Ópera "O Elixir do Amor" é atração gratuita no Theatro de Paulínia

Com mais de 100 integrantes, produção envolve a Sinfônica da Unicamp, Ópera Estúdio Unicamp, Coro Contemporâneo e Coral Zíper na Boca, entre os dias 8 e 11/09

ópera cômica O Elixir do Amor apresentações teatro de paulinia campinassA ópera cômica "O Elixir do Amor", de Gaetano Donizetti (1797-1848), conhecida, entre outros trechos, pela expressiva ária "Una Furtiva Lacrima", será apresentada no Theatro Municipal de Paulínia, de 8 a 11 de setembro, com entrada gratuita. No elenco estão reunidos mais de 100 integrantes com participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Ópera Estúdio Unicamp, Coro Contemporâneo e Coral Zíper na Boca (foto abaixo). As récitas, com regência de Cinthia Alireti e direção cênica de Cleber Papa, integram as comemorações dos 50 anos da Unicamp. Na direção geral e coordenação do projeto, Angelo José Fernandes.

Escrita às pressas, em um período de seis semanas, “O Elixir do Amor”, levada em dois atos e com libreto de Felice Romani, estreou no Teatro della Canobbiana de Milão, na Itália, em 12 de maio de 1832. Foi a ópera mais montada na Itália no período de 1838-1848, tendo se mantido continuamente no repertório internacional. "Trata-se, sem dúvida, de uma das óperas mais populares de Donizetti, memorável, sobretudo, pelo fluxo quase ininterrupto de belas melodias que encantam o público em geral", analisa Angelo Fernandes.

Coral Zíper na Boca ópera Elixir do Amor Theatro de Paulínia"O Elixir do Amor" dá continuidade a parceria entre o Ópera Estúdio Unicamp, formado por alunos do curso de música da universidade, e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, que já realizou as óperas do compositor W. A. Mozart, “A Flauta Mágica” (2013), “As bodas de Fígaro” (2014), “Don Giovanni” (2015) e “O Empresário” (2016).

O destaque é a participação especial e a experiência do baixo barítono Pepes do Valle que não só atua como cantor convidado, como também tem participado de forma ativa de todo o processo de montagem, auxiliando o elenco formado por alunos da Unicamp em suas funções.

Serviço:

Ópera "O Elixir do Amor"
Local: Theatro Municipal. Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551, Parque Brasil 500 - Paulínia. (19) 3933-2140
Data: 8 a 11 de setembro
Horários: de quinta a sábado, 20h; domingo, às 18h
Entrada: gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro duas horas antes do início dos espetáculos

Foto: Helyana Manso (divulgação)
Fonte: assessoria de imprensa 

comentário(s)