Programação cultural em Campinas celebra a Consciência Negra

Entre os dois feriados, de 15 a 20/11, haverá exibições de filmes, música, gastronomia, Marcha Zumbi dos Palmares, entre outras atividades

Comemorado na próxima terça-feira, dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra será celebrado em Campinas com diversas atividades culturais neste fim de semana prolongado por dois feriados.

Um encontro de DJs e Samba Rock abre a agenda nesta quinta (15), feriado comemorativo pela Proclamação da República, a partir das 14 horas, na Estação Cultura, no centro da cidade.

A Casa de Cultura Fazenda Roseira também servirá de palco na quinta, a partir das 19 horas, para o pré-lançamento do CD Jongo Dito Ribeiro e para a abertura do “4° Sou África em Todos os Sentidos”, com apresentações culturais, artísticas, exposições, palestras e até um almoço temático "Sabores da Bahia", atividades que se estenderão no local até o dia 2 de dezembro.

Entre as inúmeras atividades propostas para homenagear a comunidade afrodescendente de Campinas, destaque para a Marcha Zumbi dos Palmares, no sábado (17), com concentração a partir das 9 horas, na Estação Cultura, e para a entrega do Diploma de Honra ao Mérito “Zumbi dos Palmares”, com desfile afro, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, além da “Missa Inculturada Afro”, na terça (20). 

Casa de Cultura Andorinhas 

Outro destaque é a 1ª Semana Zumbi dos Palmares, realizada pela Casa de Cultura Andorinhas, como parte das comemorações ao mês da Consciência Negra. Serão diversos eventos culturais no espaço, que vão desde a exibição de filmes como oficinas e apresentações musicais. 

A programação da semana começa também nesta quinta (15), às 14h, com a exibição do filme “Vista Minha Pele”. O longa conta a história de uma menina branca passando por tudo o que passa uma menina negra, tentando vencer da melhor maneira possível o preconceito. Em seguida, será apresentado o documentário “Cultura Negra, Resistência e Identidade Contribuições para a aplicação da lei 10.639/03”. Na sexta-feira (16), haverá a exibição dos filmes “Quilombo – História de Zumbi dos Palmares”, às 10h, e “Besouro”, às 15h. No sábado (17), a atração é o filme infantil “Kiriku e a Feiticeira”, às 10h.

No domingo (18), será exibido novamente o filme “Quilombo – História de Zumbi dos Palmares”, às 15h. Na segunda (19), haverá uma oficina de ritmo afro brasileiro, das 15h às 17h. A programação segue até terça-feira (20), quando se comemora o Dia da Consciência Negra. No encerramento, além da exibição do filme “Quilombo – História de Zumbi dos Palmares” às 14h, o evento trará uma apresentação do grupo Savuru de Teatro e Dança. 

As comemorações do Mês da Consciência Negra em Campinas tiveram início no dia 6 de novembro e se estendem até o dia 2 de dezembro. A proposta das atividades é despertar a reflexão sobre a resistência do negro à escravidão e sua inserção na sociedade brasileira.

Programação:

15/11

Das 14 às 21 horas - Encontro de DJs e Samba Rock
Local: Estação Cultura - Centro de Campinas

14 horas - Filme: Vista Minha Pele e Documentário: “Cultura Negra, Resistência e Identidade Contribuições para a aplicação da lei 10.639/03” 
Local:  Casa de Cultura Andorinhas - Rua Carlos Roberto Gallo, s/n, DIC 1, ao lado do bosque do Dic – Campinas

19 horas - Pré-lançamento do CD Jongo Dito Ribeiro e abertura do “4° Sou da África em Todos os Sentidos”
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira. Avenida John Boyd Dunlop, s/n° - Jardim Ipaussurama – em frente ao campus II da PUC Campinas

16/11

10 horas - Filme: Quilombo – História de Zumbi dos Palmares
15 horas – Filme Besouro 
Local: Casa de Cultura Andorinhas - Rua Carlos Roberto Gallo, s/n, DIC 1, ao lado do bosque do Dic – Campinas 

17/11

09 horas - Concentração da Marcha Zumbi dos Palmares
Local: Estação Cultura - Avenida 20 de Novembro, s/n°, no Centro

10 horas – Filme: Kiriku e a Feiticeira
Local: Casa de Cultura Andorinhas - Rua Carlos Roberto Gallo, s/n, DIC 1, ao lado do bosque do Dic – Campinas

17 e 18/11

Das 10h às 14h - Almoço Temático “Sabores da Bahia”
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira - Avenida John Boyd Dunlop, s/n° - Jardim Ipaussurama – em frente ao Campus II da PUC Campinas 

18/11

15 horas - Filme: Quilombo – História de Zumbi dos Palmares
Local: Casa de Cultura Andorinhas - Rua Carlos Roberto Gallo, s/n, DIC 1, ao lado do bosque do Dic – Campinas 

19/11

16 horas - Roda de Jongo
Local: Estátua da Mãe Preta - Rua Luzitana, em frente à Igreja São Benedito

17 horas - Oficina de ritmo Afro Brasileiro 
Local:  Casa de Cultura Andorinhas - Rua Carlos Roberto Gallo, s/n, DIC 1, ao lado do bosque do Dic – Campinas 

20/11

14 horas - Filme: Quilombo – História de Zumbi dos Palmares
15h40 - Aresentação do Espetáculo do Grupo Savuru: Dançando as Raízes Afro Brasileiras e ainda vivência cultural e poemas Afro
Local: Casa de Cultura Andorinhas - Rua Carlos Roberto Gallo, s/n, DIC 1, ao lado do bosque do Dic – Campinas 

20 horas - Entrega de Diploma de Honra ao Mérito “Zumbi dos Palmares”, com desfile afro
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas - Avenida Engenheiro Roberto Mange, n° 66 – Ponte Preta

20 horas  - Missa Inculturada Afro
Local: Paróquia São Joaquim e Santana - Avenida Zanaga Aboin Gomes, s/n° - Vila União

Serviço:

Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro
Casa de Cultura Fazenda Roseira - Avenida John Boyd Dunlop, s/n° - Jardim Ipaussurama – em frente ao campus II da PUC Campinas
Plenário da Câmara Municipal de Campinas - Avenida Engenheiro Roberto Mange, n° 66 – Ponte Preta
Paróquia São Joaquim e Santana - Avenida Zanaga Aboin Gomes, s/n° - Vila União

1ª Semana Zumbi dos Palmares 
Local: Casa de Cultura Andorinhas. Rua Carlos Roberto Gallo, s/n, DIC 1, ao lado do bosque do Dic – Campinas. (19) 3273-0070 ou 9149-5261
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa da prefeitura de Campinas 

comentário(s)