Pavilhão do Lar dos Velhinhos de Campinas é revitalizado por mostra de arquitetura

1ª edição da “Mostra+Sustentável” apresenta um conceito que une ação beneficente e colaborativa. Visitação aberta ao público de 07/09 a 12/10

A “Mostra+Sustentável 2017", em sua primeira edição, promoveu a reforma e readequação do mais antigo pavilhão do Lar dos Velhinhos de Campinas, e o local abriga o evento de arquitetura e decoração que traz um formato inovador, com a proposta de ser uma ação "socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta". A mostra fica aberta ao público a partir deste feriado de 7 de setembro e segue até 12 de outubro, de quarta a domingo.

Ao todo a mostra apresenta 33 diferentes ambientes criados por 55 profissionais participantes do evento.

A "Mostra+Sustentável" está inserida em um contexto mais amplo, formado por manifestações artísticas e opções gastronômicas. Projeto beneficente, tem caráter colaborativo e é realizado obrigatoriamente em prol de uma instituição com reconhecida atuação social em Campinas ou na região, de modo a atender às suas reais necessidades. Após passar pelo 'retrofit', o espaço abrigará os diferentes setores administrativos que hoje estão descentralizados.

O projeto de arquitetura foi elaborado pelo escritório modelo A4, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco, do Campus Campinas, coordenado pela professora Renata Góes, entre o segundo semestre de 2016 e o início deste ano.

A ação teve sua origem em 2013, por meio do engenheiro eletricista Fernando Caparica, que acabara de concluir o MBA em Construções Sustentáveis e buscava uma maneira de implementar práticas sustentáveis no mercado da construção civil, onde atuava com seu pai, o engenheiro civil e de segurança Nadir dos Santos, proprietário da Construtora Nadir dos Santos.

O prédio, em estilo colonial e bastante deteriorado, estava sendo utilizado como depósito. Suas características originais, incluindo as paredes externas, foram mantidas. Apesar da edificação não ser tombada pelo Conselho de Defesa doPatrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC), a Mostra promove o resgate da história, por meio da revitalização do pavilhão, bem como da utilização de materiais históricos do Lar dos Velhinhos de Campinas. “Em todos os ambientes, com exceção de alguns acabamentos utilizados somente durante o evento, as demais intervenções permanecerão no local para uso da instituição”, afirma o idealizador e coordenador da Mostra+Sustentável, Fernando Caparica.

A Mostra também terá uma programação variada abrangendo conversas técnicas, apresentações artísticas e opções gastronômicas. As manhãs de quintas e sextas serão destinadas a alunos do Ensino Fundamental II, com visitas agendadas, monitoradas e gratuitas.

Serviço:

“Mostra+Sustentável” 2017 - mostra de arquitetura e decoração
Local: Lar dos Velhinhos. Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza – Campinas
Data: de 7 de setembro a 12 de outubro, de quarta a domingo
Horário: quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h - Conversas técnicas: quartas-feiras, das 16h às 20h / Apresentações artísticas: quintas e sextas, às 19h, sábados e domingos, das 14h às 18h
Ingressos: R$ 32 (inteira) e R$ 16 (meia). Menores de 16 anos não pagam
Informações e agendamento de visitas: mostra.com.br e ecotopia@ecotopia.com.br

comentário(s)