Cultura
Projeto de moda envolvendo jovens e idosas terá desfile e exposição no MIS Campinas
Publicado em 24 de agosto de 2016

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas recebe nesta quinta-feira (25), às 19h30, o desfile que inaugura a exposição do projeto “Memórias Vestidas”, responsável por reunir, no último mês, idosas e jovens em oficinas gratuitas de criação de moda. Ao longo de dez encontros, as alunas dedicaram-se à reconstrução histórica e poética de trajes marcantes na história das participantes, que agora serão expostos ao público.

O nome do projeto, que é produzido pelo VID Estúdio Criativo, com financiamento do ProAC de Artes Integradas, aponta, poeticamente, para seu objetivo: vestir memórias. O público-alvo, a princípio, era de idosos, mas o interesse manifestado por jovens acabou por abrir o projeto à interação entre diferentes gerações, que se encontraram no compartilhamento de memórias e de noções de modelagem, desenho e costura.

Maria Margonaro Rodrigues, de 78 anos, participou da oficina ao lado da neta, Iara Silva Rodrigues, de 18 anos. Revisitando memórias de quando conheceu seu marido – e avô de Iara -, seu Wenceslau, ela reconstruiu um vestido nos moldes dos que ela usava na época em que se apaixonou. “Foi extraordinário resgatar uma memória tão distante, de mais de 57 anos atrás, que marcou muito a minha vida”, declara Maria. “E poder deixar para a minha neta essa raiz, que é a costura. Ela vai seguir em frente, tenho certeza”, diz, emocionada. “Essa experiência de ouvir um pouco da história de amor dela e ver o vestido sair do papel enquanto trabalhávamos juntas não tem preço, vou guardar essa memória comigo para o resto da vida”, afirma Iara, cujo projeto reconstruiu uma roupa da infância.

As roupas criadas por neta e avó fazem parte de uma coleção de 13 trajes, realizados por onze participantes, entre jovens e idosos, de diferentes épocas. No desfile, os próprios participantes desfilam suas criações, que estarão abertas à visitação até 22 de setembro, em exposição no próprio MIS, onde ocorreram as oficinas.

O projeto foi concebido e realizado pelas figurinistas e Anna Kühl e Aline Barbosa. “Um dos pontos altos desse projeto foi a convivência entre diferentes gerações, que têm muito a trocar. Os jovens, com a energia e a disposição para a pesquisa, a familiaridade com a internet, ao lado de idosos preenchidos de histórias, memórias e uma habilidade para a costura lapidada pelo tempo e pela experiência”, declara Anna. “E agora chega um novo momento importante, que é abrir espaço para que eles compartilhem com o público essa produção”, finaliza Aline.

Serviço:

Abertura e desfile no MIS: projeto “Memórias Vestidas”
Local: Museu da Imagem e Som de Campinas (MIS). Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas. (19) 3733-8800
Data da abertura e desfile: 25 de agosto
Horário 19h30 

Exposição “Memórias Vestidas”
Local: Museu da Imagem e Som de Campinas (MIS). Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas. (19) 3733-8800
Data: de 25 de agosto a 22 de setembro
Horários de visitação: terça a domingo, das 9h às 20h
Entrada: gratuita

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura