Cultura
Galpão dos Lemos, em Campinas, contará com série de atividades esportivas e culturais
Publicado em 9 de Março de 2018

O Galpão dos Lemos, que fica na área da Estação Cultura, foi inaugurado oficialmente no último dia 5 de março. O local será espaço para atividades esportivas e culturais, todas gratuitas, que serão oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer e também pela Secretaria de Cultura.

Inicialmente haverá aulas de diversas modalidades de ginástica: artística, de trampolim, rítmica e ginástica para adultos e dança de salão. No espaço, já foram instalados equipamentos necessários para a prática desses esportes: barra fixa; cavalo com alça; trave de equilíbrio; mesa de salto; argolas; trampolins oficiais; duplos minitrampolins; minitrampolim, equipamentos de musculação para apoio e um tablado de madeira.

A meta é oferecer também aulas de balé, arte circense e hip hop. O local conta ainda com área multiuso para aulas de teatro e outras modalidades de dança, que estão em planejamento pela Secretaria de Cultura.

Os alunos poderão se inscrever para as atividades no próprio local (entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1.050) ou pelo telefone (19) 3227-4080, da Secretaria de Esportes e Lazer.

Patrimônio histórico

O Galpão dos Lemos tem 1.450 metros quadrados e fica no antigo complexo ferroviário (hoje Estação Cultura) tombado pelo patrimônio histórico e faz parte da memória da cidade.

Ele abrigou no passado uma oficina de fundição artesanal, que produzia vários tipos de ferramenta e algumas peças de reposição para a manutenção das estradas de ferro. Instalada na rua Francisco Teodoro, a oficina era um dos pequenos negócios familiares que integrava a região da Vila Industrial.

A oficina pertencia a dois irmãos de sobrenome Lemos que venderam o espaço para a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro. Desde então, passou a fazer parte do Complexo Ferroviário Central da Fepasa, que foi tombado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) em 29 de novembro de 1990.

A Estação Cultura, antiga Estação Ferroviária Central de Campinas, foi inaugurada em 1872. Serviu como estação ferroviária até 15 de março de 2001, quando o último trem de passageiros partiu com destino a Araraquara.

A inauguração do complexo como Estação Cultura aconteceu em 11 de agosto de 2002, exatos 130 anos após ter sido realizada a viagem inaugural do trem que ligava Jundiaí a Campinas.

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cultura