Bailarina Jussara Miller encena o solo de dança “Corpo Sentado” em Campinas

Espetáculo terá apresentação gratuita neste sábado (25), no teatro Castro Mendes, às 20h. Artista ainda ministra oficina, também gratuita, em Barão Geraldo

dança corpo sentado campinas teatro castro mendesAssinado pela premiada bailarina e coreógrafa Jussara Miller, o solo de dança “Corpo Sentado” será apresentado neste sábado (25), às 20h, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas. A entrada é gratuita.

O espetáculo é amparado por diversas 'muletas' tecnológicas, entre as quais as redes sociais e as inúmeras ofertas do universo televisivo, "onde a cultura contemporânea tende a silenciar os movimentos das pessoas". Ao perceber tal situação, a bailarina resolveu dar um grito de alarde e fazer uma provocação para acordar esse tal sedentarismo.

O solo trata de um corpo contemporâneo fixado, abandonado, acomodado, sedentário e estático. Muitas vezes, é claro, alimentado pela gama de informações e viagens oferecidas pelas telas da tevê, do computador e dos celulares de última geração. A remontagem continua a refletir a cultura atual do não movimento, mas sem oferecer um juízo maniqueísta de valores ou moralista. Por isso, não busca dar respostas ao ‘corpo sentado’ do espectador, mas provocar uma reflexão. Instigar e causar sensações.

A primeira versão de “Corpo Sentado” nasceu há 10 anos como experimento prático de dissertação de mestrado de Jussara, defendida no Instituto de Artes da Unicamp. Na época, o resultado, além da conquista do título de mestre, foi o solo e a publicação do livro “A Escuta do Corpo”. Em comemoração aos 15 anos do Salão do Movimento, espaço de investigação de dança fundado pela bailarina, em Campinas, Jussara resolveu conduzir o espetáculo novamente à cena. 

Oficina

Ministrada pela própria Jussara Miller, a oficina gratuita “A Escuta do Corpo” ocorre no sábado (25), das 10h às 12h, no Salão do Movimento, em Barão Geraldo. O encontro é direcionado a bailarinos, atores e pessoas interessadas na pesquisa do movimento, a partir de 15 anos. Não é preciso ter experiência anterior em dança. Ao todo, serão oferecidas 15 vagas por ordem de inscrição.

"Será trabalhado a improvisação em dança com enfoque na escuta do corpo, contextualizando o corpo presente a partir do referencial somático com a prática da Técnica Klauss Vianna”, destaca Jussara.

Serviço:

Dança: “Corpo Sentado”
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes. Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Campinas. (19) 3272-9359
Data: 25 de junho
Horário: 20h
Entrada: gratuita

Oficina “A Escuta do Corpo”
Local: Salão do Movimento. Rua Abílio Vilela Junqueira, 712, Guará, Barão Geraldo – Campinas
Data: 25 de junho
Horário: das 10h às 12h
Inscrições: gratuitas

Foto: Christian Laszlo (divulgação)

comentário(s)