Observatório Municipal de Campinas retoma atividades no fim de janeiro

Espaço localizado em Joaquim Egídio abre ao público a partir do dia 29/01, sempre aos domingos, das 17h às 21h

Observatório Municipal de Campinas O Observatório Municipal de Campinas "Jean Nicolini", localizado no Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, permanece fechado neste início do ano para a manutenção dos telescópios. As atividades retornam no dia 29 de janeiro e o local fica aberto ao público somente aos domingos, das 17h às 21h. Durante a semana funciona mediante agendamento prévio de grupos.

Inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas, foi o primeiro observatório municipal do Brasil, pioneiro na oferta de ação educativa regular.

O espaço possui três telescópios, sendo o maior o modelo americano Cassegrain com 600mm de abertura, instalado sob cúpula motorizada. Abriga ainda o maior astrógrafo do país (telescópio fotográfico usado em astrofotografia).

As sessões de observação são frequentemente combinadas com ações culturais.

Serviço:

Observatório Municipal de Campinas "Jean Nicolini"
Local: Estrada das Cabras, s/n, Monte Urânia, Joaquim Egídio - Campinas.
Horário de funcionamento: a partir do dia 29 de janeiro, aberto ao público aos domingos, das 17 às 21h. De terça a sexta-feira, atendimento a grupos mediante agendamento pelo e-mail observatorio.municipal@campinas.sp.gov.br
Ingresso: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Aos domingos, desconto de 50% para professores e estudantes; isenção para pessoas acima de 65 anos.

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas

comentário(s)