Cultura

Festival Etapa, em Valinhos, reúne grandes nomes da música brasileira

19 de agosto de 2015

Atualizado em 25 de agosto

Um time do primeiro escalão de músicos brasileiros compõe a 9ª edição do Festival Etapa de Música de Arte (FEMA), em Valinhos, em dois fins de semana de apresentações: de 21 a 23 e de 28 a 30 de agosto. Nos dois domingos, a entrada será gratuita. Os ingressos estão à venda, com renda 100% revertida para a instituição Aliança Beneficente Universitária São Paulo (ABEUNI), e um dos shows já está com os ingressos esgotados.

O show “Café no Bule”, atração do sábado (29), não terá mais a participação de Naná Vasconcelos, conforme anunciado anteriormente, impossibilitado por problemas de saúde. Mesmo assim, Paulo Lepetit e Zeca Baleiro, parceiros no projeto, sobem ao palco mostrando a diversidade de sons e ritmos, que estarão presentes através de samplers das percussões executadas por Naná na gravação do CD. No show, Paulo Lepetit (voz, baixo, u-bass e violão) e Zeca Baleiro (voz, violão, guitarra e ukulele), contarão com a participação de Adriano Magoo (teclados, acordeon, sampler e vocais). 

O evento também terá a presença os filhos de dois de grandes nomes da cultura brasileira: Marcel Powell, de Baden Powell, e Danilo Caymmi, de Dorival Caymmi; os originais arranjos do pianista Túlio Mourão para músicas dos Beatles; o bandolinista Hamilton de Holanda e o emblemático pianista e compositor Antônio Adolfo.

“Chegamos ao 9º ano do Festival Etapa e, como nas edições anteriores, a preocupação é com a qualidade da programação, que busca trazer para a cultura da Região Metropolitana de Campinas, um painel do que há de melhor na música brasileira, mesclando gêneros, estilos e gerações”, afirma o curador Luiz Amaro.

Mais sobre os artistas

Hamilton de Holanda

O Festival terá abertura de Hamilton de Holanda Trio. O bandolim do músico será acompanhado por Thiago da Serrinha (percussão) e André Vasconcellos (baixo acústico). Filho de pernambucanos, Hamilton de Holanda nasceu no Rio de Janeiro, mas em seguida sua família, repleta de músicos, mudou-se para Brasília. Desde pequeno participava de rodas de samba e choro em sua casa. Apesar da formação clássica e da base musical no samba e no choro, Hamilton também foi influenciado pela cena rock de Brasília e chegou até a tocar baixo em uma banda. Seu ouvido apurado também apreciava MPB e jazz. “Essa mistura foi definitiva na minha formação”, diz. Hamilton já dividiu palcos e estúdios com Maria Bethânia, Ivan Lins, João Bosco, Seu Jorge, John Paul Jones (Led Zepellin), Chucho Valdes, Richard Bona, Winton Marsalis, Bella Fleck, Buena Vista Social Club e Cesária Évora, por exemplo. Recentemente, teve diversas obras lançadas na Alemanha. 

Danilo Caymmi

Nascido em uma das famílias mais musicais do Brasil, o filho de Dorival Caymmi e Stella e irmão de Dori e Nana, Danilo irá revisitar composições próprias e clássicos do pai, acompanhado pelo violão de Flávio Mendes. Danilo começou a atuar como flautista e compositor nos anos 1960. Com “Andança”, obteve em 1968 o terceiro lugar no Festival Internacional da Canção da TV Globo. No ano seguinte emplacou o sucesso “Casaco Marrom”, parceria com Guarabira e Renato Correia. Trabalhou com sua família, com Edu Lobo, e em 1973, lançou um disco com músicas de sua autoria.

Na década de 1980 passou a integrar a banda de Tom Jobim, acompanhando o maestro por 10 anos em suas turnês mundo afora. Já no final da década foi contratado pela TV Globo para compor trilhas para séries e minisséries da emissora. Em 2013 gravou com Nana e Dori o CD “Caymmi”, em comemoração aos 100 anos do nascimento de Dorival Caymmi.

Túlio Mourão

O pianista, compositor Túlio Mourão traz para o Etapa o projeto “Come Together – Túlio Mourão Plays Beatles”, em que apresenta abordagens originais das composições do quarteto inglês, acompanhado por Vagner Faria (baixo) e Edivaldo Izo (bateria). A sua diversidade artística o levou do rock dos Mutantes às partituras barrocas do filme “O Viajante”, das Congadas de Minas ao free jazz de “Panis Angelicus”, orquestrada para Milton Nascimento, e aos tambores ancestrais de Mandinga.

Túlio se multiplica em instrumentista, arranjador, produtor de discos e diretor musical de eventos. Trabalhou com grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Fagner, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Belchior, Paulo Moura, Zezé Mota e muitos outros. Entre os vários discos gravados com Milton Nascimento destaca-se “Nascimento”, álbum vencedor do Grammy. Túlio acompanhou Milton de 1988 a 2000 em gravações e shows no Brasil e no exterior. De 2002 a 2004 foi responsável pela direção artística do Festival Internacional “Tudo É Jazz”, que se realiza em Ouro Preto. Túlio também produz e apresenta programas sobre música instrumental para a Rede Minas de Televisão. 

