Cultura
Show “Roda de Mestres” será apresentado no Centro Cultural Casarão
Publicado em 29 de janeiro de 2018

O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe o show “Roda de Mestres”, um divertido encontro de gerações musicais da cultura popular brasileira, neste sábado (3), a partir das 20h.

O projeto, que circula desde o ano passado pelo PROAC Circulação e foi idealizado pelo violeiro e produtor campineiro João Arruda, junta no mesmo palco os mestres compositores Joao Bá (85 anos, de Crisópolis-BA), Tião Mineiro (74 anos, de Boa Esperança-MG) e Sinhá Rosária (83 anos, de Campinas), com músicos da nova geração, como Esther Alves (flauta, sanfona e percussão), Yandara Pimentel (Percussão) e o próprio Arruda, que conduz a apresentação de maneira descontraída e bem-humorada.

“Mais do que um show, este projeto é um divertido encontro musical entre três mestres cantadores e três jovens músicos, todos de origens e tradições musicais distintas que, juntos, no palco e no dia-a-dia, celebram a união entre a sabedoria do mais velho e a inquietude do mais novo. Formamos uma roda por onde giram cantorias, prosas, poesia e muita alegria”, explica o violeiro.

O projeto tem como objetivo valorizar os mestres da música popular, divulgar as raízes musicais, resgatar o respeito aos anciões e fomentar a genuína cultura do país.

“Pré-Casaré” e campanha em prol do Centro Cultural

Além do “Roda de Mestres”, o Centro Cultural Casarão, administrado por coletivo de artistas de Barão Geraldo, começa o ano com uma programação variada.

No domingo (4), também às 20h, será realizado o “Pré-Casaré”, mais uma edição do evento bimestral “Casaré – Cabaré de Variedades do Casarão”, com a participação de artistas do próprio espaço e convidados nas áreas de música, dança, teatro, circo e performance.

A primeira edição do ano do tem como tema o prefixo “PRÉ” e todas as suas possíveis e inimagináveis inflexões: pré-Carnaval, pré-Copa, pré-eleições, pré-cario, pré-revolução, pré-visão do tempo, pré-pare o seu coração. Inspirado por essas e outras variações cômicas sobre o tema, o evento contará com a presença dos palhaços da Família Burg e do NEPS (Núcleo de Pesquisa e Estudo do Palhaço Sagrado), Cia ParaladosanjoS, Intervenção cênico-musical “Negritudes”: uma homenagem ao Mestre Daniel Reverendo com Naná Cosme e André Perucci, a dupla de acrobatas aéreos Vinicius Ricci e Andiara B.B. Pin com um número de tecido em gota, João Arruda, o trovador com sua viola de cabaça, Maria Fernanda Miranda dançando “Cerrado Descerrado”, as artistas mirins Cecília Akimi com número de dança e lira inspirado na música História de uma Gata, de “Os Saltimbancos”, Maria Piza e Rosa Cacilhas com número de Bambolê.

A noite será encerrada com um número aéreo de Mari Maekawa, aeralista campineira que trabalhou 10 anos no Cirque do Soleil, participou de Cirque Eloise e atualmente se divide entre produções internacionais e brasileiras.

O fim de semana também ficará marcado pelo lançamento da Campanha de Arrecadação de Recursos do Casarão. Uma campanha de financiamento coletivo intitulada “Nessa Casa Tem Goteira”, criada para trazer melhorias estruturais em todo o complexo que envolve o Centro Cultural Casarão.

A estimativa é captar, no período de três meses, cerca de R$ 12 mil, que serão investidos em troca de telhas, sistema de calhas, ligamento de sistema de esgoto e demais reformas urgentes para a continuidade das atividades deste espaço, que é hoje o maior complexo cultural no distrito de Barão Geraldo.

Serviço:

Show: “Roda de Mestres”
Local: Rua Maria Riberio Sampaio Reginato, s/n, bairro Terras do Barão, Barão Geraldo – Campinas. (19) 3287-6800
Data: 3 de fevereiro
Horário: 20h
Ingressos: “no chapéu” – contribuição de valor espontâneo

Evento artístico “Pré-Casaré”
Data: 4 de fevereiro
Horário: às 20h
Ingressos: “no chapéu” – contribuição de valor espontâneo

Para saber mais sobre a campanha em prol do Casarão, acesse (a partir de 03/12: benfeitoria.com/nessacasatemgoteira

Foto: Daniel Kersys (divulgação)
Fonte: assessoria de imprensa

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura