A Praça da Paz, na Unicamp, vai sediar o “Festival Corredor Cultural” neste domingo (27), das 10h às 16h, com entrada aberta ao público.
O evento engloba uma série de projetos artístico-culturais produzidos nas instituições de ensino superior públicas, distribuídas em cerca de 70 diferentes cidades no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A Unicamp é uma das instituições participantes do projeto, recebendo grupos e promovendo a circulação de produções artístico-culturais da universidade.
O festival contará com atividades o dia inteiro.
Programação:
10h00 – “Chamamento” – Daiane Correia e Matheus Felipe – Unicamp
O trabalho “Chamamento”, da cantora Daiane Correia com o pianista Matheus Felipe, traz a releitura de canções de compositores consagrados do Brasil, Argentina e Peru, dentre os quais, Fito Paez, Susana Baca, Milton Nascimento e Paulinho Nogueira. Com arranjos de Matheus Felipe e textos de Daiane Correia, as canções e poemas tecem poeticamente o repertório. Foi contemplado pelo edital SAE Ação Cultural 2017 do Serviço de Apoio ao Estudante e Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp.
11h00 – Espetáculo: “No Fundo do Baú” – Univ. Fed. Uberlândia
O espetáculo mescla a Commedia dell’Arte e o Teatro de Rua com o charlatanismo e novas tecnologias.
11h00 – Oficina de Malabares – Univ. Fed. do ABC.
Projeto de Cultura Motricidade, Equilíbrio e Malabares da UFABC. A oficina ensinará técnicas básicas de malabares, utilizando claves, aros e bolas.
12h00 – “Nuvens Tormenta” – Anderson Kalt – Unicamp
O projeto “Nuvens & Tormenta” anseia por alargar as fronteiras do que se entende por som, música e ruído através da música eletrônica/eletrôrgânica/eletroacústica. É uma proposta de construções sonoras coletivas em espaços públicos.
14h00 – Banda “Gastos Operários” – Univ. Fed. Lavras
Samba-Soul Maracatuzado Quântico – Somos o que está em perene [des]construção emancipatória de identidade para/com os coletivos irrompidos nessa pós-modernidade selvagem.
14h00 – Oficina de Origami – Tim – Unicamp
Arte tradicional e secular Japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Na oficina serão ensinados algumas dobras e técnicas para a construção de figuras.
16h00 – Cabareto Jazz Band – Unicamp
O projeto Cabareto Early Jazz Band é formado por onze alunos da graduação em música da Unicamp. Em 2016 o grupo integrou as práticas de conjunto oferecidas pelo professor Mário Campos, com o comprometimento de pesquisa tanto da estética quanto o contexto histórico-cultural do Jazz Tradicional, que compreende as décadas de 20 a 40 na costa leste dos Estados Unidos. Através da criação de arranjos originais e exclusivos para a formação inspirados em Count Basie, Sammy Nestico, Don Sebesky, Duke Ellington, Fletcher Henderson, Benny Goodman, Bob Brookmeyer, Gil Evans, entre muitos outros, o Cabareto aproxima a linguagem jazzística do pensamento científico, proporcionando interpretações artísticas dessa vertente musical tão importante para a música popular global!
16h00 – Oficina de Pife – Iago Tojal – Unicamp
Tradicional nas bandas de pífanos do Nordeste brasileiro, o pífano ou pife é a flauta tradicional do nosso país. Se já possui um pife, traga o seu! Se ainda não possui, haverá pifes para todos participarem da vivência, que estarão a venda para quem quiser levar para casa e continuar tocando o instrumento.
“Festival Corredor Cultural”
Local: Praça da Paz. R. Seis de Agosto, 113-233, Cidade Universitária – Campinas
Data: 27 de agosto
Horário: das 10h às 16h
Entrada: gratuita
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74