Série de setembro do Café Filosófico debate sobre desenvolvimento social e sustentável

Evento propõe quatro encontros, de 09 a 30/09, sempre às 19h, com entrada gratuita. A curadoria é de Cláudio Mello Wagner

Claudio Mello Wagner curador café filosofico campinasA série de debates do Café Filosófico, no Instituto CPFL, em Campinas, do mês de setembro será sobre o tema “A lógica da exclusão e os desafios da ‘ecologia humana’”. Com a curadoria do psicólogo e doutor em psicologia clínica Claudio Mello Wagner (foto), o evento propõe uma reflexão, em quatro encontros, sobre desenvolvimento social sustentável, toda sexta-feira, de 9 a 30 de setembro, sempre às 19h. A entrada é gratuita.

Programação:

09/09 - “Indesejáveis” Até Que Ponto?- com Claudio Mello Wagner
Ao longo do desenvolvimento civilizatório, cada sociedade lidou, a seu modo e em seu tempo, com seus “indesejáveis”. Como estamos lidando atualmente com os “nossos”?

16/09 - Psicanálise nas ruas. As consequências psíquicas da exclusão social- com Jorge Broide, psicanalista, doutor em psicologia social e professor da PUC-SP
Quem são os sujeitos que vivem a máxima exclusão social? Quem são considerados “lixo social”? Adolescentes em conflito com a lei? a população em situação de rua? Qual o trabalho psicanalítico e quais as políticas públicas necessárias para um verdadeiro processo de inclusão?

23/09 - O paciente psiquiátrico e seus lugares na cena contemporânea - Com Alfredo Simonetti, psiquiatra e psicanalista
Qual o lugar do “louco” na sociedade atual? Dentro das instituições psiquiátricas? Dentro de casa? Nas ruas? E do neurótico? De que maneira os remédios, o silêncio ou a concessão de benefícios, como a aposentadoria, impactam o processo de inclusão e convívio com as diferenças?

30/09 - Velhice: potência de vida ou sinônimo de “lixo social”? Com Ruth Lopes, psicóloga e doutora em saúde pública
O envelhecimento contempla a diversidade e a singularidade. Associar a idade avançada à decrepitude e à inutilidade é uma forma de patologizar a velhice. Em vez disso, é preciso garantir a satisfação das necessidades essenciais para a aceitação de novos sujeitos velhos.

Serviço:

Café Filosófico CPFL
Local: Instituto CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera – Campinas
Data: de 9 a 30 de setembro, às sextas-feiras
Horário: às 19h
Entrada: gratuita - por ordem de chegada, a partir das 18h. Vagas limitadas (lotação da capacidade da sala)
Transmissão online www.institutocpfl.org.br/cultura/aovivo
Informações: (19) 3756-8000

comentário(s)