Marcel Powell

Baden Powell, um dos maiores nomes do violão brasileiro e todos os tempos, deixou dois filhos que herdaram sua musicalidade. Um deles, Marcel Powell, começou na música estudando violino, mas, encantado com o instrumento que o pai tocava, acabou enveredando pelo caminho paterno e recebeu dele instrução e assistência dos nove aos 18 anos. Com 15 anos de idade, Marcel gravou com o pai e o irmão Philipe Baden, ao piano, os CDs “Baden Powell e filhos” e “Suíte Afro-brasileira”, este último lançado apenas no Japão. 

Seu primeiro disco individual chamou-se “Samba Novo” e teve participações de outros filhos de pais ilustres, como Diogo, filho de João Nogueira; Cláudia, filha de Sylvia Telles; e Ana Martins, filha de Joyce, além do grande percussionista Marcos Suzano. Com seis álbuns lançados ao longo de sua carreira, o instrumentista de 32 anos faz neste espetáculo uma homenagem ao seu pai Baden, com releituras de composições como Berimbau, Samba em Prelúdio, Astronauta e Tempo Feliz, entremeadas com histórias de suas experiências pessoais com o pai e mestre. 

Projeto “Café no Bule”

Esta edição do Festival marca a estreia nacional do projeto “Café no Bule”, com show e lançamento de CD realizado pelo trio formado por Naná Vasconcelos, Zeca Baleiro e Paulo Lepetit. Naná Vasconcelos não participará mais do show por motivos de saúde. O músico Magoo (sanfona e teclados) também compõe o grupo na apresentação. Os ingressos para este show já estão esgotados.

Naná, um dos mais importantes percussionistas do mundo; Zeca, autor e cantor de grande sucesso popular; e Lepetit, baixista, compositor, arranjador e produtor, se juntaram neste projeto, que será levado também para palcos internacionais. 

Antonio Adolfo

Nome emblemático da música brasileira, Antonio Adolfo traz para o show os músicos Márcio Bahia (bateria) e Bruno Aguilar (baixo). 

Pianista, arranjador, produtor e educador, cresceu em uma família musical no Rio de Janeiro. Estudou no Brasil, Estados Unidos e França e teve como professores, entre vários outros, Guerra-Peixe e Eumir Deodato. 

Durante a década de 1960, a partir de sua estreia com Carlos Lyra no Teatro de Bolso e com Leny Andrade no Beco das Garrafas, passou a atuar com seu próprio trio, participando de shows de bossa nova e jazz pelo Brasil. Excursionou com diversos cantores e cantoras, tais como Leny Andrade, Carlos Lyra, Flora Purim, Wilson Simonal, Elis Regina e Milton Nascimento. Compôs músicas como “Sá Marina”, “Teletema”, “Juliana” e “BR 3”, que alcançaram grande sucesso e foram gravadas por artistas como Elis Regina, Wilson Simonal, Maysa, Sérgio Mendes, Stevie Wonder, Herb Alpert, Earl Klugh e Dionne Warwick.

Foi vencedor, juntamente com seu parceiro Tibério Gaspar, do Festival Internacional da Canção em 1970. Como músico, arranjador e produtor musical gravou com alguns dos nomes mais importantes da música brasileira, além de ter lançado 26 álbuns próprios. Como educador, criou em 1985, no Rio de Janeiro, o Centro Musical Antonio Adolfo, que acaba de completar 30 anos de existência e hoje tem mais de 1300 alunos. Lançou sete livros didáticos no Brasil e dois no Exterior. Antonio Adolfo vive, atualmente, nos Estados Unidos. 

Programação

21/08 – 20h: Hamilton de Holanda Trio
22/08 – 20h: Danilo Caymmi
23/08 – 19h: Túlio Mourão Trio (entrada gratuita)
28/08 – 20h: Marcel Powell
29/08 – 20h: Paulo Lepetit, Zeca Baleiro e Magoo (ingressos esgotados)
30/08 – 19h: Antonio Adolfo Trio (entrada gratuita)

Serviço:

9º Festival ETAPA de Música de Arte
Local: Teatro ETAPA. Av. Dr. Antônio Bento Ferraz, 95 – Valinhos
Data: 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de agosto
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). 20% de desconto para compra de 4 ou mais ingressos de no mínimo 2 apresentações do festival. Venda limitada a 4 ingressos por apresentação por pessoa. Promoção não válida para meia-entrada. Entrada gratuita para os shows dos dias 23 e 30 de agosto. Retirada de ingressos uma hora antes do início das apresentações, na bilheteria. Ingressos esgotados para o show do dia 29 (Naná Vasconcelos, Paulo Lepetit e Zeca Baleiro)
Estacionamento: gratuito
Pontos de venda sem taxa de conveniência:
ETAPA Av. Dr. Antônio Bento Ferraz, 95 – Valinhos
FNAC Parque D. Pedro Shopping. Av. Guilherme Campos, 500 – Campinas
Pela internet: Ingresso Rápido
Classificação etária: 10 anos 

Fonte: assessoria de imprensa 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74