Conheça os ambientes da Casa Cor Campinas 2012

Evento ocorre no prédio da Cúria Metropolitana, de 30 de outubro a 2 de dezembro

Casa Cor Campinas 2012Atualizado em 1º de novembro

A Casa Cor Campinas 2012 abriu as portas para o público nesta terça-feira (30), no prédio da Cúria Metropolitana. Neste ano, a mostra apresenta 36 ambientes elaborados por mais de 45 profissionais.

A expectativa dos organizadores é que o evento receba de 30 a 40 mil visitantes. A mostra, que traz o tema “Moda, Estilo e Tecnologia”, remete nesta edição ao ambiente de condomínio, onde existem áreas de convivência, alimentação, entretenimento e aconchego de um lar.

Veja reportagem e confira também a galeria de fotos com todos os ambientes.

Confira os ambientes da Casa Cor Campinas 2012:

Entrada Monumental e Alameda de Saída - Maria Amélia Pereira Botacini (Lia) 
Para recepcionar os visitantes, o projeto valoriza os traços art déco do prédio, tornando o acesso à mostra ainda mais aconchegante. Os 300 m² de área externa trazem mobiliários leves e elementos decorativos que buscam favorecer a memória emocional dos visitantes. Cores harmoniosas, iluminação pontual, traços assimétricos e materiais como argila, fibra de coco e porcelana ajudam a construir a proposta da arquiteta.

Átrio e Bilheteria - Rafaela de Almeida, Marcelo Hobeika, Ana Luísa Pereira Lima e Maurício Nakamoto
Inspirado em tecnologia, inovação, vanguarda e Arte Pop, o espaço, patrocinado pela Rossi, busca traduzir a evolução tecnológica a serviço da arquitetura e das cidades através de um design futurista e arrojado, utilizando-se de cores, forros, pisos, iluminação e móveis das mais avançadas linhas disponíveis no mercado.

Mundo Teens - Patrícia Madureira
Espaço para música, encontro de amigos e jogos de videogame. O local oferece um ambiente de expressão para os jovens, principalmente para os que apreciam o universo musical. Pinturas especiais, texturas em camurça, couro ecológico e tecidos estampados nas paredes garantem ao projeto um estilo descolado e perfeito para a convivência e as trilhas sonoras dos teens.

Foyer e Banheiros Públicos - Carol Hidalgo e Marília Hidalgo
O projeto tem design contemporâneo e pretende equilibrar os ambientes. As cores neutras e a variedade de materiais e texturas transmitem elegância e deixam os ambientes mais aconchegantes. Nos banheiros, a tecnologia trabalha a favor da sustentabilidade: a automatização dos banheiros permite economia de água e o sistema de sensores ajuda a reduzir o desperdício.

Mundo Infantil - Luís Henrique Salvador
Um mundo de imaginação em cômodos distintos. Essa é a proposta do projeto de 35m² que pretende oferecer às crianças um espaço de lazer e segurança. Todos os materiais utilizados são apropriados para o uso infantil e os elementos de decoração ajudam na distribuição do espaço. A iluminação é destaque e garante o belo efeito no ambiente.

Ateliê do Arquiteto - Jacqueline Fumagalli
Cores vibrantes e materiais alternativos pretendem traduzir a criatividade dos arquitetos e a ousadia de suas criações. Neste ambiente, os móveis assinados por grandes nomes da Bauhaus, como Mies Van Der Roe, ajudam a misturar design com a ideia de sustentabilidade do projeto, que se mostra no teto, criado com caixas de papelão encapadas com jornal, e na lareira ecológica.

Loft da Modelo - Elaine Carvalho
O loft de 61m² foi criado para uma supermodelo que quer um ambiente sofisticado, mas também aconchegante. Luz, som e imagem foram automatizados neste projeto. A TV, por exemplo, está escondida atrás de um móvel e aparece por controle remoto. A combinação de cores garante ainda mais modernidade ao espaço, mobiliado com peças contemporâneas, mas decorado com alguns objetos vintage.

Recepção e Ateliê do Estilista - Bete Marini, Emerson Freitas e Camila Peixoto de Almeida
O espaço resgata as tradicionais maisons de moda da Paris do século XIX e, ao mesmo tempo, é inspirado na paleta de cores da próxima estação. Os dois ambientes pretendem revelar a personalidade vanguardista dos estilistas e criar um ambiente de experimentação, mas que mostre as referências desses profissionais. Padrões de tecidos, texturas e materiais contrastam com a iluminação tecnológica e o uso de mobiliários de design.

Loft do Estilista - Bia Sartori
Pensando em uma profissional com multifacetas, o ambiente pretende ser um porto seguro, prático, compacto, mas muito aconchegante. Os ambientes integrados são decorados com mobiliário italiano, que transparecem a personalidade glamorosa e o refinamento da estilista. A sala de banho, com ladrilho hidráulico, é um lugar de relaxamento e devaneios. A modernidade fica por conta do sistema de acionamento automático dos armários, áudio, vídeo e iluminação.

Home Office e Biblioteca da Arquiteta - Celina Zapellini
O convívio familiar e o trabalho não estão separados nesse projeto, que propõe unir a família ao espaço corporativo. Para isso, esse ambiente conta com a tecnologia: lousa interativa, mirror screen (televisão que some do ambiente quando está desligada), persianas, som e iluminação automatizados. Tudo isso para dar mais praticidade ao dia a dia e oferecer vários cenários ao espaço. O mobiliário é clean e combinado a algumas peças atemporais.

Loft do Estudante - David Bastos
O projeto é inspirado nos antigos armazéns e sótãos de Nova Iorque, que foram revitalizados para servirem como moradia, nos anos 70. Com 30 m², o ambiente pretende ser funcional e descontraído, sem perder a sofisticação. O piso de madeira de reflorestamento traz ao espaço mais aconchego e, junto com o aproveitamento da luz natural, garante o caráter sustentável da proposta.

Studio da Editora de Moda - Beto Tozi
Esse é mais um espaço inspirado no mundo fashion. Por meio do uso de diferentes materiais, o arquiteto traz ao espaço referências ao estilo e ao dia a dia de uma editora de moda. O ambiente é inspirador para quem trabalha com criação e revela as cores marcantes de 2012, como a combinação do branco, dourado e o azul.

Ante Sala e Lavabo - Andréa Aguiar
Esse projeto revela algumas tendências onde seria inesperado encontrá-las. Na antessala, as rendas e tons pastéis dão charme ao cômodo e tornam o espaço mais receptivo e aconchegante. No lavabo, o azul escolhido remete à paleta de cores da próxima estação, fugindo do óbvio das tonalidades neutras comuns nesse tipo de ambiente. Menos aparentes, mas não menos importantes, são os elementos sustentáveis do ambiente: as torneiras eletrônicas, que evitam o desperdício de água, e os rodapés de isopor reciclado.

Living - Mariana Trinca Junqueira
Para reunir familiares e convidados, o ambiente de 40,91m² tem mobiliário desenhado exclusivamente para potencializar o aproveitamento da área. Apesar da metragem relativamente reduzida, o projeto consegue aproveitar o espaço até para degustação de vinhos. A inspiração é clássica, mas os materiais utilizados (madeira, mármore, espelho, poliuretano e tecidos ingleses) e a luminotécnica ajudam a atualizar o ambiente ao estilo contemporâneo.

Sala de TV - Carol Ludolf, Mário Scarabusci e Ney Laignier
Essa grande Sala de TV é inspirada nos ambientes familiares, onde o aconchego e o charme dividem espaço com a tecnologia. O projeto se preocupa em oferecer conforto acústico e estético, por isso utiliza madeira, carpete e tecidos naturais, como o linho. Os materiais são de alta tecnologia e a TV oferece a interação necessária para a convivência familiar. O jardim da varanda tem cores fortes e leva mais energia ao cômodo interno.

Cozinha e Lavanderia - Adriana Consulin
Este ambiente passa a sensação de espaço externo, transmitindo conforto e tranquilidade aos visitantes. A cozinha evoluiu e ganhou um novo status, sendo um dos locais da casa que mais reúne a família e amigos. Sendo assim, o projeto apresenta uma bancada grande e solta, dando maior amplitude ao ambiente. Seguindo a proposta de criar um ambiente inusitado e acolhedor, diferente do padrão, são utilizadas cores mais ousadas, como o amarelo, e texturas e superfícies rústicas em equilíbrio com texturas vitrificadas e com brilho.

Sala de Jantar - Aparecida Covolan
Inspirado na estampa zigzag da renomada Maison Missoni, ícone da moda contemporânea e também da decoração, o ambiente apresenta motivos gráficos e cromáticos no design, mobiliário e peças decorativas. Os estilos clássicos e contemporâneos se harmonizam e o ambiente traz funcionalidade e conforto atrelados ao mundo da moda. O projeto foi concebido em simetria com um elemento central, criado pela arquiteta, em laca preta e verde, que faz uma releitura da estampa Missoni.

