Obras de artista com Parkinson estão expostas no Ciesp-Campinas

Vernissage da mostra "Vibrações", com trabalhos de Alcides Maiorino Filho, ocorre neste sábado (13), às 19h

Exposição de artes CampinasO espaço das artes do Ciesp-Campinas recebe neste mês de junho a exposição "Vibrações", do artista Alcides Maiorino Filho. A vernissage ocorre neste sábado (13), das 19h às 20h30, e a mostra poderá ser visitada até o final do mês.

"Vibrações" traz 14 telas e três esculturas. O artista retomou sua vocação para as artes após o surgimento precoce da Doença de Parkinson, aos 45 anos. 

Aos dez anos de idade, Alcides Maiorino Filho revelou a sua aptidão para as artes, ao tocar piano e violão. Formado em Economia, atuou durante vários anos como executivo de finanças de uma empresa multinacional, até receber o diagnóstico da doença. Em seguida, descobriu seu talento para a pintura e escultura

Autodidata por excelência, passou a desenvolver técnicas em nanquim, acrílico, guache, grafite, crayon, pastel, óleo e outras especiais de sua própria autoria. Nas suas telas, com traços e cores, às vezes fortes, em outras sutis e suaves, Alcides expressa os estilos impressionista, expressionista e contemporâneo.

As três esculturas que estarão no Espaço das Artes, "O Pensador", "Forma de Mulher" e "Ilha de Páscoa", são confeccionadas em concreto celular, que é um material semelhante a pedra-pome, industrializado e utilizado pela construção civil.

Com mais de mil obras realizadas, inclusive algumas com colecionadores no exterior, ele mostra, através da arte, a sua superação e paixão pela vida. 

"Para nós que temos a Doença de Parkinson, a exposição de Alcides no Espaço do Ciesp-Campinas é motivo de muita alegria, porque nos possibilita mostrar para a comunidade, mesmo com a doença, o que somos capazes de realizar", afirma Omar Abel Rodrigues, presidente da Associação Campinas Parkinson (ACP).

Serviço:

Exposição "Vibrações" - de Alcides Maiorino Filho
Local: Espaço das Artes do Ciesp-Campinas. Rua Padre Camargo Lacerda, 37, bairro Bonfim - Campinas. (19) 3743-2200
Data: vernissage - 13/06 / visitação - até 30/06
Horários: vernissage - das 19h às 20h30 / visitação - das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta
Entrada: gratuita

comentário(s)