Diversos eventos estão na programação do fim de semana na Estação Cultura

Espaço em Campinas sedia "Boteco na Estação", encontros de ferromodelismo e de miniaturas, além de teatro, música, dança, oficina, cinema e exposições

Boteco na Estação Cultura Campinas música teatro exposição dança

A Estação Cultura, em Campinas, terá uma programação bastante diversificada neste fim de semana, dias 19, 20 e 21 de maio. Além do "Boteco na Estação", espaço cultural ainda sedia o encerramento do projeto “EmPodera!”, com exibições de curtas, dança e exposições; uma oficina gratuita de teatro, música e dança; um Encontro de Ferromodelismo; um Encontro de Colecionadores de Miniaturas de Campinas e Região; além de espetáculos de teatro gratuitos na Sala dos Toninhos.

Confira!

19, 20 e 21/05

Teatro na Sala dos Toninhos

A Rede Usina Geradora de Cultura, rede de grupos de teatro que faz a gestão da Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, promove nesta temporada de maio apresentações de três espetáculos montados por alunos de duas escolas de artes cênicas. As sessões ocorrem entre sexta-feira (19) e domingo (21). Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência ao espetáculo e, ao final, o público poderá fazer sua contribuição 'no chapéu' (valor espontâneo).

As temporadas teatrais da Sala dos Toninhos ocorrem sempre nos terceiros fins de semana de cada mês e fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural, sendo promovidas pela Rede Usina Geradora, que atua em gestão compartilhada com a EMCeA – Prefeitura Municipal de Campinas.

Para encerrar a programação, no domingo (21), após o espetáculo, será realizada a festa “Celebrando o Outro Lado”, uma confraternização entre os artistas e o público.

Teatro peça Perdoa-me por me traíres Sala dos Toninhos Estação Cultura CampinasProgramação:

19/05, às 20h – “Perdoa-Me Por Me Traíres” (foto)
Glorinha, uma jovem órfã, criada pelo tio manipulador e pela tia louca, vive dividida entre se entregar aos desejos da adolescência ou obedecer às regras ditadas pelo tio conservador. Com a ajuda de sua melhor amiga, descobre um novo mundo na casa da cafetina Madame Luba, o que desencadeará na revelação de segredos familiares do passado, mudando o rumo de sua vida para sempre e a obrigando a tomar difíceis decisões. Esta é a terceira montagem do grupo que tem origem no Teatro Escola Macunaíma.
Autor: Nelson Rodrigues / Grupo: Cia ECO / Direção: Rodrigo Polla / Indicação: 14 anos / 75 minutos.

20/05, às 20h – “Artaud Mentado” 
O grupo teve seu início junto ao curso de Formação profissionalizante em Artes Cênicas da Escola de Artes Augusto Boal e essa é a sua terceira montagem. O espetáculo "Artaud Mentado" trás uma seleção de textos e cartas do ator, poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud, onde problematiza o ato da criação poética, a gênese e a formalização do pensamento; desta forma, por meio de seus destinatários, comunica seu tormento de poeta com toda a sociedade.
Grupo: Benditos Calvos / Direção: Gisele Jorgetti / Indicação: 14 anos / 60 minutos.

21/05, às 18h – “Ai de Tí”
A companhia surgiu no curso de Arte Dramática da Escola de Artes Augusto Boal, em Hortolândia, e em seu espetáculo "Ai de Tí" traz questionamentos que nos mobilizam: O homem ajuda o homem? Por que há guerra? Por que há disputa de poder? Falta de empatia?
Uma crítica a atual realidade social, a partir do estudo da obra teórica de Bertolt Brecht; apresenta cenas ressignificadas de acontecimentos reais observados pelos próprios atores em seus cotidianos e entrecortadas por falas de Brecht, que, sem efeitos cenográficos, foca a politização das cenas, expondo as regras do jogo teatral, centradas nos atores e na música.
Cia Athaurfa / Direção: Gisele Jorgetti / Indicação: 14 anos / 60 minutos.

20/05

Oficina de Teatro Musical

No sábado será realizada uma oficina de teatro, música e dança na Estação Cultura, das 8h às 13h. Os interessados podem se inscrever pela internet. A atividade será ministrada pelos atores do Terraço Teatro e não tem foco em apenas uma atividade cultural. A ideia é trabalhar os três temas abordados (música, dança e teatro) de forma igual e em conjunto para que se fortaleçam como uma única expressão cultural, a do teatro musical.

Durante a oficina, os alunos vão desenvolver técnicas iniciação teatral, musical e de dança que trabalham ritmo, respiração e voz, além de atividades de autoconhecimento do corpo e de estímulo à criatividade e improvisação. O objetivo é despertar a sensibilidade e as intuições que têm a ver com o universo imaginário do teatro. 

