"Mostra + Sustentável", no Lar dos Velhinhos, seleciona escolas para visitas monitoradas

Evento será realizado na entidade de Campinas a partir de 07/09. As inscrições para participação de escolas podem ser feitas até 25/08

Lar dos Velhinhos Mostra + Sustentável arquitetura reformaA primeira edição da "Mostra + Sustentável 2017", que será realizada no Lar dos Velhinhos de Campinas a partir do feriado de 7 de setembro, abriu inscrições para escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental II interessadas em visitar o evento. O prazo vai até o dia 25 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail escolanamostra@gmail.com.

A Mostra está promovendo a reforma e readequação do mais antigo pavilhão da entidade. Por meio do projeto "Interação Vivencial", a empresa Mamprin & Roman Consultoria Pedagógica – uma das parceiras executivas do evento - realizará visitas monitoradas, com o objetivo de implantar formas de construção de conhecimento para promover ações complementares de educação envolvendo as escolas. A ideia é assegurar, durante as visitas, que os princípios da humanização e da cidadania ativa sejam praticados e disseminados pelos alunos, assim como propagar e desmitificar os conceitos de arquitetura e design sustentáveis.

Para isso, dois consultores pedagógicos, também pedagogos, unirão duas classes de escolas diferentes e depois formarão dois grupos de pesquisa. Um deles vai verificar, na Mostra, elementos extraídos do consumo para a sustentabilidade e o que foi feito com esses materiais. O outro vai se incumbir de verificar como era o pavilhão a ser revitalizado e como ficou após a intervenção.

Os grupos percorrerão caminhos diferentes da Mostra para no final interagir, fazendo um levantamento sobre qual das equipes conseguiu entender melhor os materiais aplicados e como foram trabalhados. Serão recebidas 16 classes no total, uma classe por escola, de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II.

Mais sobre a iniciativa

A "Mostra + Sustentável" é um evento de arquitetura e decoração com formato inovador, inserido em um contexto mais amplo, formado por manifestações artísticas e opções gastronômicas. O projeto beneficente tem caráter colaborativo e é realizado obrigatoriamente em benefício de uma instituição com reconhecida atuação social em Campinas ou na região, como é o caso do Lar dos Velhinhos, de modo a atender às suas reais necessidades. Todo o lucro arrecadado com o evento é revertido para a instituição

O evento tem como principal objetivo conscientizar e incorporar conceitos e atitudes sustentáveis no cotidiano das famílias

O Lar dos Velhinhos de Campinas atua há 112 anos e atende em regime asilar idosos de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social e sem a possibilidade do auto custeio. Para a coordenadora de marketing do Lar, Natália Chaves, a Mostra veio no momento certo. "A escassez de recursos vivida atualmente impossibilitava que fizéssemos uma intervenção tão significativa, mas a mostra veio para que tornar um antigo desejo em realidade. O prédio, que já é muito bonito, terá novos traços e poderá voltar a ter uma funcionalidade mais expressiva ao LVC”, explica.

Assim que a mostra for concluída, o prédio que tem arquitetura colonial e mais de 850m², será ocupado por setores administrativos e áreas que hoje são divididas em pavilhões serão centralizadas, a fim de maximizar a dinâmica de trabalho. Atualmente, é preciso percorrer longas distâncias para chegar a outros setores. 

Serviço:

"Mostra + Sustentável 2017" - Lar dos Velhinhos de Campinas
Local: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza - Campinas. (19) 3743-4300 e 4330
Inscrições para visitas de escolas: prazo até 25/08 pelo email escolanamostra@gmail.com
Data da Mostra: entre 7 de setembro e 12 de outubro
Para colaborar com o Lar dos Velhinhos - doações pontuais (dinheiro, alimentos ou roupas), por meio da Nota Fiscal Paulista ou ser voluntário, basta entrar em contato pelo telefone (19) 3743-4300

comentário(s)