Cultura

Sesc Campinas terá programação para a Virada Cultural Paulista 2014

28 de maio de 2014

O Sesc Campinas terá uma programação eclética na Virada Cultural Paulista 2014, que engloba música, artes visuais, literatura e dança. O evento ocorre neste sábado (31) e domingo (1º), e, além do Sesc, também haverá atividades culturais no Teatro Castro Mendes, no Largo do Rosário e na Estação Cultura (veja na programação).

Entre atrações de destaque no Sesc estão: Bloco Afro Ilú Oba de Mim, grupo que fará uma apresentação a partir da memória corporal, musical e artística existente em expressões genuínas da cultura popular rítmica afro-brasileira como o candomblé, jongo, maracatu e a ciranda; a Orkestra Bandida, que mostrará um repertório inspirado no Fasil, música de influência árabe praticada principalmente pelos ciganos da Turquia, mas também Egito, Síria, Grécia e Macedônia; o cantor e alaudista Sami Bordokan; as famosas fábulas de La Fontaine, com o grupo Salada Mista, que apresenta um espetáculo em que o narrador, através de manipulação de objetos, brinquedos e por vezes assumindo o papel de um dos personagens, conta várias histórias conhecidas, como “A Formiga e a Cigarra”, “A Lebre e a Tartaruga”, “A Menina e o Leite”,” A Raposa e a Cegonha” e “A Rã Que Queria Ser Gorda Como o Boi”.

Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa no Sesc:

Artes Visuais

Inventando Modas
Exposição de “looks” de moda a partir de lugares imaginários. Estilistas trabalham com a criatividade para propor novas identidades dentro do universo da moda, utilizando referências contemporâneas e históricas. A mostra tem curadoria e concepção de Julia Guglielmetti, da grife paulistana Gralias, cuja metodologia de criação envolve a proposição de cidades imaginárias que servem de contexto para a criação de coleções de “looks”. Ilustrações de Paola Saliby.
Data: 31 de maio e 1º de junho
Horário: sábado, das 18h às 22h; domingo, das 9h30 às 18h

Dança

Bloco Afro Ilú Oba de Mim
A apresentação se desenvolve a partir da memória corporal, musical e artística existente no candomblé, no jongo, no maracatu e na ciranda, expressões genuínas da cultura popular rítmica afrobrasileira.
Data: 31 de maio
Horário: 18h

Brasil que Canta e Dança
Os índios do Brasil há séculos têm seus rituais dançados e os escravos africanos dançavam ao som de seus instrumentos. Estas danças são preservadas até hoje nas manifestações populares. Nas danças brasileiras nota-se grande diversidade cultural por causa da miscigenação do povo. Diversidade esta trazida para o espetáculo “Brasil que Canta e Dança”. Com Inimar dos Reis.
Data: 31 de maio
Horário: 20h

Música

Orkestra Bandida
Liderada pelo multi-instrumentista Mário Aphonso III, o grupo apresenta seu repertório inspirado no Fasil, música de influência árabe praticada principalmente pelos ciganos da Turquia, mas também Egito, Síria, Grécia e Macedônia.
Data: 31 de maio
Horário: 21h

A Corda da Alma – Sami Bordokan
De origem libanesa, o cantor e alaudista Sami Bordokan resgata a cultura de seus ancestrais em um concerto de música árabe clássica executado em “Takhat Charkie” (orquestra tradicional oriental), com Cláudio Kairouz (qanoun) e William Bordokan (derbaki). Apresenta peças clássicas árabes instrumentais e cantadas, temas folclóricos, e composições próprias permeadas por improvisações inusitadas.
Data: 1º de junho
Horário: 16h

Literatura

Sarau Plural
Sarau é um encontro de amigos que se reúnem, geralmente à noite, para falar sobre arte. A ideia do Sarau Plural é adaptar o formato tradicional de um Sarau para que pais e filhos possam participar juntos de um evento que será uma verdadeira festa das palavras, dos sons e da diversidade. Com Elaine Guarani, Augusto Fligialli e André Perine.
Data: 1º de junho
Horário: 11h

Baú de História

Fábulas de La Fontaine
La Fontaine é famoso por suas histórias infantis que estão em nossas vidas há muitos e muitos anos. Apresentado pelo Grupo Salada Mista, o narrador através de manipulação de objetos, brinquedos e por vezes assumindo o papel de um dos personagens conta várias das histórias que conhecemos resgatando ensinamentos através do conto lúdico com “A Formiga e a Cigarra”, a “Lebre e a Tartaruga”, “A Menina e o Leite”, “A Raposa e a Cegonha”,” A Rã que queria ser gorda como o Boi” e muitas outras. Com o Grupo Salada Mista.
Data: 1º de junho
Horário: 14h

Oficina – Palavrear
Bilboquê ou Emboca-Bola
O Bilboquê é um misto de jogo e brinquedo que teve origem na França há 400 anos. Também conhecido como emboca-bola, as crianças exercitam as habilidades ligadas ao movimento das mãos, cuja bola presa por um fio, deve ser encaixada no suporte. Com Vera Campaner.
Data: 1° de junho
Horário: 15h

Workshop

Workshop – Um Encontro com a Música Árabe
Encontro musical que tem como objetivo o entendimento e compreensão do que é a música árabe clássica, num enlace histórico e cultural que vai desde o período pré-islâmico (por volta de 500 A.C) até os dias atuais. Com Sami Bordokan.
Data: 1º de junho
Horário: 10h30

Serviço:

Virada Cultural Paulista 2014
Local: Sesc Campinas. R. Dom José I, 270 / 333, bairro Bonfim – Campinas. (19) 3737-1500
Data: 31 de maio e 1º de junho
Horário: sábado das 18h às 22h; domingo, das 9h30 às18h
Entrada: gratuita

VEJA AINDA:

Programação completa e informações sobre as atrações da Virada em Campinas

Evento gastronômico integra a Virada Cultural em Campinas

Virada Cultural terá mais uma edição do Passe Lazer em Campinas

Como fica o transporte e o trânsito na Virada Cultural em Campinas

Virada Cultural Paulista 2014: ingressos para palcos internos serão distribuídos com antecedência

Região: Programação em Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Santa Bárbara D’Oeste    

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74