Depois das atividades em aula, haverá um último encontro com todos os participantes onde cada grupo fará uma demonstração final de cada atividade e receberão seus certificados de participação.

"Boteco na Estação"

O evento irá receber uma das bandas mais tradicionais da cidade, o Grupo da Serrinha, em uma animada roda de samba.  O "Boteco na Estação", a partir das 13h,  ainda terá participação de DJs, além de cervejas artesanais e comidinhas de bar. 

Encontro de Ferromodelismo em Campinas Estação CulturaEncontro de Ferromodelismo

Também no sábado será realizada a 5ª edição do Encontro de Ferromodelismo da Região de Campinas. O evento reúne aficionados pelo ferromodelismo de todas a idades. Serão 38 expositores que trazem maquetes e produtos para colecionadores. O público ainda poderá visitar a maquete da Associação de Modelismo Ferroviário de Campinas (AMFEC) no local, que tem aproximadamente 300 metros de trilhos assentados com duas linhas principais e quatro pátios de manobra com controle totalmente digital, sendo a única do Brasil que está instalada dentro de uma cabine de controle.

O encontro será realizado das 9h às 17h.

Projeto “EmPodera!”

Projeto Empodera Campinas pontos de cultura Outra atração na Estação Cultura, das 14h às 17h, será o encerramento do projeto “EmPodera!”, que foi realizado em diversos pontos culturais na cidade de Campinas entre os meses de março e abril, realizando diversas ações culturais gratuitas de produção, difusão e formação sobre o empoderamento feminino. 

A programação traz uma sessão de curtas-metragens na "sala do relógio", com exibições dos filmes “Corrente da Beleza”, da diretora e idealizadora campineira Paloma Lopes, além de “Podemulher”, “Janaína Colorida Feito o Céu”, “Diagrama do Útero”, “Luiza” e “No Baile”. Após a sessão dos filmes será realizado uma intervenção de dança, com orientação da artista da dança e arte educadora Cibele Ribeiro, com a música “Triste, Loca ou Má”, da banda campineira Francisco El Hombre, e “Falo”, da banda Carne Doce, na plataforma da estação.

Em seguida, no vagão do trem, será a inauguração da exposição fotográfica, resultado dos ensaios fotográficos realizados durante as oficinas de fotografia do projeto. Para finalizar, haverá o segundo encontro sobre “Empreendedorismo Feminino”, com a mediação da produtora cultural e figurinista Anna Kühl, também na "sala do relógio". Mais informações: projetoempodera.blogspot.com.br.

Exposições

Além da exposição que ocorre no vagão, promovida pelo EmPodera!, as galerias da Estação Cultura recebem obras do artista Fabio Barella, que apresenta intervenções com seu trabalho fotográfico desde 2017. “Até o Momento - Estação Cultura 2017" traz três ensaios: "DWYS2", "Enterrados" e "Cores Interiores", que se interligaram nas instalações.

"DWYS2 - Dancing With Your Self 2" é um trabalho de registro fotográfico utilizando a técnica de múltipla exposição para captar sequências de imagens durante sessões realizadas na escuridão na qual o único estimulo que dirigia os modelos voluntários era a música preferida, de cada um dos voluntários, tocada em um volume muito alto. Já "Enterrados" é um "encaixotamento" de pessoas e seus pertences e oferece ao observador a oportunidade de tentar saber a história e que muitos podem se identificar do fotografado através dos seus objetos particulares. "Cores Interiores" traz um trabalho feito com 4 quatro mulheres utilizando uma alegoria de pintura corporal texturizada. A aspereza aplicada as suas peles remete ao endurecimento causado pelo passar do tempo e experiências vividas. O rosto é revelado intacto e vivo quando se retira as máscaras, remetendo à conservação do eu interior ainda belo.

21/05

40º Encontro de Colecionadores de Miniaturas de Campinas e Região

O CDC (Campinas Diecast Collectors) realiza no domingo, das 8h30 às 14h, a 40ª edição do evento, que recebe, em média, 70 expositores/colecionadores de toda a região e de São Paulo, trazendo suas 40 mil miniaturas, contando com muita variedade, qualidade e raridade.

Ainda na programação do evento será realizada a terceira edição do Concurso de Customização de Miniaturas Campinas Diecast Collectors, para aqueles que, além de curtir a coleção, gostam de exclusividade e usam toda a criatividade para modificar uma miniatura já existente.

Serviço:

Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n - Centro (estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial) – Campinas. (19) 3705-8000

comentário(s)