Quarto dos Hóspedes - Mariana Oliva
Aconchegante e clean, o ambiente apresenta objetos que trazem harmonia e funcionalidade ao espaço. Os destaques ficam por conta de algumas peças de antiquário e também da iluminação. Com mobiliário moderno, de linhas retas, alguns quadros e painéis, além peças de iluminação de designers renomados, como Wagner Archella, o ambiente terá cores fortes predominantes: dourado, azul tiffany e marrom.

Sala Íntima - Beto Gallo
Um espaço pequeno e de passagem que normalmente não tem uso em uma residência, foi transformado em uma sala íntima para o descanso e lazer, onde se pode degustar um bom vinho, ouvir música e ler livros. Para transmitir conforto e familiaridade ao ambiente, foram utilizados pisos cerâmicos imitando madeira, revestimento ecológico nas paredes e lustres de várias lanternas e abajur de chão.

Suíte Master - Maycon Flamarion, Ana Paula Barros e Thiago Soares
A inspiração do ambiente é uma atmosfera onírica e despretensiosa, desprendida de soluções convencionais, com referências a elementos da natureza. O ambiente apresenta um conceito urbano em um espaço leve, com formas limpas, além de mobiliário e objetos que levam ao resgate de memórias afetivas, tangenciando o lúdico. Os materiais sofisticados contrastam com peças garimpadas em caçambas e ferro-velho. O ambiente traz um mix do estilo shabby chic com mobiliário contemporâneo de desenho personalizado, desenvolvido pelos profissionais.

Quarto da Filha - Patrícia Forte e Vanessa Proença
O quarto foi projetado para uma filha de 18 anos, estudante de moda, que tem paixão por criar suas próprias produções de estilo, executadas em peças para bonecas (criadas pelo jornalista e editor de estilo Jorge Marcelo Oliveira). O ambiente segue sua descontração pela disposição dos móveis de forma organizada e ao mesmo tempo uma mescla de cores harmônicas, que retratam o pensamento jovial do espaço refletido em seu estilo de vanguarda em criações e peças conceituais. Em 26 m² foram integrados dormitório, expositor de roupas, bancada de estudo e armários, transmitindo funcionalidade, beleza e harmonia em um único espaço.

SPA e Fitness - Fabiano Hayasaki e Tania Hayasaki 
Inspirado no jogador de futebol Marcelo Bordon, o ambiente traz um design inovador, revestimento nas paredes em tela metálica dourada e móveis criados pelos profissionais em tela de aço dourado. Todo o design criado é inédito na forma, conceito e tecnologia. O ambiente terá um estilo próprio e único.

Sala de Imprensa - Angela Tasca
Com 43,70 m², o ambiente preserva ao máximo a arquitetura já existente, valorizando a bela arquitetura do prédio. O ambiente traz uma cortina com desenho exclusivo e estofados e poltronas em tecido de alta tecnologia. Seguindo o estilo contemporâneo, o espaço apresenta um mix de madeira trabalhada e artigos de decoração. Foram usadas combinações de cores, com a tendência do verde em vários tons.

Espaço dos Aromas - Cecilia Ramirez
A inspiração desse projeto é a natureza, por isso o espaço oferece um ambiente harmonioso e confortável para os visitantes, permitindo que todos provem aromas naturais. O mobiliário é de estilo moderno e ajuda a criar um ambiente clean e simples - predominam as linhas curvas e sinuosas, que dão movimento ao espaço. As cores do projeto também remetem ao ambiente natural, aparecem o verde e o lilás das flores, duas cores tendência em 2012.

Espaço Festa Parque D. Pedro  - Adriana Bellão
Esse projeto intimista oferece um espaço quase cenográfico para festas, eventos e coquetéis. O ambiente é inspirado em casas noturnas, tem cores escuras e efeitos de iluminação automatizados e cuidadosamente pensados. A entrada é um pequeno hall, do qual surge um espaço bem amplo, com living, vários puffs, um grande balcão e uma pista de dança. O mobiliário utilizado tem linhas retas e revestimentos bem modernos, que contrastam com duas poltronas Luiz XV laqueadas de preto.

Praça Casa Cor e Oásis - Mauro Contesini
O espaço de 217.30m², que servirá de apoio aos ambientes vizinhos, é inspirado pela temática árabe e pretende ser um oásis para os olhos dos visitantes. É um ambiente amplo que mistura características de um projeto comercial com as de projetos residenciais. A facilidade da circulação de pessoas e a sofisticação são grandes destaques do ambiente.

Loft Design - Juliana Le Grazie
Nesse ambiente, a linha arquitetônica clean contempla grandes aberturas e a comunicação da área interna com a área externa se mostra harmoniosa e aconchegante. Um dos diferenciais do loft é o steel frame, tipo de construção seca, rápida, leve, sustentável e tecnológica. Outros destaques são o aproveitamento do espaço, as linhas modernas, o design prático, os tons neutros, os materiais naturais e o uso de tecidos e fibras.

