Sinfônica de Campinas faz concerto em Vinhedo para comemorar 10 anos do Teatro

Apresentação nesta sexta-feira, 30/09, terá regência do maestro Victor Hugo Toro e participação do solista Jairo Wilkens. A entrada é gratuita

Maestro Victor Hugo Toro Sinfônica de Campinas concerto Vinhedo músicaPara comemorar os 10 anos do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, de Vinhedo, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta no espaço cultural na sexta-feira, dia 30 de setembro, às 20h. A entrada é gratuita. O concerto, com regência do maestro Victor Hugo Toro (foto à esq.), recebe o solista o clarinetista da Sinfônica, Jairo Wilkens (foto abaixo).

A apresentação tem início com a abertura da ópera "Armida", escrita em três atos por J. Haydn, segue com o “Concerto nº 1 em Fá menor, op. 73”, de Carl Maria von Weber, e encerra com a “Sinfonia n° 41 em Dó Maior, K. 551”, “Júpiter”, considerada a sua mais grandiosa sinfonia, aquela que abriria definitivamente as portas para o Romantismo musical do século seguinte.

Jairo Wilkens músico clarinetista Sinfônica CampinasO solista Jairo Wilkens, natural de Vigia (Pará), iniciou seus estudos de clarinete em 1990 na Escola de Música da Banda União Vigiense (PA). É bacharel em Clarinete pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Recebeu mais de 15 primeiros prêmios nacionais e internacionais em concursos de música de câmera e solista, dentre eles, “Melhor Instrumentista Erudito de 2001- categoria Sopros” um prêmio para os melhores da música no estado do Paraná; único clarinetista finalista do Prêmio Icatu-Hartford de Artes 2001; “II Concurso Jovens Solistas - Orquestra Sinfônica do Paraná (2001 - Curitiba); “I Concurso Jovens Solistas Maestro Eleazar de Carvalho - categoria Sopros” (2002 - São Paulo); IV Concurso Nacional de Música de Câmera “Henrique Niremberg” da Academia Nacional de Música (2004 - Rio de Janeiro); Artist Presentation Society (2008 – EUA).

Atuou como solista com a Orquestra Rádio Cultura (SP), sinfônicas de São Bernardo, Paraná, Londrina, MU Jazz Band e Camerata Antiqua de Curitiba. Foi artista convidado “Guest Artist” a se apresentar no ClarinetFest 2008, ClarinetFest 2010 e ClarinetFest 2014 promovido pela International Clarinet Association nos EUA. De 2009 a 2012 atuou como principal clarinete na Orquestra da Universidade Estadual de Londrina e atualmente ocupa a posição de solista-especial – assistente de principal e requinta na Orquestra Sinfônica de Campinas (SP).

Atualmente mantém intenso trabalho de música de câmara com a pianista Clenice Ortigara com quem gravou o seu primeiro CD “Obras Brasileiras para clarinete e piano” realizando concertos no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. O primeiro CD solo do artista, intitulado “Clarinete Solo Brasileiro”, traz um panorama da mùsica moderna e contemporânea erudita brasileira para clarinete solo.

Serviço:

Concerto Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Local: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. Rua Monteiro de Barros, 101, Centro - Vinhedo. (19) 3826-2821
Data: 30 de setembro
Horário: 20h
Entrada: gratuita. Os ingressos serão retirados com uma hora de antecedência ao concerto, na bilheteria do Teatro

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas

comentário(s)