Tribunal Regional do Trabalho de Campinas sedia exposição de Élon Brasil

Obras do artista plástico retratam a miscigenação do povo brasileiro e ficam no Espaço Cultural do TRT até 21 de setembro

Os amantes das artes plásticas de Campinas e região terão a oportunidade de conhecer e interagir pela primeira vez com obras de Élon Brasil, renomado pintor carioca que já expôs trabalhos expostos em diversas galerias espalhadas pelo mundo. O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, abre a programação deste segundo semestre trazendo para o Espaço Cultural, 32 pinturas do artista, que ficam em exposição até o dia 21 de setembro.

Autodidata, Élon Brasil nasceu em Niterói (RJ), em 1957. Morava em frente ao mar e cresceu vendo artistas com seus croquis montados na praia em busca de inspiração para pinturas e reproduções de horizontes e pescadores. Ali, aos seis anos de idade, começou a rabiscar seus primeiros crayons. Mestiço, mistura de africano e índio com europeu, Élon Brasil faz de sua história e origem, fontes de inspiração, buscando ressaltar e preservar a cultura brasileira e suas próprias raízes nas pinturas. Em suas obras, que considera alinhadas ao expressionismo realista, Élon retrata a miscigenação do povo brasileiro, índios, negros e africanos.

Os traços foram delineados a partir de sua experiência no convívio com os índios no Xingu, em um período morando na África e nas visitas aos terreiros de umbanda e candomblé em Salvador (BA). A metrópole São Paulo e a floresta amazônica também serviram de inspiração para algumas de suas obras que estão expostas no TRT.

Com telas nos acervos da Pinacoteca do Estado, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, no Museu de Arte de Londrina e no Museum der Kulturen Basel da Basiléia na Suíça, Élon possui extenso currículo com exposições individuais em galerias na Bélgica, Canadá, Estados Unidos (New York e Los Angeles), França, Espanha e Inglaterra. Também lançou em 2008, o livro Élon Brasil – E as nossas Raízes Encantadas, que traz textos e imagens de suas obras. 

Serviço:

Exposição: obras do artista Élon Brasil
Local: Espaço Cultural do TRT da 15ª Região. Rua Barão de Jaguara, 901, 1º Andar - Campinas. (19) 3731-1689
Data: de 21 de agosto a 21 de setembro
Horário: de segunda à sexta, das 12 às 18 horas; sábado, das 10 às 18 horas; domingos, das 14 às 18 horas
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa 

comentário(s)