Obra de revitalização da Pedreira do Chapadão é inaugurada

Espaço de lazer ganhou um mirante, traz pista de caminhada, quiosques, pista de skate, um circo-escola, entre outras atrações

A obra de revitalização da Pedreira do Chapadão, em Campinas, foi inaugurada neste domingo (15). A área de130 mil metros quadrados foi recuperada em seis meses com investimentos de R$ 1,3 milhão. Além da repaginada nos equipamentos já existentes, a pedreira ganhou novas atrações e espaços, como o mirante de 30 metros de altura. 

Os trabalhos de recuperação tiveram início em 17 de julho deste ano e foram realizados pelo Departamento de Parques e Jardins, ligado à Secretária de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas. O local estava totalmente abandonado há pelo menos dois anos.

Além de futebol, basquete e vôlei, a praça permite as práticas de corrida e caminhada na pista de 2 mil metros recuperada. Uma pista com acessibilidade será construída nos próximos 20 dias. Na pedreira, as árvores existentes foram podadas e houve o plantio de 4 mil metros de grama esmeralda, 500 mudas de árvores nativas (jequitibás, jatobás e ipês, entre outras), além de 20 mil mudas de flores e plantas ornamentais.

O espaço conta também com três quiosques, dois playgrounds, academia ao ar livre, pista de skate, pátio com piso de paralelepípedos, palco de eventos e nova iluminação. O lago foi recuperado com a colocação de peixes e reparos nas pontes de madeira. Os bancos, a pista de cooper e as floreiras também receberam cuidados.

Em uma das praças do local, foi instalado ainda um circo-escola, para que crianças tenham aula e desenvolvam atividades circenses no espaço. A revitalização também contempla o memorial em homenagem a Ulysses Guimarães. Uma praça de alimentação deverá ser instalada, pois o processo de licitação está em andamento.

Um estacionamento com capacidade para 60 veículos também foi construído, assim como novos banheiros (na área Leste da Pedreira) e a recuperação do palco.

Por questões de segurança foi colocado um alambrado novo no entorno do parque e construído um prédio administrativo, que dará suporte ao esquema de segurança que será feito pela guarda patrimonial e pela guarda municipal 24 horas por dia. O funcionamento será diário, inclusive aos feriados, das 6h às 22h.

A Pedreira foi inaugurada em 16 de dezembro de 1994, assinada pelo artista Fábio Penteado. O local ficou sem manutenção adequada desde 2007.

Serviço:

Pedreira do Chapadão - Praça Ulisses Guimarães
Local: Av. Marechal Rondon, s/ n, Jardim Chapadão
Funcionamento: diário, inclusive aos feriados, das 6h às 22h

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Campinas 

 

comentário(s)