Pavilhão Slow Design - Otto Felix
Esse projeto propõe uma reflexão sobre o conceito slow-design e pretende despertar sensações e estabelecer uma relação íntima com os visitantes. Um cubo de vidro fica sobre um espelho d’água e gera uma atmosfera lúdica e muito iluminada, em 25 m². Ao fundo, o arquiteto apresenta um painel trançado com borracha que forma uma poltrona de balanço.

Capela - Herbert Carvente Faustino e Maxwell Geraldi
Essa construção de inspiração católica é baseada em uma capela que existia no antigo endereço da Cúria Metropolitana de Campinas, onde se realiza o evento CASA COR 2012. O projeto ainda faz outros resgates: do altar destruído da capela do Hospital Casa de Saúde, os arquitetos tiraram o mármore para fazer o altar do novo ambiente. Outros elementos tradicionais, também compõe o espaço como: o painel bizantino, pintado pelo artista plástico Fernando dos Anjos; bancos de madeira especialmente desenhados para o ambiente; lustre de cristal e cortinas de veludo.

Banheiro dos Restaurantes - Martha Fonseca, Renata Goes e Giovana Goes
Com um conceito moderno e contemporâneo, o projeto foi baseado no ambiente Temakeria, seguindo as cores e ideias do espaço, já que é uma continuação dele. Para completar a decoração foram utilizadas telas metálicas no forro e adesivos com temática de desenhos. As cores vermelho e cinza predominam no ambiente.

Temakeria - Daniel Ghilardi
Seguindo a versão padrão da Temakeria MAKIS Place, o ambiente mescla o mobiliário funcional convencional com toques decorativos, que formam uma “varanda lounge”, com sofá, poltrona em trama de fibra artificial, almofadas coloridas e objetos de decoração. As cores predominantes são vermelho, cinza e branco.

Espaço Gourmet - Deborah Roig
Inspirado em uma cozinha que garante a experiência gastronômica juntamente com afetividade e convivência, o ambiente integra as áreas de trabalho com a área de estar e convívio. Prático, o espaço tem um cantinho para horta orgânica e outro para os livros de receitas, além de um painel de armários ocultos em vidro Black. O aconchego da madeira de demolição faz contraponto com o preto e tons acobreados. Pinceladas do tom burgundy (tom vermelho amadeirado – tendência inverno 2013) traz um ar inovador e glamoroso.

Restaurante - Daniele Guardini e Adriano Stancati
Em um ambiente com 55 m², o restaurante foi inspirado na natureza, no outono e na serenidade. Operado pelo Giovannetti, o espaço é convidativo e aconchegante e reforça a identidade da marca. O piso de ladrilho hidráulico foi preservado e norteou a escolha dos tons usados no projeto. Uma parede e um pórtico de tela tensionada iluminada valorizam e preenchem o restaurante como um todo, de maneira que a luz se espalha pelo espaço de maneira inusitada e agradável. Paredes revestidas com plaquetas de tijolo, tela tencionada no forro, Quartzo tecnológico no balcão e mobiliários feitos à base de materiais naturais, como madeira, tecidos de algodão, linho, couro e ferro fundido, completam o ambiente.

Wine Bar - Sonia Stecca e Mayara Stecca
O projeto surgiu do conceito de versatilidade, sustentabilidade e criatividade, a partir da utilização de materiais sustentáveis, que não agridem ou têm menor impacto sobre o meio ambiente. A composição criativa desses elementos naturais e reciclados, como fibras, tecidos e madeira de demolição cria um ambiente despojado e aconchegante, com estilo e personalidade.

Espaço Livraria - Francisco Cálio
A ideia foi criar um ambiente moderno, onde tudo fica à disposição dos visitantes. O ponto alto fica por conta de um lustre clássico, além dos nichos que contrastam com suas formas. As cores predominantes são preto e cinza.

Loja e Lounge de Saída - Fabio Antonio Colussi
Com inspiração retro, o ambiente de 40 m² apresenta simetria e funcionalidade, utilizando cores, texturas e móveis originais da década de 50. Luminárias de LED são utilizadas na exposição dos produtos e quadros de neon realçam as obras de arte.

Serviço:

Casa Cor Campinas 2012
Local: Prédio da Cúria Metropolitana. Rua Irmã Serafina, 88, Bosque - Campinas
Data: 30 de outubro a 2 de dezembro
Horário: de terça a sexta, das 16h às 21h; sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 12h às 19h
Entrada: R$ 30

comentário(s)