Cultura

Exposição Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas chega a Campinas

1 de agosto de 2012

Atualizado em 7 de agosto

Entre os dias 7 de agosto e 6 de setembro, Campinas recebe a exposição Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas. A mostra apresenta 90 peças de campanhas publicitárias veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 50 e foi trazida para o Brasil pela agência de publicidade nova/sb. A agência é a responsável por duas campanhas internacionais do Dia Mundial Sem Tabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS). A exposição pode ser conferida na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de segunda à sexta, entre às 8 e 22 horas, com entrada gratuita. Veja galeria de fotos.

Concebida pelos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor, professores da Universidade de Stanford (EUA), a mostra foi exibida em vários estados americanos e faz parte do imenso acervo do Smithsonian Institution, complexo de museus americanos. A exposição mostra peças com artistas fazendo propaganda para marcas de cigarro, como Frank Sinatra, John Wayne, Ronald Regan, Lucille Ball e Marlene Dietrich. Entre as mais excêntricas, Papai Noel distribui pacotes de cigarro e um bebê dá um conselho para a mãe reforçando a marca de cigarros.

A cada ano a indústria do tabaco aprimora as táticas de convencimento para conseguir novos fumantes, uma vez que a propaganda é proibida em diversos países, como o Brasil, e muitas cidades, como São Paulo, Londres, Nova York e Paris, aumentaram as restrições ao fumo. Para refletir sobre as táticas da indústria tabagista, a agência de publicidade nova/sb trouxe com exclusividade a mostra para o Brasil.

A exposição circula pelo país desde 2009 e foi realizada em cidades como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Na capital paulista, foi recebida na Livraria Cultura, no Catavento Cultural e Educacional, no Instituto do Câncer do Governo do Estado de São Paulo, INCOR, Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Secretaria do Estado da Saúde, e no Rio de Janeiro esteve na Caixa Cultural e na Fundação Oswaldo Cruz. Já em Brasília, ficou em exibição no Congresso Nacional.

Serviço:

Exposição: “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas”
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Campinas. Avenida Brasil, 1220, Jardim Guanabara 
Data: de 7 de agosto a 6 de setembro
Horário: das 8 às 22 horas, de segunda à sexta
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74