negro na sexta (8) e no sábado (9). Já no domingo é a vez da peça "Holoclownsto". A programação do espaço é gratuita.

No Teatro Amil, no Parque D. Pedro Shopping, as opções são, para adultos, o espetáculo "Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo", que estreou na semana passada, e para crianças, "O Soldadinho de Chumbo".

Opções para crianças

Além do espetáculo "O Soldadinho de Chumbo" no Teatro Amil, as crianças também têm outras opções pela cidade, com programação no Sesc Campinas, no shopping Unimart, e na Livraria Cultura do Iguatemi Campinas.

No teatro infantil “Carlito Maia”, no Bosque dos Jequitibás, também há programação com o espetáculo "Voar – onde o longe é perto...", com texto e direção de Walter Rhis. Os espetáculos misturam cantigas de roda, de ninar e lúdicas, brincadeiras, lendas brasileiras e parlendas. No domingo, serão duas paresentações, um pela manhã, às 11h, e outro vespertino, às 15h30. Os preços dos ingressos são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada válida para estudantes, aposentados e educadores).

O teatro infantil Carlito Maia fica dentro do Bosque dos Jequitibás, localizado na Rua Coronel Quirino, número 2, no Bosque, região central de Campinas. Mais informações pelo telefone (19) 3232-5977.

Cinema

Por causa do feriado, as estreias nos cinemas foram antecipadas para esta quinta (7). Portanto, com este tempo chuvoso, pode ser uma boa opção conferir as novidades. Entre elas estão a animação "Madagascar 3", a primeira da franquia em 3D, o drama romântico baseado em uma história real, "Para Sempre", além da pré-estreia da nova ficção científica de Ridley Scott, "Prometheus", também em 3D.

Já o Museu da Imagem e do Som (MIS) oferece três exibições no fim de semana. Na sexta (8), às 19h, o ciclo “Diversidade Cultural – outras linguagens, outros olhares”, traz o filme tailandês “Mal dos Trópicos”, de 2004. No sábado (9), a mesma mostra, é a vez do filme argentino “O Menino Peixe”, de 2009, vencedor de diversos prêmios internacionais, a partir das 16h. No mesmo dia, só que às 19h30, o filme inglês “The Debussy Film”, de Ken Russel, será exibido no ciclo “Música – Cinebiografia”.

Após as exibições são realizados debates sobre os filmes. Todas as atividades são gratuitas. O MIS está localizado na Rua Regente Feijó, 859, no Centro. Informações pelo telefone: (19) 3733-8800 ou pelo e-mail mis@campinas.sp.gov.br.

Passeios

Uma boa opção aos fins de semana é o novo planetário de Campinas, na Vila Antiga. Inaugurado em maio, o espaço traz sessões que duram em média 30 minutos, com projeções de imagens (maioria da Nasa) que levam quem está assistindo a uma verdadeira imersão e contato com o céu. Veja a reportagem completa. O local vai funcionar normalmente no fim de semana, com sessões no sábado e domingo. Os visitantes também têm a opção de almoçar na Vila Antiga.

Para quem gosta de arquitetura, decoração e paisagismo, a Campinas Decor 2012 entra na reta final. O evento vai até dia 17 de junho. Saiba mais.

Na região, o parque Hopi Hari oferece um passaporte com preço especial neste feriadão e ainda sedia o Gay Day, no sábado (9), evento que integra a programação oficial do Mês do Orgulho LGTB de São Paulo.

comentário(s)