Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, tem mais uma temporada teatral

Dois espetáculos de grupos do interior de São Paulo serão apresentados no local entre os dias 16 e 18/11

A Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, em Campinas, realizará mais uma temporada mensal de teatro entre os dias 16 e 18 de novembro. Serão apresentados dois espetáculos de grupos do interior de São Paulo, que se propõem a fazer da arte uma ferramenta para a reflexão sobre questões sociais. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência e cobrados 'no chapéu' (contribuição espontânea).

As temporadas teatrais fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural e são promovidas pela Rede Usina Geradora, que atua em gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do apoio da Secretaria de Cultura. Assim, a Rede busca ocupar os espaços públicos ociosos e transformá-los em espaços de trabalho partilhados e colaborativos, fortalecendo a experimentação de ações comunitárias.

Programação:

16 e 17/11, às 20h00 - “Ifigênia”, com Teatro Trilha
Em “Ifigênia”, a frota grega encontra-se pronta para seguir para o combate em Tróia, mas uma profunda calmaria impede a partida dos navios. Diante da insistente falta de ventos, o oráculo é consultado, e surge uma condição para que os ventos voltem a soprar. 

O Teatro Trilha está sediado em Piracicaba (SP) e é um núcleo filiado à Cooperativa Paulista de Teatro. 

18/11, às 20h00 – “Mobral – Mobilização Oral Brasileira da Ruptura que Aliena os Letrados”, com Vidraça Cia de Teatro
“Mobral” nasce de uma necessidade da Cia em estabelecer questionamentos sobre a educação. Os atores do espetáculo atuam como arte-educadores, e vivenciam diariamente as carências e atrocidades no ambiente educativo, acompanhadas do contexto histórico cultural, cercada das dificuldades do Brasil. Mais do que achar culpados perante as questões críticas do sistema escolar, o espetáculo se propõe a dialogar, refletir e mostrar o quanto as pessoas estão desprotegidas e equivocadas, conduzindo o público a um direcionamento em que é possível quebrar muitos paradigmas com relação ao tema de forma simples, lúdica, divertida e eficaz, respaldados nos grandes ícones da educação mundial.

Atuando no interior paulista há 12 anos com grande destaque, A cia Vidraça conta com sete espetáculos teatrais no currículo, dois filmes de curta-metragem e diversos projetos nas áreas de teatro e audiovisual, acumulando 20 prêmios e mais de 40 indicações. O grupo foi fundado pelo doutor em Artes Cênicas pela Unicamp, Robson Haderchpek, que desde sua formação realiza um trabalho sério de pesquisa em busca de fazer uma arte que leve algo a mais até o espectador, uma arte que não visa somente o entretenimento, mas que permita também a reflexão.

Serviço:

Temporada teatral
Local: Sala dos Toninhos - Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro - Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial – Campinas
Data: 16, 17 e 18 de novembro
Horário: 20h
Entrada: 'no chapéu'/contribuição espontânea - Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência
Em caso de chuva os espetáculos poderão ser cancelados

Foto: Eduardo Dantas (divulgação)

comentário(s)